Think purple

quarta-feira, 20 de agosto de 2008


Ninguém passa por tantos muffins, pães e carboidratos impunemente. Eu não passei, e agora estou de castigo, digo, de dieta. Mesmo assim, não queria deixar de participar do Rei da Colher. Ainda mais com uma rainha tão linda e simpática – a beterraba!

Eu adoro beterraba. Mas costumo comê-la isolada, coitada, porque ela solta sua cor em todos os alimentos. E nem sempre tenho vontade de comer frango, batata, ovo, arroz, tudo cor-de-rosa.

Assim, fiquei pensando... como fazer para que a beterraba pudesse conviver com outros ingredientes de maneira pacífica, leve e fresca? Já sei! Salada de roxos!

Think purple

Ingredientes:

2 beterrabas cozidas e cortadas em meia-lua
1/2 cebola roxa cortada em meia-lua
10 uvas roxas cortadas ao meio e sem caroços (usei benitaka)
1 ameixa preta picada em cubinhos ou em outro formato que você deseje
Folhas de radicchio rasgadas grosseiramente (oito devem ser suficientes)

Para o molho:
½ colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 ½ colher (sopa) de azeite extra-virgem
½ colher (sopa) de água (usei a água onde a beterraba cozinhou)
Sal e pimenta moídos na hora
1 colher (chá) de pimenta rosa

Modo de preparo:


Salada não tem muito mistério. O único truque que adotei para esta foi aferventar a cebola para que ela não ficasse muito forte.

Em uma tigelinha, bati todos os ingredientes do molho até emulsificar um pouco.

Em outra tigela maior, juntei todos os ingredientes da salada, com exceção das folhas. Despejei o molho nela, misturei delicadamente e servi em cama de folhas de radicchio. Dá para duas pessoas que gostem da mistura doce-salgado.

Impressões finais:

Estava um pouco temerosa de como seria a interação de tantos ingredientes doces com a cebola. Mas todos se entenderam bem. A beterraba e as frutas balancearam o amarguinho do radicchio e a acidez do vinagre balsâmico. Da próxima vez, diminuirei a quantidade de cebolas (ainda bem que eu não verei nenhum cliente hoje à tarde ;-)).

17 comentários:

Laurinha disse...

Que bom voltar aqui e encontrar uma saladinha, das boas!
Adorei a idéia, beterraba 'pinta' mesmo tudo em volta...
Vou experimentar, e tb com um tantinho só de cebola!
Beijinhos

Sabrina disse...

Adorei essa ideía, eu também não gosto de comer a betteraba com outros ingredientes por causa da cor... eu acabo sempre trocando o prato.Parabéns pela salada
Beijos

Magia na Cozinha disse...

Que criativo! Eu adorei a idéia!
Tb sempre como a danadinha do mesmo jeito já há uns 100 anos...
Este evento vai ser ótimo para vermos novas sugestões!
Bjs :)

Silvia Arruda disse...

Confesso que sua salada ficou com um colorido lindo...

Mas eu não gosto de beterraba :(

Só ingiro esse legume que mancha tudo (haha) cru, batido no suco, junto com a laranja!

Manias e loucuras...

Flavinha disse...

Fico um tempo sem aparecer por causa da correria do dia-a-dia e quando finalmente visito só encontro coisa boa!
Merece um prêmio, que aliás já está lá no meu blog, esperando por você!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Eu também gosto muito de beterraba e a cor destes ingredientes é muito apetecível. Adorei ;)

Glau disse...

A foto não está feiosa não! está apetitosa!

Um abraço pra vc, Glau

Téia disse...

NOSSA...esta receita é muito diferente. Gostei por demais.
Menina do céu parece que todo mundo está de regime na blogsphera. É, "ter" que postar várias receitas ao longo da semana, acaba engordando a gente. Eu ainda não criei vergonha. Mas vou...bj lindinha.

Sylvia disse...

Uma delicia a saladinha, Também dou as vezes uma paradinha, se nao tantas coisas doces e boas, cobram seu preco
Beijos

Flavinha disse...

Linda sua salada de roxos! e adorei o título do post!

Deixei um prêmio para você lá no meu cantinho!

Beijocas

Eliana Scaramal disse...

Eu tenho paixão pelas beterrabas, e essa salada está tão linda! Ótima escolha!

Letrícia disse...

Laurinha, que bom que voltou! Já estava com saudades!

Sabrina, eu costumo trocar de prato, também... não gosto de comer comidas tingidas não intencionalmente ;-)

Cláudia, também estou curiosa para ver o que a beterraba virará entre tantas mãos-de-fada ;-)

Silvia, o hômi também não acha muita graça da beterraba e seu cheiro de chuva na terra. Eu morro de rir dele quando sente o cheiro dela no ar...

Flavinha, querida, obrigada pelo carinho. Você é uma fofa!

Ameixa, adoro comidinhas assim, coloridas. A dieta fica menos sofrida...

Ô, Glau, obrigada!

Téia, é verdade! Ainda bem que tem mais gente de dieta... assim eu sofro menos visitando os blogs amigos...

Sylvia, seria um sonho se todas essas delícias não pesassem tanto na balança...

Eliana, obrigada! Beterraba é bom, né?

Beijos, queridas!

Luciana Macêdo disse...

Só pela cor já vale a pena experimentar.
Bjs!

laila disse...

to amando as participações, linda sua salada!! fiquei aguada por um pratão roxo!!bjs

Letrícia disse...

Lu, comida colorida é tão bom, né?

Laila, obrigada! O mérito é da beterraba, com a sua cor linda!

Beijos!

Mari Rezende disse...

Lê, a salada ficou numa cor maravilhosa! Dá vontade de vestí-la, hahahahaha!!
Tenho um problema com a beterraba, não sei por quê... Não consigo comê-la pura, só em receitas (bolos, pães, etc).
Vai entender...

Beijinhos!

Letrícia disse...

É verdade, Mari, as cores ficariam lindas numa blusinha ou num vestido ;-)

Beijos!

Printfriendly