Ninguém cozinha nessa cozinha?

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Ultimamente não tenho cozinhado muito - ando só usufruindo do que já fiz. Comendo saladinhas, tomando sopinha de legumes (com o malfadado músculo) e lanchando cookies. E me inpirando...

Ratatouille
O argumento é relativamente batido - personagem tem um sonho aparentemente impossível, insiste nele e descobre a verdadeira felicidade. O lance é o contexto - o mundo da culinária. É empolgante ver o corre-corre da cozinha de um grande restaurante. É inspirador ver alguém preparando um prato (mesmo que esse alguém seja um rato). E, principalmente, é comovente ver como o filme abordou o poder transformador de uma boa refeição.

Para quem gosta de animação 3D, vale a pena ver, também. A reconstrução das paisagens de Paris é de cair o queixo. Às vezes parece que os ratinhos foram inseridos em cenários reais, filmados.

Anthony Bourdain e as receitas do Les Halles - Nova York
Ganhei esse livro do hômi, logo depois de assistirmos ao Ratatouille.
Imagino que nem todo mundo goste do bad boy do mundo dos chefs. Eu adoro, sempre que posso, acompanho suas aventuras pelo mundo. Já tinha lido dele o "Cozinha confidencial", que retrata um pouco dos bastidores dos grandes restaurantes. Esse é bem diferente - tem receitas. Só folheei, mas parece promissor.


Um milhão de cardápios
Esse eu ganhei da mamãe, de aniversário. Traz receitas de entradas, pratos principais e sobremesas, divididas em três bloquinhos com espiral. Aí você vira as páginas do bloquinho de entradas (o de cima), do de pratos principais (que fica no meio) e do de sobremesas (que fica embaixo) até encontrar a combinação que mais gostar. Outro que parece promissor.

O prazer dos aperitivos de todo o mundo
Ganhei do hômi. É escrito em português de Portugal, por isso de vez em quando eu apanho um pouco para entender uma ou outra palavra. Estou fuçando com calma. Quem sabe não faço uma receita dele ainda neste mês?

Ervas & Especiarias com suas receitas
Ganhei de aniversário da mamãe. Não é meu primeiro livro sobre especiarias, mas é o primeiro que vem com receitas depois da apresentação de cada uma delas. Facilitô.


Tá bom de inspiração, senão eu não começo a estudar hoje.

Um comentário:

Karina Frabetti disse...

oi Lê, o Antony Bourdain vai fazer uma palestra aqui dia 21 e eu vou, também adoro ele. bjs

Printfriendly