Muffin brasileirinho

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Muffin brasileirinho

Receita recém-inventada e testada. Só não foi provada, porque eu não consigo comer imediatamente após cozinhar (vá entender... acho que fico empapuçada com o cheiro).

Ingredientes:

1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de semolina de trigo
1/3 de xícara de óleo de canola
1 ovo
2 bananas bem maduras amassadas
1 xícara de açúcar mascavo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó químico
1/3 de xícara de chá de castanha de caju picada grosseiramente
2 1/2 bananas-passas picadas em pedaços pequenos
canela, cravo, noz-moscada em pó, a gosto (eu uso em torno de 1 1/2 de chá de canela, 1 cravinho moído e uma pitada de noz-moscada)
1 pitadinha de sal para apurar o gosto doce

Modo de preparo:

Numa tigela, misture primeiro os ingredientes úmidos - as duas bananas bem amassadas, o ovo, o óleo - e o açúcar mascavo (se quiser, use o liquidificador nessa etapa). Depois adicione a aveia, a semolina, o fermento, o sal e as especiarias, misturando bem com uma colher de pau. Acrescente, por fim, as castanhas e a banana-passa. Coloque a massa em forminhas para muffin untadas e enfarinhadas - se tiver forminhas de papel, melhor para você, que não precisará untar ou enfarinhar nada. Leve ao forno a 180 graus por cerca de 25 minutos ou até que os muffins fiquem coradinhos no topo. Depois de prontos, deixe que eles esfriem numa grade.

**************************

Ah, antes que eu me esqueça, os muffins receberam este nome porque levam bananas (maduras e em passas), castanhas-de-caju, cravo e canela - ingredientes que têm cara de comida gostosa do Brasil.

Nenhum comentário:

Printfriendly