Cardápio de banguela - purê de batatas e estrogonofe de nano-frango

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Estrogonofe de frango desfiadoO estrogonofe de frango nano-desfiado

Como já contei no post anterior, o hômi tirou os sisos. Depois de um dia de comidas frias/geladas doces (porque ele não pode com a idéia de uma sopa fria), o pobre já estava completamente enjoado. Para fazer um agrado nele, que fica muito sofrido quando está 'ferido', quebrei a cabeça e me saí com dois pratos: purê de batatas e estrogonofe de nano-frango.

O purê foi bem básico - 3 batatas cozidas até ficarem bem macias, passadas duas vezes pelo espremedor, uma pelota de manteiga, um tantinho de leite, sal e noz-moscada para dar um 'tchan'.

Purê de batatasO purê, bem simplezinho

O estrogonofe deu um pouquinho mais de trabalho. Eu precisava que ele estivesse completamente pastoso. Mas passá-lo no processador não me parecia uma boa idéia - achei que ia ficar meio nojento, com cara de... bom, deixa pra lá. Moer o frango cru também não me agradava - ia ficar com cara de frango moído, não de estrogonofe.

Resolvi meu dilema assim: cozinhei dois filés de peito de frango em água com uns temperinhos (sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, salsinha, tomilho...). Depois de cozidos, escorri os bichinhos, dei uns apertões neles com o socador do almofariz e fiz com que suas fibras se soltassem. Então, desfiei-os em nano-partículas, com o auxílio de dois garfinhos.

Frango desfiadoFrango antes de ser completamente desfiado (deixei cada fiapo com 2 mm de espessura)

Para preparar o estrogonofe propriamente dito, derreti um tantico de manteiga numa panela, refoguei meia cebola picadíssima, juntei o nano-frango, o suco de um lata de tomates pelados, uma pitada de sal e um pouquinho de molho inglês. Deixei que refogassem um pouco enquanto eu domava o purê de batatas.

Por fim, juntei um punhado de champignons em conserva picadíssimos, deixei refogar uns minutinhos e acrescentei uns 75 ml de creme de leite light. Misturei bem e servi!

Observação:

Você pode picar um pouco mais os fiapos de frango quando o estrogonofe estiver pronto. Aqui em casa não deu tempo, o hômi foi logo se servindo: "pode deixar que eu pico aqui no meu prato!".

10 comentários:

laila disse...

o marido tem sorte da esposa dedicada q encontrou! bjos

lunalestrie disse...

Quando tirei os meus eu teria adorado essa comidinha, mas os buracos ficaram tão grandes que eu tinha medo de qualquer pedacinho, passava tudo no liquidificador... :)

Laurinha disse...

E os meninos têm tanta manha...
Que bom que ele tem você para paparicá-lo! Delícia de papazinho!
Beijinhos,

Marizé disse...

Optima solução para tão grande problema!

Beijocas e bom fim de semana

risonha disse...

coitado do teu homem... espero que ele melhore depressa.
a tua comidinha tem muito boa cara, e já me fartei de rir com a forma como descreveste a situação.

Nysa disse...

adoro estrogonofes :-) está delicioso! beijocas

Sheila disse...

Hahahahahha

*cai da cadeira de tanto rir*

adorei o titulo do seu post! Muito criativo e espirituoso, rsrs

E que capricho hein? Que amor, o maridão deve ter ficado todo feliz neh?

Agdah disse...

Menina, eu tenho que tirar os meus também, mas estou esperando minha sogra chegar por aqui.

Gatinha na cozinha disse...

sei bem o que é marido doente em casa.. o meu esta desde sexta operado de calculo renal..
su areceita parece bem gostosa.... um carinho para quem esta se recuperando... bjs dani

Letrícia disse...

Laila, obrigada! Acho que o deixei mal acostumado, ele anda meio manhosinho ;-)

Luna, pensei muito em passar a comida no liquidificador, mas achei que eu mesma não ia suportar a aparência. Eu sou muito fácil de ficar com nojinho :-P

É, Laurinha, o meu meninão, quando está adoentado, é insuperável. Um dengo...

Obrigada, Marizé!

Risonha, ele já está ótimo, tirou os pontos e tudo.

Nysa, obrigada! Estrogonofe é bom demais, né.

Sheila, eu me segurei para não rir, também. Tadinho, tava parecendo o Fofão, da Turma do Balão Mágico.

Agdá, é gostoso ser cuidada nessas horas. Mas a recuperação é bem tranqüila.

Dani, espero que o seu marido já esteja bem! Ele tem sorte de ter uma companheira tão querida ao seu lado!

Beijos, queridas!

Printfriendly