Torta salgada

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Torta salgada

Tem jeito melhor de aproveitar sobrinhas gostosas do que fazer uma torta salgada? No domingo, eu fiz uma. Facinha que dói, e boa demais!


Ingredientes:

Para a massa:
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 xícara de azeite de oliva
3 ovos
2 colheres (sopa) de fermento
4 colheres (sopa) de queijo ralado
Sal e pimenta a gosto

Para o recheio:
Aí, vai o que você tiver na geladeira ou o que a criatividade mandar. Você pode usar tomates, cebolas, pimentões, ovos cozidos e sardinhas, tudo bem picadinho. Como eu tinha um pouco de vinagrete feito com tomates, cebolas e salsão, um pouco de frango assado desfiado e uma espiga de milho cozida, esse foi o meu recheio. Refoguei tudo junto em um pouquinho de azeite, para que os sabores se incorporassem e temperei com sal, pimenta do reino e um tiquinho de aceto balsâmico.

Modo de preparo:

Mais mole, impossível. Numa tigela, misture todos os ingredientes da massa com um fouet até obter uma massa líquida e homogênea. Feito isso, adicione o seu recheio à massa, mexa até incorporar e despeje tudo numa assadeira untada e enfarinhada.

Asse por cerca de 40 minutos (vai depender da potência do seu forno, no meu demora um pouquinho mais) ou até que a torta fique douradinha em cima. Eu não sei se há necessidade de esperar esfriar um pouco antes de comer, mas sempre deixo amornar um pouco. Mas é porque eu sou esganada e tendo a queimar a língua.

5 comentários:

Mucha disse...

hmmmm.... parece deliciosa, essa torta....com sardinhas.... ai, ai....essa não vai sair da minha cabeça tão cedo...

Letrícia disse...

Mucha, a torta é uma delícia, e é tão fácil fazer... vale a pena testar! Beijos!

Mateus apóstolo da silva disse...

Mas será que precisa de azeite de oliva na torta alguém me responde

Mateus apóstolo da silva disse...

Tem que ter azeite de oliva na torta pq ,alguém me responde eu não coloquei

Letrícia disse...

Oi, Mateus! Em primeiro lugar, obrigada por comentar. Bem, toda receita que contém gordura a tem por algum motivo. Nesta receita, o azeite contribui pra deixar a torta com uma textura agradável e macia e um sabor mais pronunciado. Não sei como fica sem gordura, nunca testei e não recomendaria. Abraços!

Printfriendly