Salada de Harussame

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O harussame é um macarrão japonês feito com feijão, se eu não me engano (acabei de conferir - ele é feito de soja verde). Ele é finíssimo e fica transparente ao ser cozido. Na casa dos meus pais, é servido geladinho, sob a forma de salada.

Salada de Harussame

Ingredientes:

2 cenouras cortadas em tirinhas (usei cenoura ralada porque já tinha, mas eu prefiro cortá-la com o meu Benriner)
2 pepinos japoneses cortados em rodelas na diagonal (as rodelas ficam ovaladas)
2 'ninhos' de harussame (como um cabelo-de-anjo, ele vem em ninhos)
2 latas de filé de sardinha sem pele e espinhas (escorra o óleo antes de usar)
5 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado*
Suco de 1 limão
Sal e gergelim preto à gosto
* eu não sei ao certo se usei essa quantidade de óleo de gergelim, eu sempre tempero as saladas 'no olho'...

Ingredientes para a salada de harussame

Modo de preparo:

Se o seu mise-en-place já está no jeito, você terá pouquíssimo trabalho. Primeiro, cozinhe o harussame em água fervente por 2 minutos, mais ou menos (fique de olho nele - assim que ficar transparente, tire-o do fogo). Escorra-o e passe-o em água fria para que ele esfrie e pare de cozinhar. Importante: escolha um escorredor com buracos pequeninos, pois o harussame é magrinho e muito fujão, pode escapar do escorredor para a pia facinho.

Macarrão frio e escorrido, basta juntá-lo aos vegetais e à sardinha (parta os filés antes de adicioná-los à salada para que eles fiquem distribuídos de maneira mais uniforme). Junte o óleo de gergelim, o suco de limão, o sal e o gergelim preto e misture delicadamente.

É um prato levinho, gostoso, ideal para dias quentes.

18 comentários:

Elvira disse...

Não sei se vou encontrar harusame, mas julgo que também fica bem com massa de arroz chinesa, daquela muito fina e transparente que costumam chamar "cabelos de anjo".

Letrícia disse...

Imagino que fique bom com ela também, Elvira (tenho impressão de que já fiz essa salada com ela, também). Mas é preciso misturar os ingredientes da salada com delicadeza, pois a massa de arroz é mais quebradiça.

laila disse...

Letricia que delicia seu cantinho...harusame é mto bom mesmo! essa sua saladinha está desbundante1 bjos

Mucha disse...

Nunca provei harusame e nem sei se vou encontrar nos mercados locais, mas vou tentar, definitivamente!!!! :))

Letrícia disse...

Ô, Laila, obrigada pela visita! Volte sempre! :-)

Mucha, o harussame costuma ser vendido em mercados de produtos orientais. Tomara que você encontre!

Juliana disse...

Hummmmmm! Que cozinha boa!!
Minha mãe faz essa salada e eu acho divina! Ela coloca kani kama no lugar da sardinha. Também fica delicioso.
Volterei sempre!
Beijinhos!

Juliana disse...

Ah, eu tempero a salada com um molhinho feito com shoyu, maionese, mostarda, óleo de gergelim e um pouco de açúcar. Outra hora passo a receita no blog, não a tenho aqui.
Beijinhos!

Karina Frabetti disse...

ai Lê, que delicia, e que saudade, lembrei daquele almoço no parque que vc levou essa salada, nham, nham
bjs

Letrícia disse...

Hum, boa lembrança, Juliana. Com kani no lugar de sardinha também fica gostoso! Quanto ao molho, nuca tinha pensado em fazer assim. Acho que vou tentar numa próxima vez! Beijos, e obrigada pela visita!

Ka, quando você vier para ao casamento da sua irmã, a gente vai ter muito o que conversar e comer, né? Beijos!

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Sua salada está bem convidativa! Minha mãe tbm serve gelada.
Nina.

Letrícia disse...

Obrigada, Nina! Ela também está bem gostosa...

Fatima disse...

Hum.....é uma delícia esperimentei em Brasília.Em casa de minha cunhada.Ela fez com camarão e pepinos bem fininhos.É MARAVILHOSO,comemos em tigelinhas c/hachi(não sei se é assim q se escreve)Pra mim é PALITINHO mesmo....
SIMPLESMENTE AMEI!!!!

Letrícia disse...

Fátima, imagino que fique delicioso com camarão! Ah, os pauzinhos são hashi, com s :-)

Beijos!

ana & thaís disse...

OLá!
O harussame é feito de fécula de feijão verde.
Uma abraço
ana

Letrícia disse...

Obrigada pela informação, Ana!
Beijo!

virgiliocampos disse...

O harussame realmente é feito de fécula de feijão verde...

At.

Aroma & Arte sabonetes e lembrancinhas disse...

eu sempre como essa salada no buffet q eu trabalho , é uma delícia !o difícil é parar de comer !

obs ,eles servem com kani e não com sardinha .

se encontra esse macarrao em qualquer supermercado !

carla disse...

eu amo esta salada sempre comemos no buffet e vim atrás dessa salada para fazer para a família meu filhote ama, ele tem oito anos e é apaixonado por SUSHI e companhia, ele vai amar!!obrigada!

Printfriendly