Udon salteado na wok

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Matei minha vontade de comer udon com caldo, mas não consumi todo o udon. O que fazer com aquele tantão de macarrão cozido? Confabulei com as panelas e elas me deram uma boa sugestão: saltear na wok!

Udon preparado na wok

Ingredientes:

1 cebola cortada em tiras
1 cenoura ralada ou cortada em palitos fininhos
1 colher (sopa) de picles de gengibre (fatiado fininho, à moda japonesa)
200g de macarrão para udon cozido
3 bastões de kani-kama (bastões de massa de peixe brancos com capinha cor-de-rosa) cortados em rodelas
Shoyu (molho de soja), saquê kirin – a gosto
Óleo de gergelim torrado para saltear
Salsinha gergelim preto para salpicar antes de servir

Modo de preparo:

Aqueci um pouco de óleo de gergelim (umas duas colheres de sopa) na wok e despejei dentro a cebola, a cenoura e o gengibre. Salteei um pouco os legumes e deixei que ficassem mais macios.

Em seguida, acrescentei o macarrão para udon já cozido e o kani em pedaços e dei uma salteada neles. Por fim, adicionei um pouco de kirin (algo em torno de 1 ½ colher de sopa) e de shoyu (talvez 2 ½ colheres de sopa), misturei bem e deixei apurar um pouco.

Servi com salsinha picada e gergelim preto por cima, para dar uma cor.

5 comentários:

Migas disse...

O nome é estranho para mim, mas o aspecto é delicioso! :o)

Marizé disse...

Adoro udon de qualquer maneira, mas assim salteado é mesmo o meu preferido.

Está linda a foto.

Beijocas

Gatinha na cozinha disse...

nunca comi udon, se comi acho que nem sei..srsrs mas adorei a receita.. tenho wok pois ganhei de casorio e uso bem pouco por falta de receitas/ideias... então a sua veio bem na hora:)
bjkas dani

Akemi disse...

Aqui este prato se chama yaki udon e eu adoro também! Aliás, sou suspeita para falar de udon, soba, lamen.... amooo!!! rsss

Letrícia disse...

Migas, se encontrar esse macarrão em alguma lojinha de produtos orientais, vle a pena provar. Ele é bem gostoso!

Marizé, acredita que eu nunca tinha provado ele assim? Só feito com caldo e no sukiyaki. Mas eu imagineava que ficaria bom.

Dani, a wok é muito prática para saltear legumes, verduras, carnes... também se presta bem a frituras profundas.

Akemi, eu supeitava que o nome fosse esse, mesmo, mas meus parcos conhecimentos de nihongo não me permitiram ter certeza... além destes que você citou, amo bifum e harussame.

Beijos, meninas!

Printfriendly