Salada morna de legumes cozidos

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Salada morna

Imagino que essa salada seja mais gostosa quando o clima está mais ameno, mas não é bem o caso aqui, onde eu moro. De qualquer forma, ela é uma opção gostosa para quando você está com vontade de comer legumes cozidos na salada, mas não está a fim de maionese.

Faça assim: cozinhe quantidades iguais de legumes da sua preferência - eu usei cenoura, batata e couve-flor, mas acho que funciona com chuchu, vagem e outros legumes simpáticos. Mas não cozinhe demais para não virar purê! Quer uma dica? Use o truque do Jamie Oliver: espete o legume que você suspeita estar cozido com uma faca. Se ele escorregar e cair de volta na água, já está bom.

Corte seus legumes em cubinhos de tamanho parecido. Se usar couve-flor, reparta-a em buquezinhos. E reserve-os.

Agora, vamos ao molho. Eu tinha salsa, cebola e alho em flocos, desidratados. Mas, de desidratada, basto eu. Então, despejei-os num potinho e hidratei com um pouco de água fervente. Quando eles ficaram inchadinhos, despejei-os numa panela que já aguardava por eles no fogo, com duas ou três colheres de sopa de azeite. Refoguei um pouquinho, adicionei os legumes e temperei tudo com um pouco de vinagre de vinho branco aromatizado com alecrim, sal e pimenta do reino moídos na hora.

Mantive os legumes no fogo, mexendo bem, até perceber que eles estavam cobertos pelo tempero. Então, desliguei o fogo, deitei os legumes numa saladeira e comi feliz aqueles pedacinhos morninhos e cheios de sabor.

Nenhum comentário: