Muffins de chocolate com gotas de chocolate ao leite

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Neste fim de ano, me esfalfei na cozinha preparando cestas de comidinhas felizes para as famílias amigas. Na ocasião, descobri que apanho bastante das receitas de cookies, mas isso é assunto para um outro post.

Pois bem, minhas forças já tinham se esgotado, mas ainda faltava completar algumas cestas com algum bolinho fácil, matador e que usasse gotas de chocolate ao leite. Recorri à cozinha maravilhosa de Cinara e seus muffins de chocolate. A receita original, segundo a Ci contou, é da Nigella. Transcrevo-a a seguir, já informando como a alterei.

Muffin de chocolate com gotas de chocolate

Ingredientes:

1 3/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei 3 colheres)
3/4 de xícara de açúcar (usei 1/2 xícara de açúcar para compensar a doçura das gotas de chocolate ao leite)
1 pitada de sal
3/4 de xícara de gotas de chocolate meio-amargo, mais 1/4 de xícara para decorar (usei chocolate ao leite)
1 xícara de leite
1/3 xícara mais duas colheres (chá) de óleo de canola
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o chocolate em pó, o açúcar e o sal. À parte, misture o leite, o óleo, o ovo e a baunilha. Acrescente os ingredientes líquidos aos secos de uma só vez. Misture apenas até incorporar, acrescentando em seguida as gotas de chocolate. Encha forminhas de muffin até 2/3 da capacidade. Distribua as gotas restantes por cima da massa, e asse por 15 ou 20 minutos, fazendo o teste do palito. Rende 12 muffins (na minha cozinha, rendeu 17).

Faça já!

Essa receita é muito fácil. E é realmente uma unanimidade - dá muffins macios, fofíssimos, doces na medida certa. Tive de fazê-la 3 vezes em 5 dias, pois todo mundo que provava pedia mais.

16 comentários:

prolixa disse...

Eu provei. E peço MAAAAAIS!!!

Laurinha disse...

Não provei, quero agorinha um!!!
Só unzinho....... PLEASE!!!

Beijinhos,

Flor de Sal disse...

E eu???? porquÊ que não provei???
Ke maravilha!!!!

Camila Marinho disse...

Nossa, ficou lindo e tentador! Também estou louca para provar! E essas forminhas estão um charme. Você arrasou! Brilhou com paetê e tudo o mais! Bjos

Marizé disse...

Estes muffins estão tentadores!

Beijocas

Suzana disse...

Ficaram fantásticos os seus muffins e muito bonitos!

risonha disse...

eu também não provei e exigo provar um agora... as forminhas são lindas

Elvira disse...

Estou mesmo agora a tomar chá! Posso tirar uma dessas gostosuras...?! ;-D

Cris disse...

Esta sua amiga, a prolixa, ela tá provando muita coisa aí, estou com ciúme, também quero! :-)

Akemi disse...

Esta receita já é uma unanimidade! Sucesso total e eu ainda não fiz!!!! Está no topo da minha listona!

Letrícia disse...

Cy, você sabe onde você mora, né? Aqui, pertinho de mim. É só ligar, pedir e vir comer.

Laurinha, Flor de Sal, se eu tivesse garantia de que chegaria bem, mandaria para vocês...

Camila, obrigada! As forminhas, esqueci de publicar no post, foram as natalinas que eu ganhei da Agdá, no Amigo Secreto!

Suzana, além de simpáticos, esses bolinhos são muito gostosos. Até as minhas sobrinhas, que torcem o nariz para tudo, comeram e pediram mais!

Risonha, viu que fofas as forminhas que a Agdá me mandou? Além de lindas, elas parecem levemente enceradas - em outras palavras, a gente não fica brigando para separar o papel do bolinho.

Elvira, sirva-se! ;-)

Cris, a Cy (prolixa) mora bem pertinho de mim. Assim, sempre que dá, a gente se encontra e eu a uso como cobaia (coitada, nem sempre é muito divertido)...

Akemi, já consigo imaginar como ficarão lindos os seus bolinhos.

Beijos, queridas!

Cinara disse...

Lê, esta sua foto ficou uma tentação, amiga!!! Seus muffins ficaram perfeitos, e você fez bem em diminuir o açúcar: as gotas ao leite deixam tudo mais doce! Também vivo fazendo estes muffins, e eles sempre ficam da cor dos seus, só que da última vez usei cacau em pó para experimentar: ficaram bem escuros, super bonitos e com um sabor extra de chocolate pra chocólatra nenhum botar defeito! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Letrícia disse...

Ci, acho que vou testar a sua sugestão da próxima vez que fizer essa receita. Eles vão ficar lindos mais escurinhos...

Beijos!

Psicóloga Elaine disse...

OLÁ BOA NOITE.

ME CHAMO ELAINE, E ADORO QUALQUER RECEITA DE DOCES. SOU UMA BARATINHA..RSRS

JÁ FIZ ESTA RECEITA DIVERSAS VEZES, MAS COLOCO 3/4 DE XICARA DE FARINHA DE TRIGO..EM VEZ DE 1 3/4 COMO VC ESCREVEU.
MAS NUNCA RENDEU 12 CUPCAKES..PARA ISSO DOBRO A RECEITA.

A PERGUNTA SERIA, É 1 3/4 DE XICARA DE FARINHA DE TRIGO?

OBRIGADA PELA RESPOSTA E TENHA UMA ABENÇOADA NOIE.

Letrícia disse...

Elaine, a medida está correta e batendo com a receita original, vista no Cinara's Place. Massa de muffin é diferente de massa de cupcake. Muffins são mais densos, levam mais farinha mesmo. Faz muito tempo que eu não faço esta receita, mas se eu não me esqueci, rende 12 ou mais bolinhos.

Abraços!

Psicóloga Elaine disse...

Boa noite,
Obrigada, Letrícia pela amável resposta.
Eu fazia a receita como cupcake, e é verdade, com 3/4 de xícara a massa fica bem fofinha!
Não sabia da diferença do Muffins com a do Cup.
Vou aderir qq dia desses de fazer uma massa mais densa para ver o resultado.
Tenha uma noite especial.bjkas

Printfriendly