Torta salgada

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Torta salgada

Tem jeito melhor de aproveitar sobrinhas gostosas do que fazer uma torta salgada? No domingo, eu fiz uma. Facinha que dói, e boa demais!


Ingredientes:

Para a massa:
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 xícara de azeite de oliva
3 ovos
2 colheres (sopa) de fermento
4 colheres (sopa) de queijo ralado
Sal e pimenta a gosto

Para o recheio:
Aí, vai o que você tiver na geladeira ou o que a criatividade mandar. Você pode usar tomates, cebolas, pimentões, ovos cozidos e sardinhas, tudo bem picadinho. Como eu tinha um pouco de vinagrete feito com tomates, cebolas e salsão, um pouco de frango assado desfiado e uma espiga de milho cozida, esse foi o meu recheio. Refoguei tudo junto em um pouquinho de azeite, para que os sabores se incorporassem e temperei com sal, pimenta do reino e um tiquinho de aceto balsâmico.

Modo de preparo:

Mais mole, impossível. Numa tigela, misture todos os ingredientes da massa com um fouet até obter uma massa líquida e homogênea. Feito isso, adicione o seu recheio à massa, mexa até incorporar e despeje tudo numa assadeira untada e enfarinhada.

Asse por cerca de 40 minutos (vai depender da potência do seu forno, no meu demora um pouquinho mais) ou até que a torta fique douradinha em cima. Eu não sei se há necessidade de esperar esfriar um pouco antes de comer, mas sempre deixo amornar um pouco. Mas é porque eu sou esganada e tendo a queimar a língua.

2 comentários:

Mucha disse...

hmmmm.... parece deliciosa, essa torta....com sardinhas.... ai, ai....essa não vai sair da minha cabeça tão cedo...

Letrícia disse...

Mucha, a torta é uma delícia, e é tão fácil fazer... vale a pena testar! Beijos!

Printfriendly