Muffins salgados de legumes e lingüiça calabresa

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Acho que já comentei aqui que não é muito comum que eu me deixe arrebatar por uma receita. Normalmente, tenho uma fase de ‘flerte’ com ela – olho e olho para ela, até que o interesse supere a inércia ( e isso às vezes pode ser bem demorado).

Mas com os muffins de legumes da Joaninha, não teve jeito: fiquei doida para fazer! Tive de me esforçar para não fazer na mesma hora em que os vi.

O que mais gostei na receita é que ela é muito versátil – você pode substituir os legumes por outros de consistência semelhante, na mesma proporção; pode usar o queijo que tiver em casa; pode usar bacon, lingüiça calabresa defumada e, provavelmente, outros tipos de carne. Recomendo!

Muffin de legumes

Receita (muito) adaptada de Joaninha, do Chef Haruki

Ingredientes:

175g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos
80 ml de leite
120g de queijo ralado (usei queijo canastra, mas você pode usar emental, mozzarela, cheddar...)
1 lingüiça calabresa de 100g picada em pedaços pequenos
1 cebola picadinha (usei uma roxa)
1 dente de alho picadinho
1/3 de cenoura ralada
½ batata média descascada e ralada
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180°C e prepare 12 forminhas de muffin untando-as e salpicando-as com farinha (se preferir, use forminhas de papel e poupe-se deste trabalho).

Numa panela, refogue a lingüiça calabresa na própria gordura. Quando os cubinhos de lingüiça estiverem douradinhos, acrescente a cebola e o alho e deixe refogar um tempo. Quando eles estiverem macios, acrescente a cenoura e a batata raladas. Refogue mais uns minutinhos, acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino, desligue o fogo e deixe esfriar.

Numa tigela pequena, misture o leite, os ovos e a salsinha. Reserve. Em outra maior, peneire a farinha e o fermento, adicione o queijo e misture bem. Em seguida, acrescente o refogadinho de legumes e lingüiça. Mais uma misturada. Por fim, adicione os ingredientes líquidos batidos e misture delicadamente, só para incorporá-los.

Encha 2/3 das forminhas com essa mistura e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. Se quiser, salpique um pouquinho de parmesão ralado sobre os bolinhos antes de levá-los ao forno (não é realmente necessário, mas fica bonito).

Muffin de legumes

13 comentários:

Gourmandise disse...

Amanhã vou ver se tenho tempo para fazer, fiquei com muita vontade!
bjo,
Nina.

Marizé disse...

Quando vi estes bolinhos da Joaninha, (minha querida amiga secreta), também fiquei fascinada.

Os seus estão lindos de cair para o lado, só me deixou com mais vontade ainda de os fazer.

Beijocas

Gatinha na cozinha disse...

nossa que gostosura!!!! vou experimentar no final de semana.. o maridão vai gostar:)
bjkas dani

Goreti disse...

Acho que hoje vai rolar essa receita...niver do marido...vai cair como uma luva...


Beijos!!!

Patricia Scarpin disse...

Nunca fiz muffins salgados, Lê - os seus estão lindões!

Cris disse...

Fiquei com água na boca, ficaram lindos!!! Aliás, esta cozinha está bombando, quanta coisa deliciosa tem saído dela! bjs!

Cinara disse...

Estou doidinha para fazer muffins salgados, Lê! Já anotei esta receita, e por mim faria agora mesmo... É a fome de final de tarde! ;o)
Beijinhos!

Letrícia disse...

Nina, já estou curiosa para ver como será a sua versão!

Marizé, esses muffins da Joaninha são geniais. Já tinha visto receita de muffin salgado, mas nenhuma tinha me conquistado.

Dani, faça, sim! Você e o maridão vão adorar!

Goreti, nem tinha pensado nessa possibilidade de servi-los em festinhas! deve dar muito certo!

Patricia, foram os meus primeiros muffins salgados, também. Mas, certamente, não serão os últimos! :-)

Ô, Cris, obrigada! Comigo é sintomático - toda vez que tem feriado prolongado, a cozinha fica mais ativa. Aproveito para testar receitas, já que vai ter mais gente para comer.

Ci, eu sempre fiz cara de nojinho quando imaginava muffin salgado, mas fiquei completamente rendida pela receita da Joaninha. Faça e veja como é bom ;-)

Beijos, queridas!

Laurinha disse...

Que delícia! E ficaram lindos também! Anotada!
Beijinhos,

Letrícia disse...

Obrigada, Laurinha. Bom vê-la de volta! Beijos!

Téia disse...

Lê, que maravilha.... Também nunca fiz muffin salgado. A idéia é ótima,adorei. Bj querida.

Letrícia disse...

Muffin salgado é bom demais, Téia! A Akemi e a Luna (e outras pessoas que a minha memória de peixe não registrou) também fizeram um muffin de queijo com sementes que é um espetáculo!

Beijos!

AnaC disse...

Acabaram de sair do forno...Mudei a receita para a minha filha de 2 anos poder comer e ficaram muiiiiiiiiiito bons!!!

Printfriendly