Biscoitos digestivos

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Outro dia, remexendo a estante de livros da minha mãe, encontrei um companheiro querido de infância: Bolos, pães e guloseimas, de Carole Handslip, um livrinho de capa dura da Editora Melhoramentos. Um de meus passatempos preferidos era sentar em algum canto sossegado e folhear o tal livro, fazendo de conta que saboreava mil-folhas, biscoitinhos e bolos.

Resolvi folheá-lo de novo e me deu vontade de testar algumas receitas. Comecei com os biscoitos digestivos. Ficaram bonitinhos e comíveis – mas não uma delícia, achei o gosto de farinha de trigo integral pronunciado demais. Como não sei se esse é o gosto que eles deveriam ter – e não sei se a minha farinha era grande coisa -, fica aí a receita.

Biscoitos digestivos

Receita ligeiramente adaptada de Bolos, pães e guloseimas, de Carole Handslip


Ingredientes:


175g de farinha de trigo integral
25g de aveia
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
75g de manteiga ou margarina (usei margarina)
40g de açúcar mascavo
2-3 colheres (sopa) de leite (usei 2 colheres de leite desnatado)

Modo de preparo:

Misture a farinha e a aveia e aí peneire o sal e o fermento. Acrescente a margarina e mexa até a mistura lembrar migalhas de pão (a descrição do livro soa esquisita, mas fica parecendo migalhas, mesmo). Junte o açúcar e mexa. Acrescente o leite e misture até obter uma massa firme.

Abra com o pau de macarrão, deixando a massa fina (uns 2 mm), e recorte círculos de 6 cm (usei um cortador, mas dá par usar a boca de um copo, também). Se quiser, espete cada biscoito com um garfo, a fim de deixá-lo com uns furinhos que nem os da foto.

Ponha numa assadeira untada e polvilhada com farinha (ou num silpat) e asse em forno preaquecido a 180ºC durante 15 a 20 minutos. Transfira para uma grade para esfriar. Sirva com queijo, se desejar (não especificaram qual queijo). Rende 22 biscoitos (para mim, deu 20).

4 comentários:

ameixa seca disse...

Eu gosto muito de bolachas digestivas. São as minhas companheiras. Ando sempre com qualquer coisinha na minha bolsa :)
Ficaram lindas. O sabor, provavelmente, será mesmo assim.
Bom fim de semana

Silvia Arruda disse...

Mas a pergunta que não quer calar... hehehe

São mesmo digestivos?? Eu preciso muito dessa ajudinha extra para meu intestino preguiçoso funcionar... :D

laila disse...

s q ficaram..adorei...vou tentar!! beijos

Letrícia disse...

Ameixa, eu não achei o sabor grandes coisas, não sei se foi a farinha que eu usei, que tinha um gosto forte.

Silvia, para mim, não fez muita diferença, não. Acho que é mais aquela história - o que não atrapalha a digestão já está ajudando um pouco.

Laila, conto com você para deixar esses biscoitinhos mais saborosos, hein ;-)

Beijos, queridas!

Printfriendly