Ciabatta

domingo, 17 de junho de 2007

Ciabatta

Essa receita de Ciabatta saiu do livro do Jamie Oliver. É fácil, rápida e muito gostosa.

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
500g de semolina de grano duro
30g de sal
30g de açúcar ou mel
30 g de fermento biológico fresco ou 21g de fermento biológico seco
600 ml de água morna
6 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:

Misture a semolina, a farinha e o sal e faça um morrinho com na sua bancada ou na sua bacia. Em outra tigela, misture o fermento, o açúcar e 300 ml de água até obter um líquido homogêneo. Feito isso, faça um furinho no meio do seu morro e despeje lá dentro esse líquido. Misture bem até que a farinha fique meio saturada, Depois disso, pode acrescentar o resto da água. Misture bem até incorporar os ingredientes. Você vai se surpreender com a rapidez com que a massa dá ponto (ou seja, solta das mãos).

Sua massa deu ponto? É hora de sovar. Você pode fazer isso na sua bancada de mármore limpíssima e enfarinhada ou dentro da sua bacia. Depois de uns 5 minutos de sova, passe farinha em toda a volta da massa, faça uns talhos nela com uma faca e deixe-a descansando para ela crescer.

Quando ela dobrar de volume, sove-a de novo para retirar o ar. Depois, acrescente o azeite e trabalhe a massa até que o líquido seja incorporado. Modele então a sua ciabatta, coloque-a em assadeira com bastante semolina, faça alguns cortes sobre ela e salpique farinha. Deixe descansar por ums 20 minutos - enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC.

Asse por 20 minutos ou até ficar com uma cor dourada (confira como está o seu pão quando der 15 minutos de forno). Quando ele estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por meia hora.

Enquanto isso, quer uma dica? Num prato, misture um bom azeite de oliva, um pouco de aceto balsâmico, alecrim e pimenta rosa. Abra um vinho tinto, corte o pão em fatias e coma-as molhando levemente na mistura de azeite. É bom demais.

Coisas que eu descobri:

Pode colocar o azeite antes na minha massa, junto com a água? Poder, pode. Mas o gosto não fica tão bom.

Um comentário:

dodo disse...

olá! se nao tiver essa semolina pode colocar farinha de trigo sem fermento? esses 21 gr de fermento seco, sao 2 colher de chá, aprox? obrigada! bjs,

Printfriendly