Muffin de banana e aveia

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Muffin de banana com aveia

Como eu estava muito animada, louca para bater um bolinho, aproveitei 3 bananas supermaduras que estavam na fruteira e fiz o muffin que a minha mãe faz pra mim. É claro que os ingredientes mudaram um pouco quando chegaram à minha mão (não tinha em casa tudo que era necessário), mas o resultado foi delicioso.

Ingredientes:

1 1/2 xícara de aveia (usei 1 xícara de aveia e completei o restante com granola)
1 1/2 xícara de farinha de trigo (gastei toda a farinha de casa com o pão, por isso usei semolina de trigo)
3 bananas nanicas (usei prata - é menos doce, mas dá um bom efeito)
1 xícara de açúcar mascavo (usei um pouquinho a mais, para compensar o fato de ter usado banana prata)
1 ovo
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente (eu não tinha nozes em casa, usei castanhas-do-pará e baru)
1/2 xícara de passas pretas (usei brancas)
1 colher de sobremesa de canela (juntei um borrifo de noz-moscada em pó)
2 colheres de chá de fermento químico em pó
1 pitadinha de sal

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o óleo, o ovo, a banana e o açúcar até misturá-los bem. Numa tigela, Junte o fermento, a farinha, a aveia e o sal. Misture-os bem e adicione a batida de banana. Depois de incorporar os ingredientes, adicione as passas e as castanhas picadas.

Distribua a massa em forminhas untadas e enfarinhadas, próprias para empada, e coloque-as numa outra assadeira para facilitar o transporte. Como eu sou chique, tenho minha assadeira de muffin que é antiaderente e já vem toda emendadinha.

Asse em forno a 180ºC por meia hora (no meu forno dá menos tempo que isso) ou até que, espetando um palito nos muffins, eles saiam limpos.

Ficaram inacreditavelmente macios e cheirosos.

4 comentários:

Mel L. Ramos Bryar disse...

Olá!! Que cantinho gostoso...virei fã...descobri aqui..pq estava a procurar uma receita de muffins de banana diferente da minha...e me encantei pelo blog e pela receita que saíram agora mesmo do forno!!!Vi que temos blogueiras em comum...te espero no meu cantinho! Beijos

Letrícia disse...

Mel, esses muffins são a salvação da lavoura quando quero comer algo doce mas sem ficar com peso na consciência :-)

Adorei o seu blog! Agora que eu sei o caminho, vou visitar sempre!

Beijos!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Le...tô aqui de novo...vim te avisar que publiquei sua receita lá no meu blog...na verdade só contei que tirei daqui...ficou muito bom, viu!! Os muffins da mamãe eu gostei pq vai 1 ovo só e tem ingredientes super saudáveis! Acredita que já acabou!bjs

Jussara Néo disse...

Fiz e todo mundo aqui amou!!!! Parabéns pela receita!
Beijos.

Printfriendly