Doce de leite caseiro

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Doce de leite caseiro

Acho que até já comentei isso por aqui alguma vez. Sabe gente que tem idéia fixa? Que quando cisma com alguma coisa, respira, almoça e janta aquilo e não sossega até tornar essa idéia uma realidade? Eu sou assim. Felizmente, minhas últimas idéias fixas foram todas inofensivas – no máximo, fizeram engordar ;-)

Minha obsessão mais recente se chama doce de leite. Uai, um doce que leva só leite, açúcar e um nadinha de sal não pode ser assim, tão difícil de fazer, né, não?

E eu fiz. Ainda não estou plenamente satisfeita. Quero testar bem mais, até ficar satisfeita com a textura, o sabor, a consistência. Quero experimentar outros leites, também, porque isso certamente influencia.

Quando eu achar que ficou bom de verdade, posto a receita aqui. Aguardem!

15 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Meu pai é doidinho por esse doce, Letrícia - adorei como ficou cremoso!

Laurinha disse...

Olha, pelo aspecto, deve ter ficado ótimo. Agora, nada como experimentar...
Quando rola a degustação?

Uma dica, dê uma olhadinha na Cris, ela fez doce de leite..
http://fromourhometoyours.blogspot.com/2007/08/milk-caramel-doce-de-leite.html

Ah, e o melhor é com leite gordo, tipo 'A', e sem ser UHT...Uma pitadinha de bicarbonato 'ajuda' a escurecer'...

Beijinhos,

Marizé disse...

Que aspecto delicioso, tenho que provar mais esse sabor tão clássico no Brasil!

Beijocas

pipoka disse...

Quer dizer que até lá vou ter que me contentar apenas com a foto? Mas que maldade!:P

Flor de Sal disse...

Eu só digo uma coisinha: EU METIA O DEDO DENTRO DESSA TIGELA E AI AI .....

Nani disse...

Cheguei ao eu blog atraida pelo nome da receita, eu adoro doce de leite.
Gostei muito daqui, e que uai é este na postagem, vi que você não mora em Minas, mas ai fiquei me perguntando: de onde este uai?
Beijos

laila disse...

dica de uma quase argentina: baunilha, caso tenha a fava ferva-a junto, ou opte por um pouco de açúcar vainile ou ainda um cadinho de essência no final!!! muda completamente e deixa com cara de doce de los hermanos! bjis

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

O grande segredo do doce de leite é usar um bom leite, quanto maior o teor de gordura melhor.
bjo,
Nina.

risonha disse...

eh eh eh... tu és tão engraçada... farto-me de rir porque me revejo em ti, eu também sou de ideias fixas...lol

Letrícia disse...

Patrícia, aqui em casa também tenho um grande apreciador do doce de leite (ele não vê a hora de eu iniciar novos testes...)

Laurinha, adorei as dicas e anotei tudo. Já vão ser usadas na próxima tentativa!

Marizé, já comi milk jam, confiture du lait, dulce de leche... todos são bons, mas ainda acho que o doce de leite brasileiro é mais gostoso.

Pipoka, logo teremos receita! ;-)

Flor de Sal, eu fui imprudente e meti o dedo na panela. É claro que me queimei :-P

Nani, esse 'uai' vem da convivência com um mineiro...

Laila, foi lá na Argentina que você estudou gastronomia? Quando visitei Buenos Aires, fiquei louca de vontade de estudar na IAG...

Nina, dica anotada! Já vou sair para comprar um leite bem gordinho.

Risonha, fico feliz de não ser uma obsessiva solitária!

Beijos a todas!

Cris disse...

Não sou sua amiga secreta, mas se fosse não ia deixar a dona deste blog tão abandonada, porque aqui só tem comida boa hein, eu adoro doce de leite, já fez o meu? (sorry, não podia deixar de fazer uma propaganda...). Agora, você quer receita melhor do que este da foto???? Acho meio difícil hein.

Cris disse...

Ahaah, não tinha visto que a Laurinha já tinha feito a propaganda. Bjs!

Juliana disse...

A aparência está fantástica! Bem cremoso...hummmm, pra comer de colherada...tentação!
Beijinhos

laila disse...

não não fiz em são paulo mesmo...mas toda vez q vou fico me roendo pra farer um curso na escola do gato dumas, já conheceu? fica em Belgrano e é maravilhosa...bjos

Letrícia disse...

Oi, Cris! A receita que eu fiz é parecida com a sua, mas leva um tantinho a mais de açúcar. Será que é por isso que ela está 'açucarando'? Bom, de qualquer forma, minha próxima tentativa vai ser igual-que-nem a receita que você publicou.

Juliana, imagine você que eu já fiz dois testes com o doce de leite. Minha casa está cheia de doce para comer de colher. Tá apavorante.

Laila, vou pesquisar sobre a Gato Dumas! Eu fiquei encantada com Buenos Aires quando fui para lá no ano passado... não acharia ruim voltar lá para estudar um pouquinho...

Beijos, meninas!

Printfriendly