Pão de leite caseiro

domingo, 2 de setembro de 2007

Pão de leite
Meu ajudante está vigiando o pão para não dar formiga.

Esta é aquela receita de pão que, pelos ingredientes, se parecia bastante com as receitas que eu já tinha visto por aí para o pãozinho servido no Roadhouse Grill. Mas ainda não é igual. Vou tentar fazer de novo, só que sem usar gema para pincelar, e acrescentando um pouco mais de açúcar pra ver se fica mais parecido.

Dito tudo isso, não deixem de prová-la, do jeito que ela está. Ela faz uns pães tão fofinhos, tão gostosinhos...

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
500 ml de leite morno
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 ovos inteiros
1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparo:


Numa tigela, dissolva o fermento com leite e açúcar. Acrescente a manteiga e os ovos a essa mistura líquida. Adicione o sal e misture bem. Em seguida, vá acrescentando a farinha aos poucos até dar o ponto de desgrudar das mãos. Para fazer menos bagunça, recomendo que você ‘toque’ essa etapa numa bacia até que a massa não esteja mais líquida. Depois disso, pode transferi-la para a sua superfície de trabalho (uma bancada de granito bem lisa), limpíssima e enfarinhada. Cubra a massa pronta com um plástico de cozinha ou com um pano de prato úmido e deixe-a descansar.

Depois que a massa tiver crescido até dobrar de volume, trabalhe-a de novo, socando-a até que o ar saia de dentro dela. Modele os pãezinhos e deixe que eles cresçam novamente até dobrarem de volume. Pincele-os com gema e asse-os em assadeiras untadas e enfarinhadas, em forno preaquecido a 220°C, por 40 minutos ou até que fiquem douradinhos (fique de olho, não me lembro se baixei a temperatura do forno, mas certamente assei por menos tempo).

Rendimento:

A receita original fala em 15 pães pequenos. Minha experiência me mostrou que deve dar perto de 30.

A principal dica:

Atenção, paciência e tempo disponível são fundamentais para quem faz pães. Atenção aos ingredientes, à temperatura de preaquecimento, aos pães dentro do forno. Paciência para dar ponto na massa sem acrescentar mais farinha do que pede a receita. E tempo disponível para o pão crescer sossegado até dobrar de volume sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Printfriendly