Tortilla de batatas - uma fritada muito da boa

quinta-feira, 13 de março de 2008

Outro dia, visitando o blog da Karen, deparei com tortillas de batatas. Eu morria de curiosidade em relação a elas desde que passei as férias em Buenos Aires, em 2006. Fui a vários bares/lanchonetes que tinham as tais tortillas no cardápio, mas sempre ouvia dos meus amigos que moram lá que não valia a pena pedir - era só uma fritada de batata e cebola.

Resolvi fazer aqui em casa - evidentemente, com adaptações e algumas invencionices. Como disse à Karen, no fundo, a tortilla é isso, mesmo: uma fritada de batata e cebola. Mas é tão bom!

Tortilla de batata
Receita adaptada - fonte: Karen (Kafka na Praia) e Lara Leal (Ratatouille)


Ingredientes:

1 batata de 180g cortada em rodelas finas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 ovos médios
1 cebola roxa cortada em cubinhos (pense na possibilidade de cortar em tirinhas, que fica bem bonito)
2 filés de anchova
1 bisnaguinha de pão branco em cubinhos (use pão de forma, que também funciona)
1 colher (chá) de alho desidratado granulado (um dente de alho picadinho também funciona)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha picada a gosto
Queijo parmesão em lascas (era o que eu tinha em casa - usei 1/4 de xícara)

Modo de preparo:

Aqueça uma colher (sopa) de azeite numa frigideira antiaderente e coloque as rodelas de batata para fritar, tomando o cuidado de virá-las de vez em quando para que dourem por igual. Enquanto isso, esmague os filés de anchova num potinho e misture com a cebola. Adicione essa mistura à frigideira onde estão as batatas e deixe que cozinhe até as cebolas ficarem translúcidas. Quando esse refogado estiver pronto, tire-o do fogo, disponha numa tigela e reserve.

Na mesma frigideira em que preparou as batatas, aqueça mais uma colher de azeite e frite o alho e os cubinhos de pão até dourar. Tire do fogo e misture delicadamente às batatas (tente não partir as rodelinhas de batata, que elas ficam mais bonitas inteiras).

Pronto, agora é só bater os dois ovos e temperá-los com pimenta do reino, salsinha e sal a gosto (cuidado com o sal - o filé de anchova tem um pouco).

Arrume a mistura de batatas num refratário pequeno, despeje por cima a mistura de ovos e salpique com as lascas de parmesão.

Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 10 minutos ou até que o queijo derreta. Rende uma porção para uma pessoa faminta ou para duas com menos fome.

Observações:

A receita original pede alho-poró e uma pitada de páprica picante para refogar junto com as cebolas e batatas. Também pede queijo gorgonzola, em vez de parmesão. Como não tinha todos os ingredientes em casa, improvisei e fiquei satisfeita com o resultado. Se eu fosse você, provava as duas versões - é o que eu vou fazer ;-)

12 comentários:

Elvira disse...

É muito diferente da tortilha de batatas espanhola, mas também parece deliciosa. :-)

Beijos.

Gourmandise disse...

Com anchova ainda não experimentei, deve ficar bom demais!
bjo,
Nina.

Laurinha disse...

hummmm, com anchovas, humm, batatas, hummm tortillas!!!
Menina, deve ter ficado bom demais!
Beijinhos,

laila disse...

amoooooooooooo tortilla, e digo q minahs preferidas sao batatas, cebolas, pimentao vermelho, e ovos...mas essa parece bem gostosa! bonitona esta!!!

bjs

nanda disse...

Um atortilha diferente com ingredientes que eu adoro, perfeita, gostei muito da receita ,bjs

Marizé disse...

Que bela versão de tortilha, gostei de todos os ingredientes, logo: só pode ser muito boa.

Beijocas e bom fim de semana

Karen disse...

Que bom que gostou! Eu achei super prática para o dia a dia! Dá para colocar quase tudo o que estiver na geladeira! ;)

Letrícia disse...

Elvira, depois visitei o seu blog e vi uma receita de tortilla espanhola. Fiquei com vontade de fazer, ainda bem que tem bastante batatas em casa ;-)

Nina, as anchovas são peixinhos especiais. Adoro!

Laurinha, ficou, sim!

Laila, a sua versão também parece muito gostosa!

Nanda, obrigada! :-)

Marizé, o bom desses pratos simples é que dá para inventar bastante moda ;-)

Karen, adorei a receita! Farei sempre!

Muitos beijos a todas!

Eliana Scaramal disse...

Estou de olho nessa receita! A foto está linda!

Letrícia disse...

Eliana, você, com suas mãos de fada, vai deixar essa tortilla ainda melhor, aposto!

Cristiane disse...

tava fuçando aqui no seu blog e li esse post antigo. fui eu que falei mal das tortillas? não lembro! Mas tenho certeza que a sua é melhor. Aqui quase não se usa tempero. pimenta do reino é picante demais pra eles. aí, já viu... purê de batatas normalmente é só batata cozida e amassada. nem um leitinho, uma noz-moscada...
mas bem que vc podia voltar, hein? agora eu conheço melhor onde tem as comidinhas "ricas".

Letrícia disse...

Chiris, foi você, mesmo! Ah, menina, vontade de voltar não falta. O que falta é a verba :-/

Saudadona de vocês!

Beijão!

Printfriendly