Bolo quádruplo de chocolate da Nigella

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Nas férias do ano passado, tive a oportunidade de assistir a um canal de TV por assinatura cheio de programas interessantes – muitos deles, de culinária (o GNT).

Foi quando eu tive meu primeiro contato com a Nigella Lawson. Até então, só sabia que era uma moça que lambia os dedos e a colher enquanto cozinhava. Hoje, sei que ela também tem um jeito afetado de falar, que é roliça e bonita (eu acho) e que tem uma mente gorda criminosa. ;-)

Um exemplo disso é esse bolo, que recebe o nome de bolo quádruplo de chocolate porque tem chocolate de quatro formas diferentes (em pó, em calda, em gotas, em raspas). Resolvi testá-lo como sobremesa na orgia de pizzas e foi sucesso absoluto. Por incrível que pareça, ele não é muito doce. E é um excelente companheiro para o sorvete de creme.

A receita foi anotada às pressas, durante um programa. Há uma seqüência de inclusão dos ingredientes, mas eu não me lembro direito.

Bolo de chocolate quádruplo

Receita adaptada do programa Nigella’s feasts


Ingredientes:


1 2/3 xícara de farinha de trigo
1 1/3 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento
175g de manteiga amolecida
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
1/3 de xícara de sour cream (usei coalhada; também é possível usar iogurte)
2 ovos
½ colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de água quente
1 xícara de gotas de chocolate

Modo de preparo:

Comece forrando uma forma de bolo inglês com papel alumínio e preaquecendo o forno a 170°C.

No processador de alimentos, bata a farinha, o açúcar, a manteiga, os ovos e a essência de baunilha. Adicione em seguida o cacau e a água quente e bata mais um pouco. Junte então o sour cream (ou a coalhada, ou o iogurte) para uma última batida.

Feito isso, é hora de acrescentar o fermento e misturá-lo delicadamente, à mão (não me lembro se a Nigella fez isso, mas acho que é recomendável – fermento não gosta muito de agito). Por fim, acrescente as gotas de chocolate e misture-as à massa.

Despeje a massa na forma de bolo e leve para assar por uma hora (faça o teste do palito para ver se está bom).

Tire o bolo do forno e prepare uma calda para despejar sobre ele – leve ao fogo ½ xícara de água, ½ xícara de açúcar e 1 colher (chá) de cacau eu pó. Misture bem e deixe ferver um pouco até engrossar. Despeje no bolo ainda quente.

Para terminar a perdição, espere que o bolo esfrie um pouco e salpique raspas de chocolate meio amargo em cima dele.

Observações:


* A dica de forrar a forma com papel alumínio é muito boa. Não é preciso untar nada, o bolo sai facinho da forma... e, claro, não tem assadeira para lavar!
* A Nigella fez o bolo no processador de alimentos, mas é bem provável que você possa fazer num liquidificador potente, ou com a batedeira, ou à mão, mesmo.
* Estou desconfiada de que o marcador de temperatura do meu forno não é confiável. O bolo demorou quase o dobro do tempo para assar.
* Não sei se foi porque ele assou por muito tempo, ou porque precisou esperar muito para ser comido. O fato é que se formou uma casca grossa e crocante sobre o bolo. Eu achei ótimo ;-)
* A massa do bolo que eu assei ficou com uma consistência que lembrava o brownie, uma delícia.
* Fuçando os blogs amigos, descobri que o Vitor Hugo, do Prato Fundo, também fez esse bolo, com pequeníssimas diferenças. Vale a pena conferir (o dele ficou mais bonito que o meu!).

9 comentários:

Ana Elisa disse...

Esse bolo é mesmo uma delícia! E o bom é que ele dá margem para várias adaptações interessantes. Eu o fiz num liqüidificador bem porqueira, e vai muito bem, porque a massa é bem líquida. Meus bolos também ficavam muito tempo no forno, até que comprei um termômetro de forno baratinho e descobri que o que marcava 180ºC no meu forno, na verdade era 150ºC!! Tudo mudou depois disso. Recomendo o termômetro.

Abraços!

laila disse...

ai que delicia esse bolo leticia!!!já vi a nigella fazendo e vi no vitor hugo tbm..e tds as vezes me tentei!! quem sabe eu faço!! bjos

Laurinha disse...

Já vi este bolo, fujo dele mas não tem eito, vou ter que fazer, sua descrição me convence...
Ficou lindo, viu! Adoraria um pedacinho da casquinha....
Beijinhos,

Marizé disse...

Já vi este bolo em vários sitios, e a receita está anotada há séculos.

Agora então ao ver este é que fiquei cheia de vontade de fazer.

Beijocas

Agdah disse...

Foi esse o que Cinara postou também?

Gatinha na cozinha disse...

aiaiaiaiaiaiaia.... mias uma semana que me acabo nos doces....amo chocolate!!! estes 2 meses chego a sonhar com essa tentação..srs bjkas dani

Letrícia disse...

Ana, vi sua adaptação do bolo da Nigella. Muito apetitosa. Quanto ao termômetro, vou comprar, sim. Chega de sofrer.

Laila, esse bolo vai ficar incrível nas suas mãos, tenho certeza!

Laurinha, eu também tentei fugir desse bolo, mas volta e meia ouvia falar o nome Nigella e pensava nele...

Marizé, vale a pena fazer. É bem facinho e fica um luxo.

Agdá, esse é um pouco diferente daquele da Cinara.

Dani, em semana de Valentine's Day, é permitido comer mais chocolate ;-)

Beijos, queridas!

Cris disse...

Ai que pecado!!! Deve ser muito bom!

Letrícia disse...

Cris, acho que é um dos melhores bolos de chocolate que já comi. Recomendo!

Beijos!

Printfriendly