De volta à cozinha

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Orquídeas juntas
Já que eu não tirei foto do almoço, uma foto de quem esteve presente durante todo o preparo - as orquídeas!

Ai, gente, confesso - depois que o concurso da Câmara dos Deputados passou, eu ando meio mole para estudar. Também, tanta coisa para fazer... freelas, instalação de blindex na área de serviço, preparativos para as férias (desempregada bem casada tem direito ;-))...

Mas hoje cozinhei, e estava tão bom! Pena que não tirei fotos - a gente acordou cedo e não tomou café da manhã direito, e acabou esganando e comendo antes da foto.

Fiz picanha grelhada com molho de cebolas. A picanha foi emperada com sal e pimenta moídos na hora, mais azeite e alho espremido. Enquanto ela grelhava no grill do George Foreman, preparei o molho de cebolas que apareceu no Cinara's Place (que delícia, hein, Ci?). Ele é bem simples, é basicamente cebola cortada em fatias finas e refogada em azeite até murchar e dourar, seguida de farinha de trigo (1/4 de xícara) e caldo de carne (2 xícaras). Misture bastante com um fouet para não empelotar e veja que maravilha que é - aveludado, ligeiramente adocicado, um luxo.

Para acompanhar, fiz um purê de mandioquinha (batata-baroa ou mandioquinha-salsa). Purezinho besta, mesmo, com manteiga, um pouco de leite, sal e pimenta moídos na hora e uma pitada de noz-moscada. Da próxima vez, vou passar a mandioquinha pelo espremedor para ficar com um purê mais fininho (tenho pregui de lavar o espremedor, por isso uso mais o amassador de legumes). Mas ainda assim ficou bom.

A saladinha que serviu de entrada também merece menção. Fiz com alface americana, folhas do meu pé de alfavaca (uma erva aparentada do manjericão) e couve-flor cozida, cobertas com um molho feito com tomate, cebola e salsão picadinhos, temperados com aceto balsâmico, azeite e sal moído na hora.

Bebemos Stella Artois, para acompanhar. Bom, agora vou parar de escrever e caçar uma sobremesa para terminar esse almoço feliz. Mas à tarde tem mais (e com foto, se tudo der certo!)

2 comentários:

Akemi disse...

Que covardia uma descrição dessas! Já fiquei babando aqui no teclado! Que saudades de mandioquinha, te um sabor sem igual! Vou esperar a sobremesa agora! ;-)

Cinara disse...

Fico feliz que tenha gostado do molho, Letrícia! Com picanha deve ter ficado ainda melhor... Nham! Como a Akemi, estou esperando a sobremesa, OK? ;o) Beijos!

Printfriendly