Pão de arroz integral

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aqui em casa temos baixa adesão ao arroz integral (só eu como, para ser mais precisa). Tinha feito uma boa porção e estava comendo quase todo dia, mas no ritmo em que eu estava, não ia conseguir evitar que ele estragasse.

Resolvi dar uma de doida e testar fazer pão com ele. Tomei como referência uma receita de pão de batata, fiz ajustes aqui e ali e cruzei os dedos para dar certo. E não é que deu?

Pão de arroz integral

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo branca
250g de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal (a quantidade vai depender de quanto sal houver no seu arroz integral)
600 g de arroz integral cozido
1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo
1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de açúcar
1 ovo
1/2 xícara de óleo de canola

Modo de preparo:


Em uma tigela pequena, misture meia xícara de água morna com o fermento e o açúcar e deixe agir.

Enquanto isso, em outra tigela, misture o restante da água, o óleo, o ovo e o arroz integral cozido. Mexa até formar um mingau grosso e, em seguida, utilize o mixer para afiná-lo um pouco. (eu não afinei demais porque não me importava de encontrar uns grãozinhos inteiros no pão). Por fim, adicione o líquido fermentado ao mingau e misture bem.

Misture os sal e as farinhas e forme um monte com eles na sua superfície de trabalho. No meio do monte, faça uma cova e despeje o mingau. Incorpore os ingredientes até formar uma bola de massa que desprenda das mãos.

Sove a massa por uns 10 minutos até que ela fique lisa (tanto quanto possível) e elástica. Feito isso, coloque-a numa bacia untada com óleo vegetal. Gire-a dentro da bacia para que toda a sua superfície fique ligeiramente oleosa. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume.

Depois que a massa crescer, extraia o gás acumulado dentro dela dando-lhe uns apertões. Espere 10 minutos para que ela se recomponha. Feito isso, modele os pães e acomode-os em assadeiras untadas e enfarinhadas (fiz um pão de forma e um mais achatado, grande). Cubra e deixe crescer até dobrar de volume.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que os pães fiquem com uma coloração castanha no topo (isso leva aproximadamente 1h).

Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

Observação final:


O hômi, que torceu o nariz para o pão quando ouviu falar que levava arroz integral, tem comido generosas fatias todo dia. E sempre elogiando a maciez e o sabor. HA!

20 comentários:

Marizé disse...

Que pão maravilhoso!
Deve ter ficado uma delicia assim com o arroz integral.

Beijocas

Gatinha na cozinha disse...

ei Le! que ideia legal!"!!! aqui em casa so comemos arroz integral.. é raro comer outro.. vou tentar este pão... bjkas dani

Laurinha disse...

Menina, vc é danada com pães hein! muito bem! Eu não torceria o nariz não, já ia logo pegando um nacão!
Beijinhos,

Juliana disse...

Le, já falei que eu me inspirei com um pão seu pra fazer meu primeiro pão, né?
E esse aí, então, superou!
Comemos arroz integral em casa todos os dias, mas sempre tem uma sobrinha que eu acabo congelando pras fazer uma torta, mas agora vou variar.
Lindo!

Beijinhos

laila disse...

adorei! ficou tão lindo! eu roubaria um pedação com requeijão..ai ai ai! bjos

Karen disse...

Que idéia incrível!

Gourmandise disse...

Em casa raramente comemos outro arroz. Mas nunca fiz pão! Vou anotar a receita, super útil!
bjoca,
Nina.

risonha disse...

os homens são umas pestes mesmo... normalmente trocem o nariz e depois acabam comendo sempre mais do que nós, certo?
está lindo o teu pão..

Alison disse...

Olá tenho uma comunidade destinada aos empreendedores e proprietários de restaurantes, bares, lanchonetes e afins. Este grupo foi criado com o objetivo de discutirmos sobre as melhores práticas, dicas, fornecedores, administração de restaurantes, compras, vendas e organização. Esta é uma forma de agregarmos mais conhecimento ao nosso negócio para que o nosso trabalho nos leve ao Sucesso.

Caso queira trocar links entre nossos blogs tenho interesse ok!!!

Nosso blog http://gestaoderestaurantes.wordpress.com

No Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=43146862

Nosso Grupo do Yahoo Grupos http://br.groups.yahoo.com/group/Gestao_de_Restaurantes

Meu e-mail: alisonalves@yahoo.com.br

Um abraço

Alison

Letrícia disse...

Marizé, ficou bem gostoso, mesmo!

Dani, tente fazer, sim, e depois me conte como foi!

Laurinha, sou neta de padeiro... acho que esse gosto por farinha e fermento está no sangue ;-)

Juliana, é verdade! Eu me lembro do seu post - seus pães ficaram com ótima aparência!

Laila, Karen, obrigada! =)

Nina, já fico curiosa, pensando em como você vai aperfeiçoá-la =)

Risonha, aqui em casa é um problema... o hômi é daquelas pessoas que dizem que não gostam de uma comida sem nunca terem provado. Mas, aos poucos, estou conseguindo dobrá-lo ;-)

Alison, obrigada pelo convite!

Abraços, pessoal!

Leila disse...

nunca comi pao de arroz integral. com certeza deve ser uma delicia. beijinhos

Leila disse...

nunca comi pao de arroz integral. com certeza deve ser uma delicia. beijinhos

Gata triste disse...

Letrícia,
outro dia, numa dessas pesquisas pela internet, encontrei um post seu detonando o cligth de Limão...
Ele é ruim mesmo!!! Eca! Mas experimente o de caju, o de uva, tangerina, laranja. Eu adorava o de pera, mas enjoei.
Um abraço!,
Hanna

Cris disse...

Novidade total para mim, que delícia deve ter ficado, se o hômi aprovou...

Agdah disse...

Ficou lindo.

Luciana Macêdo disse...

Pelo visual, sua experiência com certeza deu certo.
Bjs!

Luciana Macêdo disse...

Eu de novo, para quem nunca deixou comentários estou demais né?
Mais tarde passa no Cafezinho das Cinco que tenho um presente para voce.
Bjs!

Goreti disse...

Que super!!!
Nunca imaginaria fazer pão com arroz integral, parabéns pela ´criatividade...o produto final ficou ótimo!!!

Beijos!!!

Letrícia disse...

Leila, para ser bem sincera, nem eu tinha comido até então ;-) Mas eu suspeitava que daria certo.

Hanna, vi seu comentário no post sobre o suco e me diverti muito com ele. Menina, que coisa horrorosa! Aquilo lá, não bebo nem paga!

Cris, a glória do pão de arroz integral se completou quando levei-o para ser provado pela mamãe. Ela AMOU!

Agdá, obrigada! =)

Ô, Lu, obrigada pela indicação! Não conhecia o Cafezinho das Cinco e adorei!

Goreti, obrigada! Que bom que gostou!

Beijos, queridas!

Prof. Henrique disse...

Só como arroz integral, e adoro pão. Então vou unir o útil ao agradável e experimentar tua receita. Valeu a dica!!!

Henrique.

Printfriendly