Muffins do rei

segunda-feira, 18 de agosto de 2008


Eu estava matutando há um tempão em busca de uma receita para participar do concurso "Comida e música", promovido pela Simone, do Chocolatria (se você ainda não participou, corre, que dá tempo).

Como sempre, a necessidade deu um empurrãozinho nessa escolha. Olhei para a cesta de frutas e as bananas estavam pra lá de Marrakech. Ótimo, poderia fazer uma receita de muffins que tinha visto em um livro da Nigella. Mas só banana era meio sem graça. Faltava um tchan, um sacolejo. E ninguém melhor para sacolejar do que Elvis Presley!


Vá dizer que não dá vontade de vestir uma saia rodada e sair rodopiando por aí!

Uma vez a Fezoca contou que o Elvis amava sanduíche de banana com manteiga de amendoim. Pensei então em fazer meus muffins combinando esses dois ingredientes. Gotas de chocolate, também, para enfiar de vez o pé na jaca.

O rei sabe das coisas - a combinação fica ótima! Boa para saborear ao som de "Hound Dog", minha primeira lembrança quando se fala em Elvis!

Muffins do rei

Receita adaptada do livro Nigella Express

Ingredientes:

2 ovos
1/2 xícara de óleo de canola
100g de manteiga de amendoim
1/3 de xícara de açúcar
1 2/3 de xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 1/4 xícaras de banana amassada e bem madura
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200C e coloque forminhas de papel em suas formas de muffin.

Em uma tigela, bata os ovos, o óleo e a manteiga de amendoim até obter um creme homogêneo (pode usar fouet que dá certo). Reserve.

Em outra tigela, misture o açúcar, a farinha, o bicarbonato e o fermento. Adicione então o creme de manteiga de amendoim e mexa um pouco com uma colher de pau, acrescentando em seguida as bananas. Misture até que os ingredientes fiquem incorporados (não precisa de exageros, a massa deve ficar com grumos). Por fim, adicione as gotas de chocolate e misture mais um pouquinho.

Com o auxílio de duas colheres de sopa, despeje a massa dentro das forminhas até 2/3 da capacidade.

Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que os muffins passem no teste do palito.

A receita original da Nigella rende 12 muffins, mas a minha misteriosamente rendeu 11.

Elvis has left the building ;-)

18 comentários:

Fer Ayer disse...

Estes muffins estão com uma cara divina e amo muffins, como você deve saber pelo meu blog, então entraram na minha lista de receitas para fazer imediatamente.
Beijos

Lílian disse...

Muito legal a sua idéia, Letícia! Parabéns.

Silvia Arruda disse...

Hummm, estes muffins devem ser uma tentação... adoro bolinhos e tortas com gostinho de banana!

Eliana Scaramal disse...

Já estou na cozinha querida, não vejo a hora de colocar meus muffins no forno e sentir o perfume que vai espalhar por toda a minha casa, que delícia!

ameixa seca disse...

Ficaram muito bonitos e super brilhantes estes muffins ;) Bela receita!

laila disse...

o rei deve estra se contorcendo por um muffin destes!!bjs

Téia disse...

Que participação viu? Seu post ficou 10 e a receita então, huuum...Eu já tinha ouvido falar nesta preferência do Elvis. Foi uma lembrança muito especial. Achei ótimo este desafio.Eu também tô participando.Boa sorte. Bj

Magia na Cozinha disse...

Os muffins ficaram lindos! Adorei a idéia da manteiga de amendoim misturada à banana e ao chocolate. Deve dar um toque especial. Vou experimentar.
Este desafio é muito legal e tb estou participando. Em breve publicarei minha receitinha.
Parabéns!
Bjs :)

Agdah disse...

Eu só me lembro daqueles filmes que passavam na Sessão da Tarde.

Letrícia disse...

Fer, também amo muffins. Sempre tenho uma porção deles congelada no meu freezer.

Lílian, obrigada!

Silvia, também tenho um fraco por bananas. Ô, fruta boa.

Eliana, depois conte como ficaram!

Ameixa, acho que foram os muffins mais bonitos que já fiz ;-)

Laila, desde que ele não venha puxar o meu pé de noite, pode se contorcer à vontade...

Téia, adorei sua idéia, tão fresquinha e leve.

Cláudia, estou ansiosa, esperando a sua participação!

Agdá, bons tempos aqueles... eu também adorava os filmes do Simbad, o marujo ;-)

Beijos, queridas!

Mari Rezende disse...

Le, adorei!!! Foi uma "tacada de mestre", muito inteligente... Combinou direitinho com o Rei! Parabéns!
Beijinhos!

Magia na Cozinha disse...

Letrícia muito obrigada pela visita e pelo "tour".
Nos últimos dias tive um pequeno problema técnico e muitas fotos sumiram dos posts. Talvez vc tenha até notado.
Felizmente a maior parte das fotos das receitas não foram afetadas, mas
como o "tour" é gratuíto, seja bem-vinda a fazer uma nova visita, quando que desejares.
Depois de várias horas de trabalho, acho que consegui botar o blog a 100%, mas por via das dúvidas ainda vou checar de novo.
Bjs :)

Sylvia disse...

Que coincidencia hoje mesmo fiz muffins, ainda vou postar a receita. Os seus estao divinos, adorei a combinacao. Com certeza o rei sabe das coisas. :)
Bjs

Simone Izumi disse...

Bom...sou meio suspeita em elogiar o post,pois sou TARADA por bananas e AMO Elvis!!!!! Para mim, ele nao morreu!!!!!!rssss...
Ficou demais o seu post, com um bom gingado!
Muito obrigada pela participação!!!
bjs

Cláudia disse...

Ai, eu amo o Elvis, quando pré-adolescente, eu e uma amiga não perdíamos uma Sessão da Tarde quando tinha filme dele, além de achar ele um gato. O muffins são maravilhosos também, pra enfiar o pé na jaca de vez!!!
Ótimo post.

bjs

Letrícia disse...

Obrigada, Mari!

Ô, Cláudia, relaxe, que o seu blog estava encantador, mesmo sem algumas fotos.

Sylvia, ele sabe, mesmo :-)

Si, eu adorei participar! quando tem mais? ;-)

Cláudia, também achava ele lindo. E aquele vozeirão? Afff.

Beijos, queridas!

Fer Ayer disse...

Acanei de fazer esta sua receita que tinha me dado água na boca e está no forno, só achei graça de vir contar que mistriosamente os meus tb só deram 11 muffins...risos.
Depois te conto se ficou bom ou ótimo...haha
Beijos

Letrícia disse...

Ai Fer, tomara que você tenha gostado!

Beijos!

Printfriendly