Comidinhas do dia-a-dia - Liquidificador

segunda-feira, 26 de novembro de 2007


Na semana passada, tive a oportunidade de passar um tempo na casa da minha mãe. Voltei de lá cheia de novas receitas, uma delas já testada (e aprovadíssima): a torta integral de banana. Fiz 1/3 da receita aqui em casa porque não tenho companhia para comer nada que leve banana (pensam que eu acho ruim? ;-)).

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 ¾ de xícara de açúcar mascavo
1 xícara de leite (eu substituí por iogurte e adorei o resultado)
200g de margarina derretida
3 ovos
Bananas tipo nanica quanto baste (eu usei banana-prata, que era a que tinha aqui em casa)
Açúcar cristal misturado com canela – 2 colheres (sopa) de açúcar para 1 colher (chá) de canela
Margarina para untar a assadeira (retangular de 20 x 30 cm)

Modo de preparo:

Comece untando a sua assadeira com margarina e polvilhando com a sua misturinha de açúcar com canela. Ponha-a de lado e faça a massa do bolo: bata farinha, fermento, ovos, leite (ou iogurte) e açúcar no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Feito isso, corte as bananas em fatias no sentido do comprimento e forre todo o fundo da assadeira. Despeje a massa por cima das bananas (salpique um pouco mais de canela sobre a massa, se quiser) e leve ao forno preaquecido a 180°C por uns 40 minutos (faça o teste do palito para ver se ele está pronto).

Torta integral de banana
Fiz 1/3 da receita e assei na forma de bolo inglês. Ficou desse jeitinho.

14 comentários:

oquefazerprojantar??? disse...

adorei essa receita! Há tempos que ando à procura de uma receita de bolo de banana fácil. E gosto imenso da ideia de usar farinha integral.
Obrigado pela sugestão!

Flor de Sal disse...

Que imagem tão linda!!!! Eu podia te fazer companhia para comer essa tarte ...
Bjnhos!

Marizé disse...

Essa foto deixou-me a salivar!!!

Comecei a aperciar bolo de banana graças aos blogs amigos do Brasil e agora sou fã!

Beijocas

Laurinha disse...

Hummmmm, bom demais, banana, canela, ô duplinha boa!
Beijinhos,

culinariasuecabrasileira disse...

Tudo o que eu gosto: uma receita fácil, gostosa e barata! Vou fazer assim que puder. Bjs

Patricia Scarpin disse...

Se quiser companhia pra dividir a torta, eu topo! :)

laila disse...

humm eu nao negaria esa torta por nada!!!bjos

Letrícia disse...

Oquefazerprojantar (desculpe, não consegui descobrir seu nome), essa torta é realmente um achado. Que bom que você gostou dela!

Flor de Sal, eu bem que gostaria de companhia para comer... só assim eu manteria a compostura e não ficaria repetindo um pedaço atrás do outro...

Marizé, já comi muitos bolos invertidos, mas o de banana, para mim, é imbatível!

Laurinha, canela e banana parecem ter nascido uma para a outra, né?

Culinariasuecabrasileira (desculpe pelo 'apelido', não descobri seu nome), também adoro receitas assim.

Patrícia, aceito companhia, sim! Puxe uma cadeirinha! :-D

Laila, se você correr, ainda sobra um pedaço! ;-)

Beijos a todas!

risonha disse...

eu gosto de bolos e/ou doces que levem banana....a minha mãe é que não aprecia muito, por isso eu como a minha parte e a parte dela...lol

Letrícia disse...

Risonha, também adoro doces e bolos com banana. Podíamos ser vizinhas, assim compartilharíamos todas essas gostosuras... beijos!

Akemi disse...

Amiga, muito obrigada por esta deliciosa contribuição! Adorei o uso de farinha integral! além de rápida de fazer é nutritiva e saborosa! Tem toda a cara da proposta do evento! Novamente obrigada! Bjs

Letrícia disse...

Ô, Akemi, foi um prazer participar (aliás, eu fiz direitinho?). Beijos!

Fabiana disse...

Olá Letrícia, que blog maravilhoso vc tem, parabéns. E essa torta de banana então? Delícia. Vou fazê-la assim que comprar a farinha de trigo integral.

Letrícia disse...

Fabiana, obrigada! Vale a pena provar essa torta, é muito gostosa (e pesa pouco na consciência).

Beijos!

Printfriendly