Onde foi que eu errei?

sábado, 3 de novembro de 2007

Queria fazer um pãozinho integral para comer no café da manhã. Resolvi tentar uma receita já testada e aprovada pela Ka, do Wikifood. Fiz tudo certinho: medidas dos ingredientes, temperatura do forno... tudo seguido à risca.

Mas, pra minha surpresa, não deu certo de jeito nenhum. A começar pela massa, que ficou muito oleosa e não cresceu bem.

Depois de assado, então, ficou pior ainda: a massa ficou abiscoitada, farelenta. Mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, vou tentar novamente, só que reduzindo a quantidade de óleo.

Ingredientes:


1 tablete de fermento biológico fresco (usei 1 envelope de fermento biológico seco)
1 colher (sopa) de mel
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha integral
1 xícara (chá) de aveia em flocos
Mais ou menos 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Dissolva o fermento com o mel e o leite morno. Adicione o óleo, a farinha de trigo integral, a aveia e o sal e vá colocando a farinha de trigo e mexendo até formar uma massa firme. Sove bem sobre uma superfície enfarinhada. Coloque em uma tigela untada, cubra e deixe crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar o volume. Torne a sovar a massa. Você pode moldar dois filões ou oito bolas e acomodá-los em assadeira untada. Se preferir, também pode dividir a massa em duas formas de bolo inglês médias untadas. Deixe crescer mais 20 minutos e asse em forno médio baixo, preaquecido, por cerca de 40 minutos. Os últimos 10 min podem ser com o tostador superior ligado.

12 comentários:

Dani Toré disse...

É péssimo quando acontece isso...
Algumas vezes repito receitas que já deram certo pra mim, porém elas também não saem boas.
Mistério...

laila disse...

Letricia pelo pouco que sei de pão acho que vc exagerou no fermento...qdo trocamos o fresco pelo instantaneo, temos de reduzir, um sache é para 1 kg de farinha(no caso de pães de sal), mas pra ver a relãção é só ler na embalagem que fala a proporção da troca...pode ter sido isso...enfim mas aposto que estavam gostosos, afinal se vc vai tentar de novo...boa sorte! bjos

Letrícia disse...

Obrigada pela solidariedade, Dani!

Laila, na verdade, a fornada não ficou nem comestível, mas vou tentar de novo porque estou louca por um pãozinho integral - nem que eu tenha que testar outras receitas, hehehe.

Beijos, meninas!

anna disse...

Para mim as massas dão sempre problema... nunca ficam como se espera.
Remédio: ir tentando até sair bem.
Beijinhos.

Sheila disse...

Letrícia,
minha cumadi eu te entendo bem viu? rsrs
Sempre tenho problemas com pães e acabei de postar meu primeiro sucesso depois de "trocentas" tentativas sem êxito.
Mas continue tentando e procurando novas receitas! Um dia vc acerta, e quando isso acontecer, minha amiga, vc vai ficar bege de alegria =)

Branca5 disse...

Eu acho que tem um pouco de fermento a mais e mmuuiittoo oleo um fio de azeite é o suficiente!!!!
Bj Branca5

risonha disse...

concordo com a branca, também acho que o óleo é excessivo... por vezes as receitas não estão publicadas com as quantidades correctas.. mas não desista.

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Fico chateada qdo isto ocorre, mas não desista!
Será que o leite não estava mto quente? Concordo com a Laila, a quantidade de fermento que usou estava um pouco excessiva. Use 1/2 envelope na próxima vez.
Tente misturar a farinha integral, metade da farinha comum, sal e aveia. Faça uma cova no centro e adicione a mistura fermentada e o óleo. Misture agregando de dentro para fora (comece com a ponta dos dedos ou garfo). Dê o ponto com a farinha restante.
Não deixe descansar em excesso, só até dobrar de volume.
Espero ter ajudado.
bjinho.

Eliana Scaramal disse...

Adorei conhecer seu espaço! Olha por vezes a massa de pão nos surpreende com essas é tão ruim, mas não desiste não.

Cinara disse...

Lê, depois que adotei a máquina de fazer pão, meu índice de fracassos foi drasticamente reduzido, mas às vezes ainda acontece. E acho que você não deve desistir mesmo: fazer um pãozinho caseiro fofinho é muito gratificante! ;o) Beijos!

Flor de Sal disse...

A mim isso acontece SEMPRE que tento fazer pão! É sina!!!!
Bjnhos

Letrícia disse...

Anna, Sheila, obrigada pelo apoio! Pode deixar que eu continuarei tentando. Eu não me dou por vencida facilmente ;-)

Risonha, Branca5, vou testar diminuir a quantidade de óleo. E, definitivamente, reduzir a de fermento!

Nina, obrigadíssima pelas orientações!

Eliana, obrigada pela visita! Volte sempre :-)

Ci, eu reluto muito em relação à máquina de fazer pão... tenho a impressão de que ela vai ficar com a maior parte da alegria de cuidar da massa, ver crescer...

Flor de Sal, não desista você, também! Vale a pena dar uma chance para o padeiro que existe dentro de nós! ;-)

Beijos a todas!

Printfriendly