Bolo de caneca - eu também fiz!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O cupcake mais literal que eu já fiz
Na caneca...

O cupcake mais literal que eu já fiz
E pessimamente desenformado.

É muito raro eu fazer uma receita no mesmo dia em que a vejo. Normalmente, salvo nos meus bookmarks, imprimo, faço compras caso não tenha todos os ingredientes à mão... mas hoje vi essa receita maluca no Comidinhas do Bem e não resisti. A promessa de um bolo de chocolate em três minutos de microondas era surreal e tentadora demais para mim.

Segui a receita do jeitinho que a Laila ensinou, só que troquei o café solúvel e a canela por umas poucas raspinhas de chocolate meio amargo. Ah, e também coloquei um nadinha de fermento em pó (mas tão nadinha que não sei se fez diferença).

Na hora de servir, como a Laila, fiz uma calda de chocolate - 1 colher (sopa) de leite, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (chá) de manteiga. Mais 30 segundos de microondas na potência alta, uma mexidinha e pronto, direto para o bolo. Salpiquei com chocolate granulado e me servi!

É importante lembrar que, a não ser que você esteja morrendo de fome, é uma porção meio grande para uma só pessoa.

E se você tiver crianças em casa, faça como outras pessoas que já postaram essa receita em seus blogs: envolva-os na brincadeira e deixe-os preparar a massa! Eles vão amar esse jeito 'futurista' de fazer bolo.

22 comentários:

laila disse...

adorei a empolgação! foi assim q me senti! agora fica o mistério pq o de td mundo ficou torto???
ah vai saber mas fiquei com vontade de tirar o chocolate e fazer uma versao baunilha...sei lá... e com suas raspinhas...ai ai ai ! bjos

Laurinha disse...

Minha filha foi fazer agorinha mesmo....... daqui uns minutinhos conto como ficou!
Ah, tira o chocolate e troca por trigo, põe raspinhas de laranja...
ou rala meia maçã + canela... vixe, vai longe!!!

Laurinha disse...

Pronto, tá feito!!
Ela adorou!
Falei pra ela fazer meia receita, e 2 1/2 no micro pot alta!
Beijinhos,

ĵåииå jōåиïņhå disse...

tbm tô doidinhaaaa pra fazer esse bolo!

ĵåииå jōåиïņhå disse...

letríiiiicia
fiz os spekulatius! acabei de fazer (são 00:41 ufa)...
não ficaram iguais aos seus :(
o sabor ficou meio parecido por causa do cravo e da canela... mas faltou pimenta.

Marizé disse...

Isso resolve os meus problemas de sintomas de privação por algo-doce-com-chocolate!

Beijocas

Carla disse...

que delícia!

bjs

Agdah disse...

Esse é um verdadeiro "mug-cake"...

yaralucas disse...

ai minhas lombriguinhas! Estão todas assanhadas dando pulos e exigindo o bolo imediatamente :O) pena que ainda vou levar umas 5 horas pra chegar ao meu microondas :O)

Beijins procê!

Yara
www.uiaqui.blogger.com.br

Letrícia disse...

Laila, eu fiquei com vontade de testar outras farinhas... fubá, farinha de trigo integral...

Laurinha, essa brincadeira vai longe, mesmo. Tô pensando em colocar cenoura ralada, açúcar mascavo, melado...

Janna, esse biscoito precisa esfriar um pouco para apurar o gosto... assim que eu fiz os seus, fiquei apavorada porque achei que eles não tinham o gosto certo... mas depois ficaram do jeitinho que deviam! Mas não desista, que biscoito é um treco manhoso, mesmo...

Marizé, essa é a maior qualidade desse bolinho. É para as horas de desespero, mesmo!

Carla, é bom, mesmo!

Agdá, é verdade....

Yara, teste quando chegar em casa, que você não vai se arrepender.

Beijos, meninas!

Cris disse...

Alguém precisa reunir estas receitas!!! Estão surgindo mil idéias para este bolo! Você viu que agora estão usando 2 canecas para uma receita? Parece que assim não entorta. Bjs!

Letrícia disse...

Ai, Cris, eu fiquei com muita vontade de fazer isso, mas ando tão enrolada com trabalho que não está dando tempo... mas acho que a Nysa reuniu um monte de receitas quando postou sua experiência com o bolinho. De qualquer forma, quando sair do sufoco, vou dar uma sapeada por aí para ver se alguma ficou de fora!

Beijos!

bruxinha disse...

ajudem, estou desesperada!!

já tentei fazer o bolinho mas ou o meu micro-ondas tem uma potencia máxima demasiado potente ou eu é que sou uma aselha... saiu bem do "forno", estava com bom aspecto, tirei da chávena e provei um bocadinho, nada mau. O problema é que estava um bocado seco. Só comi metade (não resisti e fiz o bolo antes do jantar, ai, ai!) e quando quis comer o resto ele estava duro que nem pedra!! Isto só cerca de meia hora depois de o ter feito...

qual é a "potencia máxima" dos vossos micro-ondas? o meu no máximo tem 900 Watt

obrigada pelas dicas, só me resta ir tentando até conseguir fazer essa delícia de que todas falam!!

Letrícia disse...

Bruxinha, meu microondas tem a mesma potência que o seu, então creio que este não seja o problema.

Uma coisa que todo mundo comenta sobre este bolinho é que ele precisa ser comido todo na hora, depois fica duro (eu não pude comprovar essa característica dele porque sou uma descontrolada e como tudo de uma vez ;-)).

Como o seu bolinho estava um pouco ressecado desde quando saiu do forno, pode ser que não houvesse líquido suficiente. Você usou uma colher medidora para acrescentar os ingredientes? Será que o ovo que você usou não era muito pequeno?

Espero ter ajudado...

Beijos e boa sorte nas novas tentativas!

Gata triste disse...

Letricia, eu fiz o bolo de chocolate, e ele ficou um pouco borrachudo, o que será que fiz de errado?
E a caneca, que tamanho é?
Beijos
Hanna

Letrícia disse...

Hanna, a farinha é um ingrediente meio traiçoeiro - em alguns locais, ela é mais úmida, em outros, mais seca... tente fazer de novo diminuindo um pouquinho a quantidade de líquidos (tire 1/2 colher de sopa de cada líquido e veja se resolve)...

De qualquer forma, quando fiz, segui a receita que a Laila publicou sem alterar nada e deu certo, mas não ficou fofíssimo como um bolo assado no forno. E, pelo que dizem, esse bolinho fica pavoroso quando esfria. Então, coma quente, mesmo!

Bom, espero que isso ajude...

Beijos e boa sorte na próxima tentativa!

Luciana disse...

Fiz hoje o bolinho e adorei! Mas também achei que minha caneca era muito pequena. Cresceu tanto que ficou metade acima da caneca! Mas ficou fofinho e eu também não guardei pra depois! Mas na próxima vou fazer meia receita ou convidar o namorado e dividir em 2 canecas... Uma delícia!

Gata triste disse...

oi Letricia!!
Ah, eu não sosseguei até acertar esse bolo de caneca. Fiz um monte de vezes, com chocolate , sem fermento, com fermento.acheu um jeito que ele não fica borrachudo.
coloquei margarina no lugar do óleo, coloquei um pouco de fermento, (o cabo da colher) e dividi em 2 ccanecas, deixei 1 minuto e meio no micro, e ele ficou fofinho, e depois de meia hora NÂO endurece. Não posso fazer mais... senão vai ser a ruina da minha dieta.
Um beijo
Hanna

Clarissa disse...

Fui descrente para cozinha e fui mudando a receita! kkk Deu certo!

NÃO FICOU TORTO: Usei em vez de caneca um pote redondo de tomar sopa! Do mesmo volume qua a caneca.

Errei a quantidade de chocolate: 4 colheres...e ficou sensacional!

Quanto a potência coloquei na potência 100 e deixei por 4 minutos, não ficou duro depois e nem deformado.

Adorei a receita!
Obrigado, Clarissa

Letrícia disse...

Luciana, se eu fosse você, chamava o namorado para dividir o bolo... aposto que o gosto vai ficar melhor ainda ;-)

Hanna, você é danada! ;-)
Seu bolinho deve ter ficado uma delícia! Também parei com essa história de bolinho de microondas por uns tempos, não há balança que aguente...

Clarissa, boa idéia, a sua, de não usar uma caneca. E chocolate é aquela história - quanto mais, melhor!

Beijos, meninas!

niH disse...

Fiiiz esse bolo e AMEI! E acabei inventando tbm o de laranja, mto boom.
valeu pela dica.

anilina disse...

eu não tinha chocolate em casa, aí abri o armário e encontrei uma mistura pra cappuccino (sabe, essas em pó, da 3 corações?). ficou MUITO bom!=]

Printfriendly