Tabule (ou quase isso)

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Uma das minhas saladas preferidas é o tabule. Com um pãozinho árabe ou acompanhando uma kafta, hummm...

Minha receita de tabule não é muito fiel à clássica, que leva pimenta síria e cebolinha e não tem pepino. As medidas dos ingredientes também são as que eu gosto. Mas vale como inspiração para quem quiser fazer, também.

Tabule

Ingredientes:

½ xícara de trigo partido
½ cebola roxa picadinha
1 tomate em cubinhos
1 pepino japonês em cubinhos
Suco de 1 limão pequeno
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de sal
Salsinha e hortelã picadinhos, a gosto

Modo de preparo:

Deixe o trigo de molho em 1 xícara de água filtrada por 20 minutos (ele ficará inchado e macio). Escorra-o em uma peneira fina, espremendo um pouco para tirar o excesso de umidade.

Coloque-o em uma tigela e junte os tomates, a cebola e o pepino. Misture um pouco e, em seguida, tempere com o azeite, o suco de limão e o sal (ajuste o tempero às suas preferências!).

Como eu gosto de comer o tabule mais geladinho, levo-o à geladeira neste ponto. E deixo para acrescentar a salsinha e o hortelã antes de servir, para que eles não fiquem murchos por causa do tempero.

Essa porção dá para 2 pessoas com fome. Ou, no meu caso, para uma só, por duas ou três refeições (o hômi não é tão fã de tabule quanto eu).

5 comentários:

Marizé disse...

Que sugestão maravilhosa, para uma refeição leve e saudável.

Beijocas

Laurinha disse...

Também adoro tabule, uma salada fresca, completa!
Adorei lembrar dela, já vou anotar pra comprar trigo!
Beijinhos,

laila disse...

humm adoro tabule!!e o seu esta lindo! é mais ou emnos como faço...só q nunca anotei as quantias!!!

bjs

Gourmandise disse...

No verão, costumo trocar o almoço por algo leve, como um tabule.
bjo,
Nina.

Letrícia disse...

Marizé, Laurinha, Nina, tabule é, mesmo, perfeito para os dias quentes! Passei um tempo sem fazer porque esquecia de colocar o trigo partido na lista de compras. Mas agora que estou com o estoque reabastecido, quero fazer mais vezes!

Laila, pra falar a verdade, também nunca tinha feito tabule controlando as quantidades dos ingredientes, sempre foi mais ' no olho', mesmo...

Beijos, queridas!

Printfriendly