Chili con carne do Jamie Oliver

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Ontem à noite comemos chili con carne enquanto víamos o penúltimo capítulo da novela (eu sou meio noveleira - e se a dita cuja estiver acabando, então...). A receita, que eu transcrevo a seguir, saiu de um programa de TV com o Jamie Oliver.

Ingredientes:

4 cebolas
2 dentes de alho
2 colheres (chá) de cominho
4 colheres (chá) de chili em pó
1/2 kg de paleta bovina
1 latinha de purê de tomates (ou quantidade equivalente de tomates secos)*
3 pimentas chili frescas sem sementes
1 pau de canela
4 latas de tomate sem pele e sementes*
2 latas de feijão cozido*
sal a gosto
* sabem como é o Jamie Oliver na TV, né? Não é a pessoa mais precisa do mundo. Creio que essa latinha tenha entre 100 e 150g de purê. Quanto às latas de tomates e feijões, elas têm cerca de 250g de peso drenado.

Modo de preparo:

Processe as cebolas e os alhos descascados no multiprocessador e refogue essa mistura em um pouco de azeite, até que ela murche.

Adicione os condimentos e deixe refogar mais um pouco. Depois disso, acrescente o purê de tomates (se usar tomates secos, passe-os pelo processador até obter um purê).

E o processador não pára de trabalhar! Agora é hora de moer a paleta bovina com ele (para obter pedaços de tamanho diferentes - Jamie gosta disso). Depois disso, acrescente a carne à panela.

Adicione também o chili fresco - picadinho ou passado no (adivinhe?) processador.

Por fim, complete a mistura com os tomates das 4 latas, 1 lata de água e deixe cozinhar por 1h30. Quando faltar meia hora para terminar o cozimento, acrescente as latas de feijão, prove e corrija o tempero.

Como aconteceu de fato na minha cozinha:

O hômi aqui em casa tem alergia à pimenta (coitado dele), assim, não adicionei pimenta em nenhum momento do preparo. Também não usei feijões em lata, preferi cozinhar 1/2 kg de feijão jalo na panela de pressão, sem tempero, até ficar macio. A minha carne era moída em moedor convencional - tenho impressão de que era patinho. Por fim, preferi picar cebola e alho em pedacinhos (não gosto de passá-los no processador - viram uma papinha suada na panela). De resto, foi tudo bem parecido.

Servi com com tortillas da marca Olé (aliás, alguém sabe como preparar tortillas caseiras de um jeito fácil?). No meu potinho de chili, acrescentei um pouco de jalapeños em conserva.

4 comentários:

Flor de Sal disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo blog! Depois adorei a receita! Aliás, adoro tudo ke io jamie faz e adoro a maneira como ele apresenta o programa! Vou fazer a receita com toda a certeza!!!
Bjnhos de Portugal!

Letrícia disse...

Obrigada pela visita, Flor de Sal! Também adoro o Jamie Oliver. Sempre me interessei por culinária, mas comecei a arriscar na cozinha de verdade por influência dele, entre outros fatores. Ele faz o ato de cozinhar parecer a coisa mais fácil do mundo - e a mais prazerosa, também. Beijos e volte sempre!

Akemi disse...

Fiz um chili com soja cozida e ficou bem gostoso, não sei porque ainda está rascunhado no Pecado. É realmente uma delícia!

Letrícia disse...

Hum, fiquei curiosa, Akemi! Vou esperar pela receita do seu chili no Pecado da Gula!

Printfriendly