Fusilli à carbonara

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Adoro massas à carbonara, mas nunca tinha feito em casa. Achava que devia ser complicado (devo ter formado essa impressão de tanto comer carbonaras mais ou menos). Mas é simples e muito rápido. Mais um prato feito com a ajuda de Jamie Oliver (e que, por pouco, não contou com o auxílio luxuoso da Elvira, que hoje publicou uma deliciosa receita de Spaghetti à Carbonara em seu bistrot).

Fusilli à carbonara

Ingredientes:
 

150g de fusilli (massa seca)
140g de bacon em cubinhos
4 gemas de ovo
100ml de creme de leite integral
100g de queijo parmesão ralado na hora
Raspas da casca de 1 limão
1 ramo de salsa fesca picado
Sal, pimenta-do-reino moída na hora
Azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo:
 

Numa panela grande, aqueça bastante água salgada. Quando ferver, cozinhe a massa pelo tempo recomendado na embalagem. Enquanto isso, numa outra panela, aqueça um pouco de azeite de oliva e doure os cubinhos de bacon.

Agora é hora de preparar o molho. Numa tigela, bata as gemas, o creme de leite, metade do parmesão, as raspas de limão e a salsa. Quando a massa estiver cozida, escorra-a, reservando um pouco da água do cozimento. Adicione cerca de 2 colheres de sopa dessa água ao molho, misture bem e despeje-o imediatamente sobre a massa ainda quente. Acrescente o bacon dourado e misture tudo junto.

As gemas dos ovos cozinharão delicadamente com o calor da massa, apenas o suficiente para engrossar, sem virar ovos mexidos. O molho deve ficar macio e sedoso. Polvilhe o restante do parmesão, misture bem e acrescente sal e pimenta se achar necessário. Regue com um fio de azeite e sirva!

Sugestão do Jamie Oliver:


O Jamie sugeriu completar o prato com 'almôndegas' feitas com lingüiça - se eu tivesse lingüiças em casa, faria de bom grado.

Para seguir a sugestão dele, pegue algumas linguiças frescas, corte e extraia delicadamente a pele que as recobre e pique o recheio em pedaços do tamanho de uma azeitona gorducha (essa medida maluca sou eu que estou dando, com base na foto que aparece no livro). Pronto, agora é só fritar essas almôndegas em um pouco de azeite e, quando estiverem douradinhas, acrescentar o bacon para fritar, também.

5 comentários:

Elvira disse...

Também ficou lindo e apetecível, esse seu macarrão à carbonara! :-)

Beijos.

PS: obrigada pela referência. Você é uma querida.

Marizé disse...

Fusili é das minhas massas favoritas!

Está lindo este prato.

Beijocas

risonha disse...

posso sentar-me á mesa e provar um bocadinho? posso?

Cris disse...

Queria ser sua vizinha, só tem saído coisa boa daqui!

Letrícia disse...

Elvira, você é, com certeza, referência para todos os blogueiros foodies de língua portuguesa :-)

Obrigada, Marizé! Também adoro fusilli.

Risonha, você é sempre bem-vinda! ;-)

Cris, quando eu visitar minha irmã, aí em Campinas, poderemos brincar de vizinhas!

Beijos, queridas!

Printfriendly