Cardápio de banguela - vitamina e smoothie

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Passei um tempo sem postar nada porque deixei a bateria da câmera fotográfica sem carga por um bom tempo. E, também, porque resolvi começar o ano desintoxicada, depois dos excessos de fim de ano, e fiz um montão de sopa de legumes, seguindo as louras orientações de uma apresentadora de TV (ah, se arrependimento matasse...).

Mas voltei à ativa desde ontem por um motivo bem prosaico: o hômi aqui em casa tirou os quatro sisos. Ontem, só podia comer alimentos líquidos/cremosos, frios ou gelados. Hoje, pastosos e mornos também podiam entrar no cardápio.

No almoço de ontem, ele bem que achou divertido tomar sorvete - quando a gente é criança, sonha com um dia assim. Mas logo ficou com fome: "faz vitamina pra mim?". Eu usei um abacate pequeno, 400 ml de leite gelado, suco de 1/2 limão, folhinhas de hortelã e açúcar baunilhado, para adoçar.

À noite, ele já tinha enjoado do sorvete. Queria alguma coisa salgada, mas sopa gelada, nem pensar. Contentou-se com um smoothie e umas pedrinhas de sal grosso para chupar. Para o smoothie, usei 200 ml de iogurte gelado, 20o ml de leite gelado, 2 bananas-nanicas e o suco de 1 laranja. Adocei com mel.

Não tirei foto de nada porque a bateria da câmera só terminou de se recarregar hoje de manhã...

Smoothie - é de beber ou de passar no cabelo?

Vira-e-mexe, eu via alguma lanchonete oferecer smoothie. E ficava pensando qual seria a diferença entre ele e a bebida que conhecemos como 'vitamina' no Brasil, feita com frutas batidas no liquidificador com leite.

Pelo que pesquisei, digamos que o smoothie seja um primo saudável do milkshake. É servido gelado e tem consistência mais grossinha, graças à adição de iogurte, frozen yogurt ou banana. As grandes estrelas do smoothie são, mesmo, as frutas, frescas ou congeladas. Vale acrescentar que ele não leva necessariamente leite ou derivados - pode-se fazer com leite de soja, chá verde e o que mais a imaginação mandar.

3 comentários:

Gourmandise disse...

Ainda bem que está calor! Imagina tomar um monte de sorvete e sopa gelada no invernão?! rsrs
Concordo que smoothie seja a versão saudável do engordativo milk shake.
Uma vez meu pai falou: faz um pouco para mim tbm! ao me ver amassando abacate com mel...mas era para passar no cabelo...ele riu muito! Disse que aprendeu mais com duas filhas que se tivesse tido só filhos.
bjo,
Ni.

Marizé disse...

Imagino o sofrimento, gosto muito de doces, mas para saciar a fome nada como o salgadinho.

As melhoras para o marido.

Beijocas

Letrícia disse...

Nina, minha irmã também fazia umas vitaminas bem apetitosas para passar no cabelo... e o que dizer da cera de mel e limão para depilação? O cheiro dela atraía abelhas a quilômetros de distância...

Marizé, obrigada. O hômi já tirou os pontos e está ótimo (mas acho que ficou meio manhoso, hehe).

Beijos, meninas!

Printfriendly