De volta às panelas

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Vegetais na wok

Primeiro dia de housewife em tempo integral. Comecei o dia fazendo uma boa caminhada. Depois, afazeres de casa (arrumar, lavar, limpar) e, enfim, as panelas!

Como eu havia postado anteriormente, comprei muitos vegetais para salada neste fim de semana. Só que eu morro de preguiça de todo dia lavar alguma verdura ou um legume - se for assim, eu prefiro comer miojo. Então, faço tudo de uma vez. E foi o que eu fiz: pepinos japoneses e rabanetes, depois de lavados, viraram rodelas. Cenouras e beterrabas viraram tiras fininhas. O tomate cereja tomou aquele banho. A manga foi lavada e picada em cubinhos.

A batata, a cebola, o alho e o abacaxi assistiram a tudo de longe, crentes que não era com eles. Mas logo entraram na dança. As batatas foram lavadas, cozidas e amassadas. Amanhã virarão pão. Cebola e alho foram descascados e picados. Parte deles foi pra wok. Parte deles, para uma panela, junto com uma mandioquinha que comprei ontem. E o resto foi para um caldeirão, para virar a base de uma sopinha de legumes e frango. E o abacaxi? Ah, eu só descasquei o bicho. Mas estou aqui, muito pensativa a respeito de um bolo invertido. Veremos o que vai acontecer com ele.

Almoço

Para o meu almoço, comprei uma bandeja de legumes para yakisoba já lavados e picados. Aqueci um pouco de azeite na wok e joguei os legumes lá dentro. Depois de uns 5 minutos, acrescentei shoyu e mirin (um sakê licoroso). Cozinhei só até que eles ficassem al dente. Servi junto com o salmão com molho de alcaparras do almoço de ontem (do tele-entrega). Ficou tão bom...

Resumo dos trabalhos de hoje: sopa cremosa de mandioquinha, sopa pedaçuda de legumes e frango, vegetais à moda oriental, batatas cozidas e amassadas para pão, muitos vegetais e frutas descascados e prontos para servir. Ufa! Amanhã tem mais!

Um comentário:

Cynara disse...

Amiga, não sei se o seu talento maior é na cozinha ou no teclado. Acho que o dia que você fizer uma sopa de letrinhas o mundo vai ter que parar pra saborear. :o)

Printfriendly