Cookies de aveia, gotas de chocolate e macadâmia

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Olá! Estamos de volta à nossa programação normal!

Aproveito o meu retorno para contar que, aos poucos, estou superando um trauma: os cookies. Com raras exceções, não costumo ter muito sucesso nas fornadas que faço - e por incompetência minha, já que quase sempre uso receitas campeãs da Patrícia e Cinara, que dispensam apresentações.

Por um tempo, relutei em enfrentar os cookies de novo. Mas recobrei a coragem e ataquei outra vez, usando uma receita de um livro que ganhei de natal.

E não é que ficou bom? Os cookies ficaram fofos e muito gostosos. Da próxima vez que os fizer, acho que só vou reduzir um tiquinho a quantidade de açúcar.

Cookies de aveia, chocolate e macadâmia

Receita adaptada do livro "Receitas Caseiras - Biscoitos", de Le Cordon Bleu.


Ingredientes:

125g de farinha sem fermento
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
100g de açúcar mascavo escuro
125g de manteiga sem sal
1 ovo, ligeiramente batido
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
1 colher (sopa) de leite
160g de flocos de aveia
60g de gotas de chocolate meio amargo
60g de macadâmia torrada e picada grosseiramente

Modo de preparo:


Aqueça o forno a 180°C. Peneire a farinha com o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal.

Forme um creme com os açúcares e a manteiga (pode usar a batedeira ou bater à mão, se estiver animada). Adicione o ovo, a baunilha e o leite, batendo bem até obter uma massa lisa. Misture os ingredientes peneirados e mexa bem. Por fim, junte os flocos de aveia, as gotas de chocolate e a macadâmia e misture até incorporá-los.

Com uma colher de sopa, forme bolotas com a massa e coloque-as em assadeiras forradas com papel-manteiga. Deixe uma distância de 5 cm entre elas (a massa espalha bastante). Leve ao forno durante 12 minutos ou até que fiquem moreninhos.

Neste ponto, há uma discordância entre o que eu fiz e o que o livro pedia para fazer. Eu deixei que os cookies descansassem um pouco na assadeira antes de removê-los para a grade onde eles esfriariam. Mas o livro pede que eles sejam levados imediatamente para a grade, assim que saem do forno. Da próxima vez, vou fazer como o livro indica só para saber o que acontece.

Notas finais:

* Hoje, relembrando os meus muitos fracassos, penso se não deveria ter deixado a massa por mais tempo na geladeira – preparei meus cookies em dias muito quentes. Bom, só testando mais para ver.

* A receita original levava raspas de laranja e, no lugar das gotas de chocolate e da macadâmia, 125g de uvas-passas. Imagino que fique bom também (só acho que é muita uva-passa, até para mim, que gosto).

* Essa receita é meio banal, fiquei pensando se valia a pena publicá-la. Depois cheguei à conclusão de que ela tem uma grande qualidade – se ela conseguiu ficar boa comigo, deve ficar boa com qualquer um ;-)

15 comentários:

Laurinha disse...

Saudades!!!!
E voltou com a bola toda , hein! cookies! E dos bons! Adorei!
Beijinhos,

ameixa seca disse...

Olá!
Essa receita merecia ser postada sim senhora. Tem uma cara óptima :-)

Nana disse...

Cookies é sempre bem vindos, pq não posta-los???
Ficaram lindos.
Bjs

Gourmandise disse...

Voltou!
E com cookies!
bjo,
Nina.

Goreti disse...

Uhuuuuu, ela voltou!!! E com medalha depois dessa receita campeã..parabéns pela vitória...ainda bem que vc não desistiu.

Beijos!!!

Flavinha disse...

Voltou arrasando, hein? Adorei!

Ah! Sempre que você achar uma receita meio banal, lembre-se de mim e poste, afinal eu gosto dessas e já acho que tem grau de dificuldade alto! Rsrsrs...

Mas eu também não desisto! Parabéns!

Bjs

Agdah disse...

Que bom que vc já voltou. Agora, essa "..manteiga sem açúcar..."???? :). Eu acho que vc pensou em dizer sem sal, não foi????

Letrícia disse...

Meninas, obrigada pelo carinho (e pelo incentivo! =D).
Agdá: eita, é manteiga sem sal, mesmo... ainda bem que você me avisou! Vou corrigir agora!

Beijos a todas!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Letrícia...menina acredita que eu tb não conseguia fazer cookies de jeito nenhum!!! Mas, assim cm vc não desisti, fiz muitas receitas e dps de milhares de tentativas, hj consigo cozinhá-los, mas nd tão perfeito cm os da Cinara e da Patrícia!!! Qdo der passa no meu cantinho...te deixei no dia 17/05 um selinho de presente!!!bjs

laila disse...

Saudades de suas delicias...e esses cookies estao maravilhosos!!!bjs

Letrícia disse...

Mel, você é um doce! Obrigada pelo carinho!

Oi, Laila... ando tão enrolada, menina. Queria voltar a postar com mais freqüência. Preciso me disciplinar.

Beijos, queridas!

"Manjares da Manu" disse...

Este Cookies deve ser d+! Eles ficaram lindos, vc está de parabéns.

Um abraço,
Manuela Escariz.
http://manjaresdamanu.blogspot.com

edinha disse...

Gostei muito destes cookies.
Beijinhos

Letrícia disse...

Manuela, Edinha, obrigada pela visita! Beijinhos!

Akemi disse...

Letrícia, espero que esteja tudo bem com vc! Estamos com saudades! Bjs

Printfriendly