Cabelo-de-anjo ao shimeji

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ontem achei no mercadinho uma cerveja japonesa que eu já tinha visto numa revista. Resolvi provar. Para acompanhá-la, uma receitinha rápida e bem gostosa.

Cabelo-de-anjo ao shimeji

Ingredientes:

4 ninhos de cabelo-de-anjo
200 g de shimeji fresco
3 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de sake mirin
1 pitada de aji-no-moto
1 colher (chá) de amido de milho dissolvida em um pouquinho de água

Modo de preparo:

Numa frigideira, derreta a manteiga e refogue ligeiramente o alho picado. Acrescente o shimeji e deixe-o cozinhar por uns 10 minutos, ou até que murche e solte bastante líquido. Acrescente o shoyu e o sake e mexa até que eles sejam absorvidos pelo shimeji (cerca de 3 minutos). Aproveite esse tempinho para cozinhar o cabelo-de-anjo, que não demora nada para ficar pronto.

Agora vem a trapaça (ou batota, para os portugueses): acrescente ao shimeji o amido de milho dissolvido em um pouquinho de água – cerca de 1 colher de sopa de água já dá. O caldo da frigideira vai encorpar rapidamente, e vai aderir mais facilmente à massa.

Escorra a massa, despeje-a na frigideira, envolva-a com o molho, convoque sua companhia de jantar para arrumar a mesa e coma feliz.

É suficiente para um jantar leve, para duas pessoas.

2 comentários:

Laurinha disse...

A cerveja, deixo pro marido experimentar, agora o cabelo de anjo com shimeji já estou fazendo meu pratinho....Delicioso!
Beijinhos,

Letrícia disse...

Ai, Laurinha, estava bom, mesmo. Mas acho que, da próxima vez, vou aumentar a receita. Ficamos com vontade de comer mais um pouquinho...

Printfriendly