Antepasto de berinjela

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Sou louca por berinjelas. Na verdade, adoro alimentos discretamente amargos (mas não adianta vir com aquele palmito horroroso que aqui ‘no Goiás’ é chamado de guariroba que eu não como de jeito nenhum).

A receita abaixo é uma adaptação da que foi feita pela Akemi, no Pecado da Gula (mas foi publicada primeiro pela Laurinha).

Antepasto de berinjela

Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em tirinhas de 1 cm de largura
1 cebola cortada em meias-luas
4 dentes de alho picadinhos
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto
2 colheres (chá) de orégano seco
1/2 xícara (chá) azeite
1/2 xícara (chá) vinagre balsâmico
1/4 xícara (chá) azeitonas verdes picadinhas
1/4 xícara (chá) uvas passas
1 colher (sopa) de jalapeños em tirinhas (era a pimenta que eu tinha em casa)

Modo de preparo:

Comece preparando as berinjelas. Lave-as, descasque-as e corte-as em palitos de aproximadamente 1 cm de largura e espessura. Deixe-as de molho em água com um nadinha de sal por 15 minutos a meia hora.

Numa frigideira grande, refogue as cebolas e o alho em azeite até ficarem macios e translúcidos. Feito isso, acrescente as berinjelas já escorridas, tempere com sal, pimenta do reino e orégano e deixe refogar até que murchem, mexendo de vez em quando.

Acrescente o vinagre, as azeitonas, as passas e o jalapeño, deixe refogar mais um pouco até que os sabores se misturem. Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira (fica mais gostoso quando é servido frio). Coma com pão quentinho, tipo italiano.

5 comentários:

Anette disse...

Também adoro beringela, de qualquer jeito!
Gostei muito do seu antepasto.
Beijinhos

Nogueirajcs disse...

Mas beringela é beringela e ponto final. Tantos mas tantos pratos onde o ingrediente essencial é a beringela ou onde ela pode ser incluida... não falta.

Esta entrada está com óptimo aspecto.

risonha disse...

estas beringelas estão a dizer o mesmo que os pães do post anterior
"Risonha... come-me... devora-me!"
que maravilha de pitéu, quem me dera ter estado sentada à mesa.

Laurinha disse...

Menina, que pães lindos! já anotei a receita!

E que bom que vc fez as berinjelas, ficou lindo o seu antepasto!!!

Beijinhos,

Letrícia disse...

Anette, não deixe de prová-lo!

Nogueirajcs, a berinjela é realmente muito versátil - se deixassem, eu comia todo dia. Minha mãe faz uma com missô que é de comer rezando...

Risonha, eu, a ciabatta e o antepasto aguardamos você quando vier ao Brasil!

Laurinha, obrigada pela receita. Eu ainda vou fazer do jeito que você fez - com o microondas. O meu pensa que é só um aquecedor de comida, coitado.

Printfriendly