Frango acebolado à moda oriental

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ah, finalmente vou me livrar do complexo de descendente desnaturada e participar do evento da querida Akemi, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ;-)


Meu restaurante japonês preferido em Brasília é um dos menos badalados - é o Nipon, da 413 Sul (as meninas da cidade devem saber onde fica). Vou nele desde antes de nascer - minha mãe comeu muito por lá durante a gravidez. Os pratos são fartos, o preço é honesto e o sabor... hummm...

O forte do Nipon é comida quente. Entre as especialidades, estão sukiyaki (uma espécie de ensopado com carne e legumes), teppanyaki (uma carne e muitos legumes, preparados na chapa), tempura (empanados de legumes ou camarão), yakitori (espetinho de frango) e o meu prato preferido: yakisakana teishoku. É uma anchova assada à perfeição, acompanhada de legumes em conserva, missoshiru (caldo de missô), gohan (arroz branco japonês), tofu (queijo de soja) temperado com shoyu e gengibre, kimpira gobo (bardana refogada em tirinhas)...

Só de descrever, eu fico com água na boca. Mas, quando eu era criança, não achava a menor graça. Torcia o nariz para o peixe e pedia sempre a mesma coisa: carne acebolada. Crianças... ;-)

Hoje, relembrando essa história, me deu vontade de comer esse pratinho tão amado da infância. Mas como só tinha frango na geladeira, resolvi improvisar. Valeu a pena :-)

Frango acebolado

Ingredientes:


300g de filezinho de frango (sassami) cortado em tirinhas
1 cebola média cortada em pétalas
1 colher (chá) de margarina

Marinada:

2 colheres (sopa) de gengibre em conserva (shioga gari)
1 colher (sopa) de alho desidratado em flocos
50 ml de shoyu
1 colher (sopa) de saquê mirin (licoroso)

Modo de preparo:

Misture os ingredientes da marinada. Despeje-a sobre o frango, misturando bem. Deixe descansar por uns 20 minutos para que o frango absorva o sabor.

Em uma frigideira antiaderente grande (ou uma wok), derreta a margarina. Escorra o frango da marinada, reservando-a, e despeje os pedaços na frigideira.

Deixe que eles fritem por uns 8 minutos. Em seguida, acrescente as pétalas de cebola e o restante da marinada, misture bem e mantenha em fogo baixo até que as pétalas de cebola fiquem transparentes.

Sirva com gohan, kimpira gobo e cebolinha nirá refogadinha. Dá para duas pessoas.

Observações finais:

Essa marinada combina vários sabores diferentes - o agridoce picante do gengibre, o salgadinho do shoyu... o frango fica temperado no ponto certo.

Ah, antes que eu me esqueça, não recebi nada para falar do Nipon. Eu realmente adoro aquele restaurante.

14 comentários:

Jana disse...

Aquele espetinho de frango com AQUELE molho teriaki (tare?)... Nossa, eu assino embaixo sem pensar duas vezes. Tudo que é feito na chapa lá é uma maravilha.

E eu vou teentar sua receita! Comida oriental aqui é aguada que dá dó... Fiz o muffin de banana outro dia e foi um sucesso!

bjooooooo Lê!!

Sabrina disse...

Que frango delicioso, sabe que eu faço um parecido, só que para marinar eu acrescento também mel.Quem sabe um dia eu faço um post com ele.
Beijos

ameixa seca disse...

Que bela foto. Deve ter ficado delicioso :) Eu vou tentar fazer algo até ao final do mês...

Luciana Macêdo disse...

Uma deliciosa participação, gosto comidinhas assim (fazer e comer).
Nunca fui neste restaurante, é bom saber que a comida é gostosa. Obrigado pela dica.
Bjs!

Letrícia disse...

Jana, esse espetinho é bom demais, né. O molho é teriyaki, sim. Menina, você tem cozinhado um bocado, hein? O seu mocinho deve estar amando!

Sabrina, faça, sim! Acabei de ver no seu blog que você tem uma queda por comida japonesa :-)

Ameixa, obrigada! Acho que a foto deve ser a parte mais trabalhosa de ter um blog de comida :-P

Luciana, apareça por lá, sim! A comida é tão boa!

Beijos, meninas!

Akemi disse...

Não só você ficou babando ao lembrar do teishoku de peixe do seu restaurante preferido. Eu também só de imaginar essa maravilha! Se algum dia for para Brasília, faço questão de provar e quem sabe na sua companhia! ;-)
Muito obrigada pela participação! Vc não renegou seu sangue, amiga! rsss
Amei este frango, deve ficar com um sabor ótimo que agrada crianças e adultos, sem dúvida!
Beijos e bom final de semana!

Goreti disse...

Muito me agrada a culinária oriental. ótima participação!


Beijos!!!

Eliana Scaramal disse...

Que delícia sua participação!!! Esse franguinho maravilhoso vai rolar aqui. hehehe

Téia disse...

Ah, logo vi, você só podia ser descendente mesmo. Para mim é a melhor culinária que existe. Incrível a delicadeza e a sutileza que os japoneses possuem, que, claro, se confirmam na cozinha. Amanhã vou fazer um frango um pouco diferente para participar neste evento. Eu também adoro o Nippon. Delícia.Bj Lê.

Letrícia disse...

Ah, Akemi, quando você vier à Brasília, eu é que faço questão de levá-la para comer esse peixe!

Goreti, eu sou suspeita para falar de culinária oriental. Adoro ;-)

Eliana, querida, obrigada!

Téia, vou ficar esperando a sua participação!

Beijos, lindas!

Rose disse...

Gostamos muito de ir no restaurante Casa Oriental aqui em Salvador, comer yakssoba, meus filhos amam. Comida oriental é uma delícia, seu frango ficou maravilhoso.
Beijos.

Letrícia disse...

Obrigada, Rose! Quando eu for a Salvador, quero passar lá para provar (mas só depois de ter comido muita comida baiana ;-)).

Beijos!

Cris disse...

Eba, e participou em grande estilo hein. Está dando água na boca... Bjs!

Letrícia disse...

Cris, querida, obrigada!

Beijos!

Printfriendly