Logan's Texas Roadhouse Buttery Dinner Rolls

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O pão que não deu muito certo

Encontrei esta receita em inglês, não me lembro bem onde, durante uma busca pelos meus pãezinhos-obsessão: os yeast rolls do Roadhouse Grill, um restaurante tex-mex que surgiu na Flórida (e que tem um restaurante aqui em Brasília).

Não se deixe impressionar pela cara feia dos bichinhos. Eles ficaram assim porque foram feitos num dia em que o gás acabou - e eles, pobrezinhos, estavam assando dentro do forno. Quando inventarão botijões de gás que gritam quando estão perto de acabar?

De qualquer forma, o resultado é um pão muito fofo e gostoso, levemente adocicado. Ainda não é o que eu queria, mas vai entrar na lista de receitas a repetir.

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
2 envelopes de 7g de fermento biológico seco
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1/4 de xícara de leite em pó desnatado
1 1/4 xícara de água quente
1 ovo grande ligeiramente batido
8 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de margarina com aroma de manteiga

Modo de preparo:

Coloque duas xícaras de farinha em uma tigela grande. Adicione o fermento, o sal, o açúcar e o leite em pó.
Reserve. Em outra tigela, junte a água e o ovo e misture bem. Faça um morro com os ingredientes secos e, no meio dele, um buraco. Despeje a mistura de água neste buraco e incorpore-a aos ingredientes secos misturando com as mãos.

Adicione metade da manteiga e misture até incorporar. Junte o restante da farinha, 1/3 de cada vez, misturando também até incorporar. Cubra a bacia a tigela com um filme plástico e deixe a massa descansar num lugar quente até dobrar de volume.

Unte uma fôrma de 12 buracos para muffin ou duas fôrmas redondas pequenas com margarina. Em seguida, cuide da massa, socando-a para que saia o gás (ela estará macia e grudenta). Coloque a massa nas fôrmas com as mãos ou com uma colher. Use a metade restante da manteiga derretida para pincelar cada pãozinho.

Deixe os pães crescerem novamente até dobrarem de volume. Na grade do meio do forno preaquecido a 205 graus, asse os pães por 16-18 minutos. Depois de prontos, pincele seus topos com o restante da manteiga.

Pão com manteiga Apesar de feio, o pão estava muito comível.

7 comentários:

fezoca disse...

Leticia, acompanhei a saga desses paezinhos--via twitter! eles ficaram lindinhos. hmm, com manteiga..[xiu, lombriga, cê acabou de almocar!]

beijo! :-)

Letrícia disse...

Foi uma saga, mesmo, Fer. Fico imaginando o que os meus vizinhos pensavam ao me ouvir brigando com o botijão de gás e com o fogão: "vocês podiam ter me avisado, isso é falta de respeito! Tramando pelas minhas costas!". ;-)

Beijos!

Akemi disse...

Que legal saber que vc mora em Brasília! Não sei por quê achava que vc era paulista! rss
Fiquei aguada vendo esse pão partido com manteiga! Hummmm!

pipoka disse...

Não conheço os pãezinhos originais de que vc fala, mas esses seus não me parecem nada mal em termos de aspecto e então de sabor, com manteiguinha, devem ser uma delícia!

Letrícia disse...

Pois é, Akemi, sou de Brasília, ou 'goiana do quadradinho', como já dizem algumas pessoas.

Pipoka, os pãezinhos do Roadhouse são incríveis, mesmo. Quem sabe da próxima vez consigo fazer uma fornada tão boa quanto eles?

Beijos, meninas!

Cinara disse...

Que bom que você achou a receita, Letrícia!!! Ficaram com uma cara maravilhosa... Já anotei a receita! ;o) Beijos!

Letrícia disse...

Ci, ainda pretendo testar outras receitas que supostamente são desse pãozinho (tem mais duas). Depois conto qual delas é a melhor!

Beijos!

Printfriendly