Pão enrolado de pesto

terça-feira, 24 de junho de 2008

Tenho um grupo de amigas que se conhece desde o segundo grau. Juntas, passamos por muitas fases. Primeiro, foram as festas de 15 anos. Depois, as formaturas. Depois, os casamentos. Agora, estamos iniciando a era dos chás de bebê.

Para comemorar a chegada do nosso sobrinho, fizemos um lanche da tarde. Sucos, frutas, gelatina, iogurte. Os pães ficaram por minha conta. Servi o de banana que postei há algum tempo (até atualizei o post falando das impressões sobre ele) e um pão recheado com pesto. Gente, que delícia. Que cheiroso. Fica bom de qualquer jeito - puro, com manteiga, com cream cheese... da próxima vez, vou prová-lo com um bom azeite (acabou tão rápido que não deu tempo).

A receita saiu do blog Straight from the Farm, que há seis meses produziu uma série de posts de cair o queixo, só sobre pães. Fiz metade da receita original (que rende um pão para uma forma de 12x 23 cm), e transcrevo abaixo as quantidades de ingredientes que usei.

Pão de pesto
Adaptado de Jennie, do Straight from the farm, que por sua vez adaptou de “The Big Book of Bread”

 

Ingredientes:

270g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
25 ml de azeite de oliva
175 ml de água morna
3 colheres (sopa) de molho pesto*

Modo de preparo:


Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture a eles o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e 100 ml da água. Comece a misturar, adicionando aos poucos o restante da água até que se forme uma massa macia (para mim, não foi necessário usar toda a água, devo ter ficado em 150 ml, no total).

Despeje a massa numa superfície de trabalho enfarinhada e sove até que fique lisa e elástica. Forme uma bola com ela e disponha-a numa tigela levemente untada. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe crescer até dobrar de volume em um lugar quentinho.

Depois que a massa crescer, extraia o ar dela dando-lhe uns apertões. Abra-a na sua superfície de trabalho com o auxílio de um rolo de massa até formar um retângulo de 30x20 cm. Espalhe o molho pesto sobre a massa e enrole-a a partir do pelo lado mais estreito bem apertadinho, até formar um rocambole (antes de enrolar, ralei um pouco mais de parmesão sobre o molho pesto).

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês de 12x23 cm, devidamente untada. Cubra com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.

Asse o pão por 25 a 30 minutos ou até que ele fique crescido e moreninho. Deixe-o esfriar numa grade antes de servir.

Pão de pesto cortado

Como fiz o pesto:


O pesto foi feito ‘a olho’. Usei aproximadamente 1 xícara de folhas de manjericão frescas, uma colher (sopa) bem cheia de pinólis e ½ dente de alho picado. Acrescentei umas duas ou três colheres (sopa) de azeite, um punhado de queijo parmesão ralado na hora e sal e pimenta-do-reino a gosto.

19 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Lê, vou fazer essa receita. PRECISO comer esse pão!

Gourmandise disse...

Gosto de ter pesto pronto na geladeira para essas receitinhas!
bjo,
Nina.

Witchie disse...

Adorei o pão, deve ser delicioso! E dá para variar no pesto e variar no sabor, né? Pesto de tomate, pesto de rúcula, pesto de agrião... Nham! Agora fiquei com vontade!

Beijo *
Mariana
(Caos na Cozinha)

Laurinha disse...

Ai que bom! Estava com saudades dos teus pães!
Este deve ter ficado ótimo, 'tenho'1 que experimentar!
Beijinhos,

Luciana Macêdo disse...

Gosto muuuuito de pão e de pesto, então não posso deixar de experimentar.
Bjs!

yaralucas disse...

Hummm, já fiz um desses, realmente fica MUITO gostoso :o) Dedé me jurou amor eterno depois desse pão, hohoho.

E o cheiro enquanto está assando então? Qualquer dia vou receber uma multa do condomínio por tentativa de afogamento dos vizinhos (afogados de água na boca) :o)

Recomendadíssimo!!!

beijos procê!

Marizé disse...

Eu tenho mesmo de fazer esse pão!

Eliana Scaramal disse...

Aí meu Deus, eu estou como a Patrícia , não, não diria que estou numa situação pior que a da Pat pois vou ter que esperar a volta da minha viagem para fazer esse maravilhoso pão!

risonha disse...

isso não é um pão... isso é uma tentação...
altera o nome para "tentação de fazer a Risonha babar"... lol

Miriam disse...

OI, conheci seu blog hoje, adoreiiiii....as receitas sao maravilhosas..e agora que estou na fase de fazer pao em casa, foi otimo ter vc aqui nos meus favoritos...muito prazer..beijocas

ameixa seca disse...

Adoro pesto... este pão deve ser divinal ;)

Paula Amanda disse...

Letícia

Coloquei a receita e a foto do Karinto lá no meu blog! E no QG também!!! Mas passa lá no blog pra ver a foto dele!!!!!
Abraços,
Paula Amanda

Letrícia disse...

Patrícia, faça, sim. É muito bom!

Nina, a Jennie, do Straight from the Farm, disse congelar bolotas de pesto para usar quando precisa. Também parece ser uma boa!

Witchie, é verdade! deve ficar bommmm....

Laurinha, também estava com saudades de experimentar receitas novas!

Luciana, experimente, a combinação é muito boa!

Yara, eu lembrava que tinha visto uma receita assim no seu blog (aliás, foi o primeiro lugar em que procurei). Pena que eu não achei :-(

Marizé, faça, sim!

Eliana, a espera vai valer a pena!

Risonha, também fiquei assim quando vi a receita pela primeira vez :-)

Miriam, bem-vinda! Que bom que você gostou daqui!

Ameixa Seca, o pão é uma delícia, mesmo!

Paula, obrigada pela receita. A foto dos biscoitos da sua mãe está de babar. Ai, que vontade de comer karinto!

Beijos, meninas!

Agdah disse...

E eu tenho mesmo pesto já pronto na geladeira. É para já.

yaralucas disse...

Ups, desculpe, eu mencionei o pão no blog, mas não postei a receita. Vou fazer uma nova remessa e colocar receita e foto em sua homenagem :o)

Beijos procê!

Letrícia disse...

Agdá, estou pensando em deixar pesto sempre à mão para fazer esse pão quando receber visitas. Faz o maior sucesso!

Yara, não vejo a hora de ver a sua receita!

Beijos, queridas!

A chef disse...

gostei muito do seu blog e da receita de pão de pesto. fiz um link no meu (Mirepoix)... inclusive te mandei um email.... vamos trocar links, ideias e receitas?

Debora Cordeiro
www.pratofeito.com.br
www.chefdeboracordeiro.blogspot.com

Letrícia disse...

Com certeza, Debora! Beijos!

Ive disse...

A rceita é ótima! Fiz e fo um sucesso. ;) Obrigada por compartilhar no meio virtual. Abraços.

Printfriendly