Udon

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Estou reaproveitando aqui uma receita que já publiquei em outro lugar. Esta foi adaptada de uma receita de kitsune udon. Mas como eu sou muito gulosa, coloquei mais ingredientes.

Ingredientes:

Para o dashi (caldo de peixe e algas):
- 950 ml de água
- 28g de kombu (alga que vem em folhas durinhas)
- 28g de katsuobushi (flocos do peixe bonito desidratados)
Para o restante do preparo:
- 100g de macarrão para udon (parece um talharim, só que branquelo e quebradiço)
- 3 ou 4 shiitakes desidratados
- um pedaço de tikua de cerca de 5cm de comprimento ou 3 bolotas de naruto (massa de peixe prensada)
- cebolinha (se for grande, melhor, pois dá para cortar na diagonal)
- ague (tofu frito)
- açúcar, shoyu, sake mirin e aji-no-moto para temperar


Modo de preparo:

Comece pelo dashi. Primeiro, limpe o kombu com um pano úmido. Depois, corte-o em pedaços menores e coloque-o numa panela com 950 ml de água. Leve a panela ao fogo até que a água ferva e que o kombu amoleça. Se a água ferver e ele continuar duro, acrescente um pouco mais de água e ferva de novo. Feito isso, retire os pedaços de kombu e reserve-os. Acrescente agora ¼ de xícara de água (50ml) e acrescente o katsuobushi. Quando a água ferver, desligue o fogo e coe o líquido.

Se, depois de tudo isso, você continuar com um caldo muito sem graça, como foi o meu caso, acrescente à água um saquinho de hondashi. Ou, ainda, queime a etapa dos flocos de bonito – depois de retirar os pedaços de kombu, entre logo com o hondashi e pare de sofrer.

Agora é hora de transformar o dashi que você fez em molho para udon. Acrescente 1 colher (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de sake mirin e ½ xícara (100ml) de shoyu. Pessoalmente, eu gosto de um pouquinho mais de açúcar. Assim, acerte o tempero se achar necessário.

Cozinhe o macarrão em água fervente. Quando estiver passando um pouquinho de al dente, desligue o fogo e escorra o macarrão, passando-o por água fria. Reserve-o.

Agora é hora de se preocupar com o restante dos ingredientes. Hidrate o shiitake colocando-o na água fervente por uns 10 minutos. Escorra-o e corte-o em tirinhas. Deixe o ague em água fervente por 3 minutos para que ele se desengordure e corte-o em tirinhas de 0,5cm de largura. Corte o kombu reservado do mesmo jeito. O naruto ou o tikua deve ser cortado em rodelinhas de 0,5 cm e espessura. A cebolinha também deve ser cortada em rodelinhas. Se for grande, corte-a em rodelas na diagonal.

Terminou de fazer esse monte de coisas? Coloque todos os ingredientes, menos, o macarrão, no caldo e deixe ferver um pouco, para que todos os sabores se incorporem.

Servir!!! Coloque o udon em tigelinhas de cerâmica (passe-as em água fervente para elas ficarem mais quentinhas). Aproveite e faça o mesmo com o seu macarrão. Macarrão quentinho, encha as tigelinhas até 1/3 da capacidade com ele. Termine de preencher a tigela com o seu caldo megaenriquecido. Para terminar, salpique aji-no-moto e seven-spice seasoning (se você gostar do seu udon picante).


Você pode colocar folhas de espinafre frescas ou tofu no seu udon. Como eu não tinha esses ingredientes em casa (nem sou a maior fã de tofu), não coloquei. Mas é bom retirar algum outro ingrediente para que o seu udon não vire a maior confusão.

Dá trabalho fazer? Dá. Mas não tem coisa melhor para comer num dia frio.

**********************

Outro dia comi de novo o maravilhoso udon do Clube Nipo. Eles têm ingredientes diferentes da minha receita - não usam shiitake. Em vez disso, têm omelete cortado em tirinhas e tempura de legumes (cebola, cenoura e pimentão, se eu não me engano).

Nenhum comentário:

Printfriendly