Chocolate Chai Snickerdoodles

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Chocolate Chai Snickerdoodles

Achei essa receita há alguns meses, fuçando o Tastespotting. Foi publicada no FamilyStyle Food. Achei que devia ser gostosa. Mas não sabia quanto eu iria gostar. A textura é uma beleza, o cheiro é indescritível e é doce na medida certa para eu querer comer um atrás do outro, sem parar. Vale a pena testar!

Ingredientes:

2 ¼ xícaras de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de cardamomo em pó
½ colher (chá) de pimenta-da-jamaica (allspice) moída
½ colher (chá) de pimenta-do-reino branca moída
½ xícara de cacau em pó
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos
2 colheres (chá) de essência de baunilha
2 ¼ xícaras de farinha de trigo
1 ½ colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

Misture o açúcar e as especiarias em uma tigela pequena. Reserve ½ xícara da mistura em um pratinho para depois rolar as bolinhas de massa por ela. Adicione o cacau em pó e misture bem.

Bata a manteiga em uma batedeira elétrica até obter um creme fofo. Adicione a mistura de açúcar e cacau e bata até ficar cremoso. Acrescente a essência de baunilha e os ovos, seguidos da farinha e do fermento. Bata em velocidade lenta até que a massa fique homogênea.

A massa terá consistência firme – suficiente para você tirar pelotinhas do tamanho de uma colher de sopa, fazer bolinhas e rolá-las pelo açúcar reservado.

Leve ao forno preaquecido a 180°C em assadeiras forradas com papel manteiga por 15 a 20 minutos (deixe um bom espaçamento entre as bolinhas, pois elas se espalham). Depois de tirar do forno, deixe esfriar um pouco na própria assadeira e então transfira para uma grade para terminar o resfriamento dos biscoitos.

A receita original afirma que o rendimento é de 3 ½ dúzias. Eu fiz meia receita e obtive 28 biscoitos.

Senta que lá vem história...


Não conhecia os snickerdoodles. Mas vamo’ combiná que eu sou uma estreante no mundo do biscoito. Pesquisei um pouco e descobri que “Snickerdoodles are sugar cookies that are coated in cinnamon sugar. They usually have a cracked appearance”. Não têm gotas de chocolate, passas, castanhas, nem nada. São biscoitos simples e, por isso mesmo, muito gostáveis.

Não costuma haver muita variação da receita de snickerdoodles, pelo que li. Então, aproveite para conhecer essa louvável exceção!

10 comentários:

pipoka disse...

Estou imaginando o sabor e o cheirinho maravilhosos...com todas as especiarias de que mais gosto!

Dani Toré disse...

Acho que meu marido vai amar essa receita.
Bjs

semente de sésamo disse...

Quem consegue resistir a uma bolacha dessas????

Laurinha disse...

Adorei o 'gostáveis'!!!
E é lógico, os cookies!!!
Beijinhos,

risonha disse...

é favor mandar meia dúzia imediatamente, para que estejam aqui na hora do meu lanche. lol

Marizé disse...

Eu sou maluquinha por biscoitos, fazer e comer, esses não me escapam.

Obrigada por partilhar.

Beijocas

Anette disse...

Têm um aspecto fantástico!!! Acho que comi mil de rajada com um copinho de leite a acompanhar!!!
Beijinhos

Akemi disse...

Que perfume fantástico deve ter estes cookies! A Patricia também fez uns lindos no ano passado mas agora vc me convenceu totalmente!

Letrícia disse...

Meninas, esses biscoitos são muito gostosos! Com um copo de leite gelado... hummmmm

E são muito fáceis de fazer - o maior trabalho é encontrar todas as especiarias pedidas...

Beijos!

Cris disse...

Hum, quando li o título achei que ia chá no meio, mas são os condimentos que usam para fazer o Chai que estão neste cookie, devem ser divinos, eu sou fã do chá Chai, acaba um compro outro!

Printfriendly