Picanha com tomilho e batata com alecrim

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Neste fim de semana, estava decidida a testar uma receita de costelinha de porco à moda do Outback. Tirei a carne muito bem embalada do freezer e deixei descongelar na geladeira. Quando ela terminou o processo, abri o pacote e – surpresa! Era uma peça enorme de picanha.

Pedi ajuda do Grande Livro de Receitas de Claudia, que me socorreu com uma receita gostosa e muito prática.

Picanha

Ingredientes: 

Para a batata com alecrim
1 kg de batata descascada e cortada em gomos
1 ½ litro de água
Sal a gosto
¼ de xícara de folhas de alecrim
1 fio de azeite extravirgem

Para a picanha
1 peça de picanha de 1,5 kg
3 colheres (sopa) de tomilho fresco
Sal a gosto
½ colher (sopa) de alho amassado
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara de água (substituí por suco de laranja)

Modo de preparo:

Batata com alecrim:
Cozinhe a batata por 10 a 15 minutos. Retire ainda firme. Escorra bem e tempere com sal, alecrim e um fio de azeite.

Picanha:
Primeiro, retire da carne um pouco da camada de gordura (deixe-a com 1 cm de espessura). Misture o tomilho, o sal e o alho e tempere a carne, regando-a com azeite depois disso.

Aqueça o forno a 200°C. Quando estiver quente, coloque a carne numa assadeira grande com a camada de gordura voltada para baixo. Asse por 30 minutos e vire a peça. Asse por mais 15 minutos. Durante esse tempo, acrescente água aos poucos, raspando o fundo da panela para obter um molho escuro. Junte a batata com alecrim à carne e deixe no forno por mais 15 minutos ou até a batata dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

No dia seguinte...


Como a peça de picanha era enorme, sobrou um pouco. Para reaproveitar, cortei a picanha em bifes e improvisei um molho com cebolas cortadas em gomos (1 grande), suco de tomate (1/2 xícara), cerveja preta (1/2 xícara), um nadinha de açúcar mascavo (1 colher de sopa), sal e pimenta (a gosto). O molho ficou denso e muito saboroso. E a carne ganhou cara nova!

Picanha de cara nova

8 comentários:

prolixa disse...

Alvenaria!!! Tá tudo dando água na boca, amiguete! BJIM

laila disse...

que surpresa gostosa!eheheh
ficaram lindos ambos!
olha Letricia, pra vc participar preciso de um email seu!
o meu é lailaradice@gmail.com
ai te mando tudo certinho!
bjos

Witchie disse...

Como é que eu não conhecia esse blog? É uma delícia e só de passear aqui um bocadinho já estou com água na boca! Gostei tanto que linkei, tá?
Beijo *

witchie
http://caosnacozinha.wordpress.com

Laurinha disse...

Que delícia, menina, fiquei com água na boca! Tanto pra batatinhas como pra carne, I e II!
Beijinhos,

Letrícia disse...

Obrigada, amiguete. Quando quiser filar, é só tocar a campainha ;-)

Laila, precisava ver a minha cara de tacho quando vi aquela picanha enorme, descongelada, olhando pra mim. Ainda bem que deu certo!

Oi, Witchie! Seja bem-vinda!

Laurinha, ficou bom, mesmo! E é tão fácil fazer...

Beijos a todas!

Cinara disse...

Taí uma coisa que não acerto fazer em casa, Letrícia: picanha!! Fiquei babando na sua, porque aqui eu já estraguei tantas peças de picanha que até desisti... Você é minha "ídala"!! ;o)
Beijos!

risonha disse...

não sei do que gostei mais: se da picanha se das batatas aromatizadas com alecrim. parabéns, as fotos ficaram lindas.

Letrícia disse...

Ci, não perca a fé na picanha! Tente essa receita que é bem facinha - tanto que até eu acertei ;-)

Risonha, obrigada! Eu sempre me esforço para fazer fotos simpáticas, mas nem sempre as modelos colaboram ;-)

Printfriendly