Aussie Bread

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Esse pão é adocicado, muito macio, do jeito que eu gosto. Já digo aqui que esses da foto são a segunda tentativa, a primeira não deu muito certo. Pão exige método e paciência, não tem jeito. Mas os bons resultados compensam a trabalheira.

Essa receita é uma adaptação da que a Cinara mãos-de-fada fez em seu cantinho. Fiz um pouco diferente porque não tenho máquina de pão e nem tinha todos os ingredientes em casa.

Aussie bread

Ingredientes:

1 1/4 xícara de água morna (morna, mesmo, senão vai matar o fermento, que nem eu fiz da primeira vez)
2 colheres (sopa) de margarina derretida
1/2 xícara de melado
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farelo de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma tigela, cuide do fermento – dissolva-o na água morna com açúcar mascavo e melado.

Em outra, misture bem todos os ingredientes secos: farinhas, farelo e cacau em pó. Adicione a margarina derretida, misture um pouco e então faça uma cova nessa mistura. Derrame no meio o líquido da fermentação e incorpore-o aos poucos aos ingreidentes secos, usando os dedos.

Quando tudo tiver sido incorporado, e você tiver nas mãos uma massa grudenta, é hora de manter a calma, tirá-la da vasilha e sová-la na sua superfície de trabalho, adicionando farinha de trigo comum, se necessário (não se empolgue, só um pouquinho de farinha e fé bastam).

Quando a massa atingir o ponto desejado, faça uma bola com ela, passe farinha em volta e devolva à tigela. Faça uns cortes em forma de cruz para ajudar o crescimento da massa, cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume (fé, mais uma vez, que o crescimento é meio demoradinho).

A massa cresceu? Então, extraia o ar dela dando uns soquinhos. Em seguida, modele quantos pães desejar – acho que modelei umas 14 bisnaguinhas. Deixe-os crescer até dobrar de volume em assadeiras untadas e salpicadas de fubá (aproveite e salpique a superfície dos pães com o fubá, também). Ah, cubra os pães com filme plástico ou com um pano de prato limpo, ligeiramente úmido.

Asse os pães em forno preaquecido a 180° C por 30 minutos, mais ou menos, ou até dourar. Deixe-os esfriar um pouquinho, sobre uma grelha, e saboreie!

Aussie bread

18 comentários:

Célia disse...

voltando um pouco á anterior postagem
o doce de leite é 1 sobremesa ou tipo compota???

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Tbm adorei este pão, já fiz a segunda fornada deles!
bjo.

Laurinha disse...

Ainda não fiz....... mas está na boca do forno, ops, no topo da lista!
Ficaram lindos, hein!!!
Beijinhos,

Marizé disse...

Tens razão, a Cinara é uma mãos de fada mesmo, mas olha que esses pãezinhos ficaram lindos e de aspecto fofo.

Beijocas

prolixa disse...

Não é por nada não, mas eu provei um desses pãezinhos, e ele estava magavilhoso. Esses australianos vão além de um corpinho bonito. Parabéns, Lets!

Vinni disse...

Acho que aprendeu muito bem com a Ci...pq seus pães ficaram com carinha de saborosos tb...:]
Que bom que testou e aprovou..assim quem não tem máquina (como eu) crio coragem..:D
Beijinhos pra vc, tá?!

Letrícia disse...

Célia, doce de leite é mais parecido com uma compota. Funciona bem como recheio para bolos, mas você pode comê-lo puro, espalhado sobre um biscoito ou torrada ou, ainda, acompanhado de um bom pedaço de queijo!

Nina, também adorei esse pão. Mesmo a primeira fornada, que não deu muito certo, ficou muito saborosa.

Laurinha, obrigada! Quando puder, faça também!

Marizé, queria que você pudesse experimentá-los. A aparência é bonita, mas o cheiro, a textura e o sabor são ainda melhores.

Cy (prolixa), obrigada! Ah, quase esqueci, vou mandar a receita para a sua mãe!

Vinni, obrigada! Eu sou meio resistente à máquina panificadora... tenho a impressão de que ela vai ficar com toda a diversão de fazer pão só para ela...

Beijos, pessoal!

lunalestrie disse...

Letrícia, quanta coisa boa você veio fazendo! Eu nunca comi um aussi bread. Coincidentemente hoje de manhã vi um no supermercado e comprei, vou comê-lo mais tarde, pra sentir como é e só depois tentar em casa. Parabéns pelo super jantar australiano. :)

bia disse...

ficaram apetitosos !

Cinara disse...

Letrícia, você quer me matar, agora tenho certeza disso!!! Seus pães ficaram maravilhosos, bem como suas batatas assadas e sua suculenta costelinha... Tudo perfeito! Pela foto, vi que seus pães ficaram mais escuros que os meus, acho que deve ter sido o cacau em pó. Vou usar na próxima vez! ;o) Beijão!

Cris disse...

Eu adoro este pão com manteiga! E seu menu australiano está muito chique, que lindo, eu também só conheço de comer no Outback e gosto muito. Os presentes que enviou para a sua AS são divinos!!! Bjs!

Eliana Scaramal disse...

Lindo!! E também amei seu blogue. :)

Letrícia disse...

Luna, já tenho sentido na balança o resultado desse 'furor cozinhativo', por assim dizer. No more aussie bread for me. Pelo menos, por enquanto ;-).

Bia, obrigada!

Ci, isso é uma retribuição por todos os cookies, frijoles refritos e outras delícias que você faz ;-)! Acho que o cacau deve ter sido, mesmo, o responsável pela cor mais escura do pão.

Cris, eu gosto bastante do Outback, mas tenho um pouco de preguiça da espera que sempre há por mesas. Mas que é bom, isso é verdade...

Eliana, que bom que gostou! Seja bem-vinda!

Beijos a todas!

Bró disse...

Letrícia,
Teu blog é mto bacana, anotei várias receitas, inclusive essa do pão australiano (q aliás eu estava procurando esta receita há algum tempo)....mas ainda não fiz nenhuma das receitas que copiei!!!
Abraço.

Letrícia disse...

Oi, Bró, que bom que gostou! Quando testar alguma, me conte como foi!

Beijos!

thatiana Bandeira disse...

Acabei de encontrar essa receita e fiquei louca para fazer!!!
Será que posso trocar o melado por mel?
Abs
Thatiana

Letrícia disse...

Thatiana, poder, pode, mas você obterá um pão que em nada lembra o aussie bread. A característica mais marcante dele é justamente o gostinho de melado de cana...

Beijos!

thatiana Bandeira disse...

Oi Letricia,
Fiz e ficou maravilhoso...
Acabei fazendo uma mistura entre o seu e o da Cinara!
1/4 de xic de melado, 1/4 de xic de mel
1 col de cacau e 1 col de chocolate
Usei a farinha de centeio, porque não achei o farelo de trigo! Bj e muito obrigada
Thatiana Bandeira

Printfriendly