Jamie Oliver e Anthony Bourdain juntos, na minha cozinha

domingo, 2 de setembro de 2007

Um encontro tão improvável só poderia acontecer na minha prateleira de livros de culinária. E, claro, no meu almoço. Tony, com seu temperamento forte, recomendou o sabor marcante dos bifes de cordeiro grelhado. Jamie, mais afável, entrou com as dicas para fazer um risoto bem cremoso.

Evidentemente, não tinha em casa o cordeiro, só uns bifes de picanha. Também não tinha salsão ou o caldo de galinha caseiro, por isso fiz a base do meu risoto só com cebolas e caldo de galinha preparado com pó instantâneo. Mesmo assim, ficou muito bom.

Bifes de cordeiro grelhado

Você vai precisar de 4 bifes de cordeiro tirados do pernil do bicho, com 225g, cada. Coloque-os numa fôrma refratária com alho em fatias, alecrim, tomilho e azeite e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.
Tire a carne da geladeira uns 20 minutos antes de grelhar, tendo o cuidado de pincelá-la para tirar o excesso de azeite ou ervas. Tempere os dois lados dela com sal e pimenta moídos na hora e coloque no grill ou na churrasqueira devidamente preaquecidos. Um pouco antes de tirar os bifes da grelha, coloque neles um molho composto de cebola, salsa, sal, pimenta e azeite.

Receita básica de risoto

O Jamie Oliver ama risotos, e dedica explicações longuíssimas sobre o prato. Vou tentar zipar isso. Bom, o risoto começa com salsão (aipo) e cebola picados finamente e refogados no azeite com um pouco de sal. Quando ficarem macios, acrescente o arroz de risoto (cerca de 70g por pessoa, faça as contas aí). A partir daí, fia, prepare o braço que você vai precisar dele. Mexa o arroz até que ele fique translúcido. Nesse ponto, acrescente um pouco de bebida – vermute ou vinho branco, por exemplo, para dar um gostinho. Mexa até evaporar. Aí, acrescente uma concha de caldo de galinha quente (já preparado). Mexa até absorver, depois acrescente outra concha. Vá repetindo o processo, provando para ver se o arroz está macio e acertando o tempero, se necessário. Quando estiver no ponto, desligue o fogo, acrescente manteiga e parmesão ralado na hora e coma. O sabor é bem suave, casa muito bem com a carne temperada com as ervas, de sabor mais forte.

Se quiser, acompanhe com um vinho, que deve ficar bom. A gente tomou cerveja da Dado Bier, que também funcionou bem.

Nenhum comentário:

Printfriendly