Manjar branco (de susto)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Acabo de escapar de uma correria danada. Como estou trabalhando como autônoma, meus ritmos de trabalho têm sido 'trabalho nenhum' ou 'trabalho demais', não há meio termo. E as últimas semanas (felizmente) foram de trabalho demais. Por isso, nada de cozinhar ou comer coisas legais.

Hoje, depois de ter entregue o trabalho, resolvi fuçar um livro de receitas que surrupiei da casa de mamã. Ele é meio antigo - de 1971, pra ser mais precisa; e tem uma coleção de receitas da época das sinhás que é de cair os cabelos, de tanto medo. Foi de lá que eu tirei esse manjar, que achei tão bizarro que resolvi dividir com vocês.
Manjar branco
Cozinhe demoradamente um peito de galinha em água pura, de tal modo que se possa desfiar com facilidade. Em seguida, coloque êste peito desfiado numa vasilha com água fria.
Tome 450g de arroz bem lavado e sêco com um pano, pise-o bem e coe-o numa peneira bem fina.
Num tacho, deite 1,4 litro de leite, adoçando-o com 200g de açúcar.
A êsse leite, junte então, o peito de galinha, um pouco socado, a farinha de arroz e sal a gôsto.
Leve tudo ao fogo brando, mexendo sem parar.
Quando o creme estiver quase cozido, é bom prová-lo, para ver se necessita de mais açúcar.
Depois de pronto, tire o tacho do fogo, continuando a bater o creme por mais alguns minutos.
Sirva-o em tigelinhas, com açúcar por cima.
(transcrito do livro A Cozinha Brasileira, Edições Claudia - negritos meus)

Gente, doce de galinha!!! Olha, eu sou bastante valente para provar comidas que não conheço, mas esse doce... sei, não. E você, encara um docinho de frango?

PS.: Há alguns anos, o Zeca Camargo (jornalista daqui do Brasil) comeu doce de frango em uma viagem à Turquia. Ele disse que parece doce de leite, o que me faz crer que a receita deva ser parecida com essa.

23 comentários:

Viviane Peçanha disse...

Ai credo, rsrsrrs, acho que eu tb não teria coragem não!!!
Bjs.

Agdah disse...

Sendo do nordeste e adorando muitas coisas que muitos viram o nariz para, devo dizer que para saber, só provando e aí depois eu decidiria se gosto ou não. Há que provar primeiro para depois dar o veredito, caso contrário é preconceito, eu acho.

Ana Elisa disse...

É estranhíssimo, mas já vi esse doce várias vezes em livros portugueses... bizaaaarro... esse eu pulo.
Bjos!

Elvira disse...

Esse doce é português e muito muito antigo. Data de tempos medievais.

Apesar de tudo, acho que gostaria de provar. Tenho a receita algures cá em casa. :-)

Beijos.

Lílian disse...

Eu passo... : )

Laurinha disse...

er....... posso, ver, cheirar? Não consigo imaginar...
De pronto, assim, eu não faria em casa para experimentar...

achei graça o 'antigo', de 1971....

Sou antiquíssima! :DDD

Beijinhos

Marizé disse...

Vinha para dar a explicação mas a Elvira já o fez, só posso acrescentar que já provei e é uma delicia.

Bj

Patricia Scarpin disse...

Pelo amor dos céus, Lê...
Li os comentários e acho posso ser considerada uma grande preconceituosa, pois não provaria isso nem amarrada!

yaralucas disse...

Eca! Já tava era imaginando esse frango com cenourinhas e cebolas em uma bela sopa...

E o arroz doce com raspas de laranja separado, de sobremesa... :o)

Beijos
Yara

Lu Jatobá disse...

Só uma coisa a declarar:

AAAAAFFFFFEEEEEEE!!!!

Bjos

Simone Izumi disse...

Eu torço o nariz para agridoces... imagine para um manjar de frango!
YECATHC PRRRRFUUUUFR.........
bjs da nojenta!

ameixa seca disse...

Eu provava e depois decidia se gostava ou não... mas não me incomodava nada prová-lo ;)

Letrícia disse...

Viviane, eu confesso que me assustei.

Agdá, eu concordo com você. É preconceito, mesmo! Afinal, eu comia geléia de mocotó, feliz da vida, quando criança... que mal deve haver num docinho de frango :-P

Ana Elisa, as meninas portuguesas estão comentando que é um doce muito antigo... deve ser por isso que fazia parte da doçaria das sinhás aqui do Brasil.

Elvira, eu até provaria, desde que só soubesse que era de frango depois de já ter comido ;-)

Lílian, eu entendo ;-)

Laurinha, eu achei que antigo era meio inadequado (até porque eu não sou tão menos antiga que o livro ;-)). Era só para dizer que ele é diferente desses mais 'mudernos', que têm lista de ingredientes separada do modo de preparo.

Marizé, que legal que você provou! Dá para perceber que é de galinha ou tem gosto de arroz-doce, mesmo?

Pat, formiga do jeito que eu sou, acho que provaria... se não fizesse a menor idéia do que é ;-)

Yara, eu só pensava em canja enquanto lia a receita :-)

Lu, eu engrosso o coro: AAAAAFFFFFEEEEEEE mesmo!!!

Si, que japonesa falsificada é você, que não gosta de agridoce ;-) Tô brincando, eu não posso falar nada - não gosto de tofu, de wasabi ou de manju :-P

Ameixa, eu acredito que a gente sempre tenha que provar antes de dizer se alguma coisa é gostosa ou não. Mas eu não comeria nem amarrada se me dissessem: quer doce de frango? ;-)

Gourmandise disse...

acho que esta torta de frango que o repórter falou é a Bastella (uma torta de massa delicada, quase phyllo, com recheio de carne de pombo, canela e amêndoas). Parece estranha, mas é uma delícia, uma iguaria.
bjoca

Eliana Scaramal disse...

Olha eu também sou curiosa por demais e experimentaria sim. hehehe

Letrícia disse...

Uia, Nina, mais uma comida que eu não conheço... pombo! Eu só me lembro de uma sopa de pombo que o Tony Bourdain comeu e odiou (porque o pombo vinha inteirinho, inteirinho, dentro de um coco).

Eliana, a curiosidade e o preconceito ficam se acotovelando dentro de mim quando penso no assunto ;-)

Beijos!

Flavinha disse...

Estranho!

Eu não teria coragem de fazer, mas sabe que teria coragem de provar!!!

Deve ser bom sim! o Frango deve é dar a concistencia! Depois que a Elvira e a Marizé deixaram a explicação eu provaria sim, em Portugal!

Beijocas

Cláudia disse...

Eu provaria, o que não mata engorda e além do mais, temos que ver o contexto da época, a Elvira disse que é português medieval, ora , nesta época as pessoas tinham que aproveitar todas as fontes de proteínas, vitaminas e etc..; que pudessem.
Achei muito interessante!

Mas não deixa de arrepiar os cabelos! Mostre mais receitas!

bjs


Le, passa no meu blog que tem uma surpresinha para você!

Mari Rezende disse...

Lê, muuuuuuuito estranha a receita! Tive que ler umas três vezes para entender que era um doce de frango, hahahahaha!
Bom, se você está dizendo que é bom eu acredito, hehehehe!
Beijinhos!

Silvinha disse...

hahaha, estou morrendo de rir com o manjar de branco, que receita bizarra!

voltarei mais vezes ;)

beijo!

Eliana Scaramal disse...

Está tudo bem por aí?!

Luka2009.Rj disse...

Oi,tudo bom?
Achei o teu blog por acaso e adorei!!!
Ai,vou testar aquele Muffin de Banana pq fiquei com água na boca!!!

Um abraço e obrigada pelas receitas!

Luciana - Rio de Janeiro

Luka2009.Rj disse...

Oi,tudo bom?
Achei o teu blog por acaso agora,equanto procurava uma receita de muffin!
Menina que muffin de banana é este?!!
Deu água na boca!!!
Obrigada por compartilhar as receitas conosco!

Beijos,

Luciana - Rj

Printfriendly