Penne ao molho de lagarto na cerveja

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Penne ao molho de lagarto na cerveja

Sou totalmente avessa a jogar comida fora. Sempre que sobra um restinho de comida que está com cara de que não vai ter muita adesão numa próxima refeição, já fico com a cabeça fervilhando de idéias, pensando na forma de aproveitá-lo.

Depois de muito sanduíche de lagarto ao molho de cerveja preta, sobrou uma única fatia de carne e um tantão de molho. Poderia fazer um novo sanduíche e jogar o molho no lixo. Jogar o molho no lixo? Nem a pau, Juvenal!

Fiz assim: piquei em cubos pequenos uma lingüiça calabresa defumada e fritei-a na própria gordura. Acrescentei 1 cebola roxa e dois dentes de alho bem picados. Juntei 2 tomates picados (com pele e sementes, mesmo) e deixei apurar. Depois, foi só adicionar o molho do lagarto, a fatia de carne picadinha, misturar bem e deixar reduzir uns 40%.

Enquanto isso, cozinhei 180g de penne em água fervente com um pouquinho de sal. Quando ficou al dente (ou “autêntico”, como já dizia uma cozinheira por aí), escorri a massa, despejei no molho reduzido, misturei e servi, salpicado com folhas frescas de manjericão.

9 comentários:

risonha disse...

Letrícia, tu és cá das minhas... eu também aproveito tudo como já deves ter reparado
esse teu penne ficou com muito boa cara.

Gatinha na cozinha disse...

que delicia.. tb aproveito tudo ... laragto na cerveja é o meu preferido!!!!! e aproveitar com massa então... crime perfeito::: rsrs bjkas dani

Goreti disse...

Agora imagina só Letrícia se tu tivesse jogado fora...Sinceramente essa massa tá com uma cara ótima....
Babei...
Beijos!!!!

Akemi disse...

Amiga, imagina jogar fora o melhor desta carne??? Jameee!!! rsss
Este penne deve ter ficado jóia com este molho! Beijocas e obrigada pelo carinho, fico imensamente feliz pelas receitas do PG inspirarem as pessoas! Bom domingo!!!

Letrícia disse...

Risonha, eu adoro ver como você aproveita as sobras na sua casa... me dá boas idéias!

Dani, como a minha mãe eliminou a carne vermelha do nosso cardápio quando eu tinha 8 anos, o lagarto não chegou a fazer parte das minhas referências mais próximas... mas realmente é uma delícia!

Goreti, obrigada! :-)

Akemi, o Pecado da Gula sempre vai ser fonte de inspiração para mim!

Beijos, meninas!

Adriana disse...

Conheci o teu blog através do da Cinara , e amei , e pra começo já estou com o mesmo "problema" que vc estava e agora achei a solução , fiz um lagarto só que a vinagrete o lagarto se foi e estou com um mundo de molho e morrendo de dó de jogar fora , vou tentar fazer esse molho lindo que vc fez . Obrigada.
Um abraço.

Letrícia disse...

Adriana, que bom que essa idéia ajudou você! Visitei o seu blog e fiquei encantada com as artes que você faz na cozinha e com as agulhas de tricô. Vou visitá-la sempre!

Beijos!

Graça disse...

Só agora vim conhecer o seu blog. Relevante a preocupação em reaproveitar as sobras de alimentos e criar outros pratos. Tenho, também essa preocupação com o meu trabalho. Quando puder visite o www.receitasdafamilia.com

Letrícia disse...

Oi, Graça! Evitar o desperdício de alimentos é realmente importante. Ainda acho que faço pouco, pois só reaproveito a comida que já fiz. Minha intenção é aprender a aproveitar integralmente o potencial de alguns alimentos (como o SESI ensina com o Cozinha Brasil).

Beijinho e obrigada pela visita!

Printfriendly