Berinjela com missô

domingo, 9 de dezembro de 2007

Esse jeito de preparar berinjela é tão besta que eu fiquei pensando se merecia um post. Mas o resultado é tão gostoso que eu decidi incluí-lo. Mais uma receita da mamãe :-)

Berinjela com missô

Ingredientes:


3 berinjelas
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de óleo de soja
1 colher (sobremesa) de missô (dilua em ¼ de xícara de água)
1 colher (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Lave as berinjelas e retire o topo delas. Corte-as em tiras de 0,5 cm de largura e espessura, disponha-as em um escorredor de macarrão, salgue-as e deixe-as descansar com um peso em cima (assim elas soltarão líquido, perdendo um pouco do amargor e ficando molinhas). Meia hora é suficiente.

Escorra as berinjelas e reserve-as. Numa frigideira grande, aqueça o óleo de soja e adicione as berinjelas. Deixe que elas refoguem mexendo de vez em quando, até que fiquem cozidas. Desligue o fogo, adicione o missô e o açúcar, misture bem e sirva!

12 comentários:

Vinni disse...

Ainda bem que resolveu postar...eu nunca havia feito com missô, achei super diferente! :D
Bom que saimos do trivial com molho, né?!
Um abraço..:)

Flor de Sal disse...

AMIGA, explica ai para a "galera" de Portugal o ke é missô!!!!

Paula Amanda disse...

Adoro essa mesma receita só que com cebolas, ficam uma delicia, experimente!!!
Abraços,
Paula Amanda

Letrícia disse...

Vinni, vale a pena provar!

Flor de Sal, desculpe! Trata-se de uma pasta de soja fermentada e salgada, muito usada na culinária japonesa.

Paula, vou testar a sua sugestão!

Beijos, pessoal!

Cris disse...

Muito diferente, não deixe de postar por mais simples que lhe pareça a receita, porque para nós pode ser um achado como este!

Letrícia disse...

Tem razão, Cris. Quantas vezes a gente não cai de amores por receitas bem simplezinhas? :-)

Carlamalignah disse...

Ei achei sua receita porque tava procurando uma foto de missô pra colocar no meu blog, porque muita gente não sabe o que é. Mas adorei sua sugestão nunca o experimentei com beringela, embora use normalmente como tempero na minha casa. Entre depois no meu blog se quiser... prattododia.blogspot.com
um abraço!

Letrícia disse...

Oi, Carla! Bom recebê-la aqui! Já conhecia o Pratto do Dia, mas passei um bom tempo sem visitá-lo porque perdi o link para ele (meu agregador de feeds detonou vários links durante uma mudança de versão).

Agora vou voltar sempre!

Beijos!

Carolina Arêas disse...

Nossa, amei esta receita! Está valendo uma ida ao supermercado daqui a pouco só para comprar beringelas!

Elas ficam adocicadas?

Um beijo!

Letrícia disse...

Ficam muito levemente adocicadas, Carolina. O missô dá um gosto muito especial.

Beijos!

Carolina Arêas disse...

Fiz hoje e amei.

Já entrou pro cardápio da minha casa!

Thanks!

Letrícia disse...

Que bom que você gostou, Carolina! Beijos!

Printfriendly