Spekulatius

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Esse é o biscoito que eu fiz para a Jannaina, minha amiga secreta. Queria ter enviado a receita para ela junto com a cartinha que escrevi, mas estava tão ansiosa para mandar o presente que acabei esquecendo.

Minha mãe faz esses biscoitos todo Natal. Eles são crocantes, têm um sabor delicado de amêndoas e especiarias e não são muito doces.

Spekulatius

Ingredientes:


4 xícaras de farinha de trigo
5 colheres (chá) de fermento em pó
¾ de xícara de amêndoas sem pele, torradas, passadas no liquidificador
1 xícara de açúcar
1 xícara (250g) de manteiga sem sal gelada
2 ovos inteiros
½ colher (chá) de cravo em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
½ colher (chá) de pimenta-do-reino branca em pó
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos, acrescente a manteiga picada em pedaços pequenos e os ovos. Amasse bem até obter uma bola maleável.

Abra a massa bem fina sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, e corte com cortador de biscoito no formato que desejar.

Coloque em assadeira (não precisa untar) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por mais ou menos 25 minutos ou até que os biscoitos comecem a ficar ligeiramente dourados. Conserve em potes fechados. Rende cerca de 10 dúzias.

Update:

A Cris, do From Our Home to Yours, lançou um evento bem legal para que compartilhássemos nossas tradições de natal. Os Spekulatius não podiam ficar de fora!

14 comentários:

Flor de Sal disse...

Agora me fez lembrar o tempo ke passei na Alemanha. Spekulatius invadem o Natal na Alemanha. São simplesmente deliciosos! Mas ke inveja da sua amiga secreta!

Marizé disse...

Letricia que biscoitoe maravilhosos, a sua amiga "não mais secreta" é uma sortuda.

Beijocas

laila disse...

humm o nome faz juz ao biscoito! deve ser maravilhoso!ficou linda sua caixinha de mimos!
bjos

ĵåииå jōåиïņhå disse...

Ah menina, então vai pimenta nesse biscoito? Eu bem que senti um ardidinho, achei que fosse gengibre (que também leva)! Ia mesmo te perguntar a receita, mas nem vai precisar.

mas agora vai um agradecimento só para você:
adooooooooorei tuuuuuuuuudo!
obrigada! obrigada por todo carinho e cuidado no preparo de cada coisa, cada detalhe!

coloquei um update lá no meu blog, falando dos biscoitos!

risonha disse...

adorei a receita e acho que tenho que tentar para este natal.. achas que a massa em vez de ser cortada com um cortador de biscoitos dá para utilizar nos disparadores de bolachas? é que eu não tenho cortador de biscoitos.

Letrícia disse...

Flor de Sal, imagino quanto deve ser perturbador andar pelas ruas da Alemanha sentindo o cheirinho de amêndoas do Spekulatius pelo ar...

Marizé, obrigada! Essa foi a primeira vez que fiz essa receita e acho que poderia ter feito biscoitos mais finos. Mas da próxima vez, sairão melhores.

Laila, obrigada! Os biscoitos são bons, mesmo. Por não serem muito doces, dá para comer um atrás do outro, sem parar (o que é um problema).

Janna, tô feliz da vida por você ter gostado dos seus presentes (é sério, parece que fui eu que ganhei presente). Vou passear sempre pelo seu blog para ver como você vai usar as especiarias!

Risonha, como a massa do Spekulatius é bem pesada, acho que não dá para usar disparador de bolachas - tenho a impressão de que ele entupiria. Nesse caso, por que você não abre a massa e a corta com a boca de um copo? Vai obter bolachinhas redondas bem bonitinhas!

Beijos, meninas!

Nysa disse...

olá, gostava de saber se esses biscoitos sabem tao bem como os spekulatius aqui ;-)mas estao lindos...
beijocas

Laurinha disse...

Humm, adoro spekulatius! Eu tenho uma receita bem parecida.... quase fiz hoje, não tive tempo, mas vou fazer ants do Natal!
Ficaram lindos, hein!
Beijinhos,

Akemi disse...

Letricia, quantas coisas boas andam saindo da sua cozinha! Já eu estou bem devagar! rsss
Que biscoitos perfumados devem ser estes aqui! Tenho certeza de que sua amiga secreta vai amar!

Smas disse...

HUmmm!
Que delícia!!!!
Vim cá à procura da receita depois de ver os miminhos da Janna!!!
Bjs grandes

Letrícia disse...

Nysa, acho que só há uma forma de descobrir: vamos trocar biscoitos pelos correios ;-)!

Laurinha, obrigada! A correria de fim de ano parece inevitável... estou atordoada com a quantidade de coisas a fazer!

Akemi, estava sentindo a sua falta!

Sandra, acho que todas nós vamos sair do amigo secreto com novos amigos e receitas a fazer :-)

Beijos, meninas!

Cris disse...

Eu adoro! Sempre comprava na Holambra, e era doida para descobrir o segredo...

Patricia Scarpin disse...

Ah, vou querer fazer esses também, Letrícia!

Letrícia disse...

Cris, pelo que eu li, os holandeses, os belgas e os alemães fazem esses biscoitos, com diferenças muito sutis entre eles. Assim, essa receita aqui não deve ser tão diferente da que você comprava em Holambra...

Não vejo a hora de ver os seus Spekulatius, Patrícia!

Beijos, meninas!

Printfriendly