Biscoitos de canela

domingo, 20 de julho de 2008

Mais uma receita do livro que encontrei na estante da minha mãe (Bolos, pães e guloseimas, de Carole Handslip). Gostei bem mais desses biscoitos. O gosto da farinha de trigo integral ficou praticamente imperceptível.

Vale dizer que eles são biscoitos mais durinhos. Eu prefiro assim, até – biscoitos macios somem em uma tarde, aqui em casa (e misteriosamente aparecem na minha cintura, sob a forma de pneuzinhos).

Biscoitos de canela

Receita adaptada de Bolos, pães e guloseimas, de Carole Handslip

Ingredientes:

125g de farinha de trigo integral
50g de aveia em grãos (como eu não tinha, usei aveia em flocos)
75g de açúcar
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
75g de manteiga ou margarina (usei 80 g de manteiga)
1 colher (sopa) de Karo (eu não tinha Karo, usei mel)
1 colher (sopa) de leite (veja se não é necessário adicionar um tiquinho mais)

Modo de preparo:

Ponha a farinha, a aveia e o açúcar numa tigela, peneire aí o bicarbonato e a canela e misture bem. Ponha o Karo, a manteiga e o mel em uma panela e leve ao fogo até a manteiga derreter. Despeje sobre os ingredientes secos e bata (eu misturei com uma colher de pau). A massa vai ficar grossinha, mas possível de moldar sem se despedaçar (se não ficar, adicione um nadinha de leite, só até dar ponto).

Em uma assadeira untada e polvilhada com farinha (ou em um silpat), disponha bolas da massa do tamanho de nozes, amassando-as com uma espátula.

Asse em forno preaquecido a 180ºC durante 15 minutos ou até que estejam dourado-escuros. Deixe esfriar um pouco na própria assadeira e depois transfira para uma grade.

Rende 25 biscoitos.

15 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro canela em tudo que é doce :)
A fase dos biscoitos ainda não bateu à minha porta... mas quando bater, ninguém vai segurar em mim ;)
Ficaram lindos... imagino o aroma.

laila disse...

caramba q legal...só farinah integral...adorei! e ianda mais com canela e aveia...bom demais!! bjs

Aninha disse...

Adorei esta receita, fica bem saudável! Um beijão

Agdah disse...

É eles têm mesmo esse dom de sumir e aparecer misteriosamente por lá tudo...

Marizé disse...

Canela e aveia é uma combinação irresistivel para mim!

Bj

Patricia Scarpin disse...

Lê, se são de canela... Já viraram preferidos.

risonha disse...

oh meu Deus!!! como é que eu posso pensar em fazer dieta com estas maravilhas a olhar para mim?
esta é daquelas receitas que eu vou ter que fazer o quanto antes.

Marcia disse...

Letricia, que bom deve ser...ingredientes todos de primeira. E sem farinha branca... vou fazer.

Fabrícia disse...

Se tem canela só pode ser perfeito.
Bjs

Cris disse...

Hum, com a fome que estou agora, adoraria lambiscar estes biscoitinhos...

laila disse...

passa pelo blog q tem convite especial pra vc!!bjs

Carmencita disse...

Estava mesmo procurando receitas de biscoito com farinha integral, e esse veio a calhar.Grata.Bjss

Letrícia disse...

Ameixa, canela é bom demais! Também adoro!

Laila, também fiquei surpresa com o fato de o biscoito só levar farinha integral. Ah, convite aceito, post feito ;-)

Aninha, é verdade!

Agdá, precisa ver o tanto de 'biscoito' que se acumulou nos meus quadris... :-/

Marizé, também amo essa combinação!

Pat, eu também tenho uma tendência e simpatizar com tudo que tem canela :-)

Risonha, pelo menos a farinha é integral, pesa menos na consciência ;-)

Marcia, é bom, mesmo!

Fabrícia, você também é do time das amigas da canela!

Cris, esse biscoito é ótimo para a fominha do meio da tarde.

Carmencita, espero que goste dele!

Beijos, queridas!

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Carina Scandolara disse...

Fiz a receita com óleo de coco, mas achei que poderia levar menos gordura. Da próxim vez vou reduzir a gordura e acrescentar um pouquinho mais de leite. Obrigada pela receita deliciosa, fiz com castanha do Pará e foi super aprovada aqui em casa. O biscoito fica muito saboroso, vale a pena reproduzir!

Printfriendly