Bolo de fubá cremoso

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Não tenho o hábito de preparar doces. Não porque não goste – pelo contrário. O problema é que vivo em guerra constante com a balança e não tenho com quem dividir os doces que faço – o hômi não é muito aventureiro no que se refere a sobremesas que não sejam de chocolate.

Este bolo, por exemplo, só faço quando tenho mais gente para comer (e durante os festejos juninos, que é quando as pessoas estão mais dispostas a quebrarem suas dietas com um bolinho de fubá).

E, justamente por fazer tão pouco, acabo me esquecendo de como ele é assustador. Assustador, sim – ele é incrivelmente líquido quando vai ao forno. Dá a sensação de que a receita está errada e de que aquilo não vai dar certo.

Mas dá. Ao final de uns 40 minutos, você obtém um bolo de fubá com duas camadas – a de baixo é de bolo de fubá fofinho, a de cima, de um creme muito suave.

A receita, copiei do Cybercook há uns 4 anos. Tentei encontrá-la agora, mas não consegui (aliás, há várias receitas antigas que eu não encontro mais por lá...).

Update: O Luiz Lapetina, Diretor do Cybercook, deixou um comentário informando o endereço da receita por lá. Muito obrigada, Luiz!

Bolo de fubá cremoso

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
4 xícaras (chá) de leite
4 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar (usei 1 ½)
2 xícaras (chá) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
50 g de queijo ralado
1 pitada de sal (não tinha na receita, acrescentei)
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
Sementes de erva-doce (opcional – eu sempre uso, adoro)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma assadeira de bom tamanho (a minha era redonda, com 33 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade).

Bata no liquidificador todos os ingredientes (menos a erva-doce, o queijo ralado e o fermento). Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o queijo e bata mais um pouco. Por fim, acrescente o fermento e a erva-doce e misture com uma colher só para incorporá-los.

Despeje o líquido na assadeira e leve ao forno até que a superfície do bolo fique dourada (cerca de 40 minutos – confira aos 30 minutos, meu forno é meio esquisito e não dá para confiar nos tempos dele).

Observações finais:

Queria ter trocado parte do leite por leite de coco, mas esqueci. Acho que deve ficar bom, fubá e coco são sempre bons companheiros.

23 comentários:

prolixa disse...

Huuuuum! que saudade desse bolo! E que saudade dessa amiguete! BJIM, CY

Leila disse...

eu adoro bolo de fubá e esse na versao cremosa está divino.
beijinhos

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Adorei este bolinho de fubá cremoso.Já guardei a receita.Beijinhos doces

Silvia Arruda disse...

Eu tb não costumo fazer mtos doces em casa. Mas adorei essa receita. Anotada! :P

ameixa seca disse...

Minha mãe! Isso fica divino. Adoro bolos húmidos... uiii e essa cor? Estupenda ;)

laila disse...

adorei!! q umido..ai incrivellmente tentador...eu quero LE!! bjs

Mari Rezende disse...

Sua receita fica bem parecida com uma que eu faço de bolo de milharina, que fica dividida nessas duas maravilhosas camadas também... A sua receita com fubá deve ser deliciosa!

Letrícia disse...

Amiguete, muita saudade docê, também!

Leila, obrigada :-)

Isabel, bolo de fubá cremoso é bom, mesmo!

Silvia, o que eu mais gosto dessa receita é que ela é super fácil de fazer, e dá um resultado bem diferente.

Ameixa, também adoro bolo molhadinho.

Laila, já fico pensando em como esse bolo pode ficar passando pelas suas mãozinhas de fada...

Mari, fiquei com vontade desse bolo de milharina. Quero ver a sua receita!

Beijos, meninas!

goles & nacos disse...

meu deus!
esse bolo está lindooooooooooo!

quero muito testá-lo [e comê-lo, claro!]

beijos!

Karina Frabetti disse...

Eu sou testemunha de que essa receita é o sucesso das festas juninas, aliás, há uns 4 anos quando provei esta delícia eu também tentei encontrar lá no cyber e também não encontrei. Que bom que você postou ela aqui.
bjs

Cris disse...

Nossa que lindo!!! Ficou parecendo queijadinha né. Bjs!

Letrícia disse...

Goles e Nacos, obrigada! :-)

Ka, que saudade. Pois é, o Cybercook mudou e nem endereço das receitas deixou...

Cris, fica diferente de queijadinha, mas é bom, também ;-)

Beijos, queridas!

Laurinha disse...

Menina, sabe que eu tb tinha esta receita guardada... só que anotei só 1 xic de fubá...
bom, já anotei lá, afinal, depois desta foto deliciosa, não tenho nem o que dizer, aliás, tenho, qdo voltar das férias vou fazer, ah vou!
Beijinhos

Letrícia disse...

Laurinha, fico só esperando pra ver a maravilha que esse bolo vai virar ao passar por suas mãos de fada!

Beijos!

Bia disse...

hum
estava mesmo procurando um bolinho assim. Vou fazer com certeza.

Simone Izumi disse...

hohoho...esse bolinho está piscando para mim!!!!
que delícia!!! ficou lindo o seu bolo...ahn, e tb tenho "mêda" de massas demasiadamente líquidas de bolos.rss

bjooos

Margarida disse...

Adoro bolo de fubá! Com o café da manhã então... : )
Mas essa receitinha é diferente e eu vou ter que experimentar!

Letrícia disse...

Bia, tomara que você goste :-)

Simone, toda vez que eu preparo esse bolo, me dá um frio na espinha ver aquele 'caldo' amarelo entrando no forno. Mas vira bolo, com certeza! ;-)

Margarida, bolo de fubá com café fresquinho é um espetáculo!

Beijos a todas!

Luiz disse...

Oi Letrícia,

Eu sou o Luiz Lapetina do Cyber Cook. Encontrei o link da receita para você Bolode Fubá Cremoso.

Obrigado pela referência ao nosso site. Gostaria de pedir a você que faça a troca do link, pois mudamos de endereço e o link que está aqui não funciona mais.

Coloque nosso endereço primário que é http://www.cybercook.com.br pois assim quem clicar vai parar no lugar certo.

Muito obrigado

Luiz Lapetina

Letrícia disse...

Luiz, muito obrigada pela visita e pelo link! O post já está atualizado :-)

Abraços!

Mi Guimarães disse...

Bom dia... me responde uma coisa, essa foto é dessa receita? Pq eu fiz e não ficou assim não, ficou com bastante fubá embaixo e o creme em cima... não ficou ruim, mas achei mto fubá, na hr que vc morde o fubá esfarela... obrigada!

Letrícia disse...

Mi, tenho como regra postar apenas receitas que eu testei, com as fotos que eu tirei (há muito poucas exceções, devidamente assinaladas).

Assim, a foto que ilustra esta receita foi, sim, desta receita. Talvez você tenha um forno mais potente que o meu, e isso tenha ressecado a massa.

Abraço e bom final de semana!

cosstac disse...

Bolo ficou Incrivel!!!

Obrigado pela receita e dicas!

Printfriendly