Muffins de banana, amêndoas e canela

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Minha querida amiga Patrícia está no sexto mês de gravidez. E, como toda futura mamãe, ela sofre com a ansiedade em conhecer logo o seu bebê, as dúvidas de uma marinheira de primeira viagem, uma vontade irresistível de comer uma coisinha doce... e cãibras, muitas cãibras.

Depois de provar um dos muffins de morango que postei anteriormente, ela pensou em juntar o útil ao agradável e me encomendou uma nova fornada: “mas dá para ser de banana?” (bananas são conhecidas fontes de potássio, boas para quem tem cãibras). Ela foi ainda mais específica: uma canelinha seria muito bem vinda. E aveia e passas estavam dispensadas.

Resolvi adaptar uma receita do livro de Muffins da Cordon Bleu. Tirei cobertura, troquei gengibre por canela, acrescentei amêndoas. E agora, posso dizer: Pat, já tenho o seu muffin!

Muffin de banana e canela

Receita adaptada do livro Receitas Caseiras – Muffins, da Cordon Bleu

Ingredientes:

300g de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de canela em pó
115g de açúcar mascavo
240g de bananas bem maduras, esmagadas (usei 3 bananas médias)
60g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de mel
125g de leite
2 ovos
100g de amêndoas torradas, picadas grosseiramente
Opcional: 1 colher (chá) de canela em pó + 1 colher (chá) de açúcar-de-confeiteiro misturadas (para polvilhar nos muffins)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 210oC e prepare as forminhas de muffin (para mim, a receita rendeu 12 muffins e um ramequim).

Em uma tigela grande, misture a farinha, a canela e o açúcar. Reserve.

Numa panelinha, despeje o mel e a manteiga e leve ao fogo mexendo sempre, até que derretam. Deixe esfriar. Enquanto isso, numa tigelinha, bata os ovos e o leite com um fouet.

Faça uma cova no centro dos ingredientes secos e despeje dentro as bananas, os ovos batidos com o leite e o mel derretido com a manteiga. Misture até incorporar (mas nada de exageros, a massa de muffin deve ter grumos). Acrescente as amêndoas e misture um pouquinho mais.

Com o auxílio de uma colher de sopa, despeje a massa nas forminhas até ¾ da capacidade. Usando uma peneirinha fina ou uma colher apropriada para este fim, polvilhe a mistura de açúcar com canela sobre os bolinhos. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que eles passem no teste do palito.

Deixe que os muffins esfriem por 5 minutos antes de retirá-los das assadeiras.

18 comentários:

ameixa seca disse...

Também tenho esse livro... tem receitas fantásticas ;)
Aposto que esses teus muffins ficaram gloriosos ;)

Valeria disse...

Letícia Será que não dá pra assar umas pra mim tb??Não tô grávida mas nem precisa estar pra ter vontade dsses muffins Hummm
Bjs
Bom final de semana

Luciana Macêdo disse...

Estes com banana...eu prefiro. Muffins tem cara de bolinho feito para agradar,tanto estes como os de morangos ficaram demais.
Bjs!

Fer Ayer disse...

Adoro este livro tb...e adorei a idéia dos muffins no ramequin...ficou um charme.
Vc untou os ramequins?
Beijos

Laurinha disse...

E como ficou crescido! Lindinho demais! Adoro bananas nos bolinhos... assá-los no ramequin foi um luxo só!

(participa com ele no evento Chá da Tarde - Muffins e Cupcakes....)

Beijinhos

BETO disse...

Que delícia deve ter ficado esses muffins. Adoro canela, ainda mais com banana. Abraços.

risonha disse...

que lindo que ficou!!!!
olha, eu não estou grávida mas podias fazer uns muffins para mim, ok?
please............

Luciana disse...

Hum delícia, adoro banana com cnela.parabéns

Nana disse...

hahahaha
não pode contrariar uma grávida!
Ficaram maravilhosos!
Bjs

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Mari Azevedo disse...

Oi Letrícia,

Que muffins mais lindos!!
Devem ter ficado um arraso de gostosos, banana é tudo de bom, sempre!
Tô começando meu bloguinho hoje... linkei o teu, pois adoro tuas receitas... aos pouquinhos vou postando as minhas também, se bem q sou principiante...
Mas um dia a gente tem q começar né?
Super beijo

Mari

Letrícia disse...

Ameixa, esse livro é muito legal! Fiquei encantada!

Valéria, eu também comprovei que não é preciso estar grávida para gostar desses bolinhos ;-)

Lu, obrigada! Que bom que gostou!

Fer, não untei os ramequins, não (morta de preguiça). Comi sem desenformar.

Laurinha, pensei, mesmo, em participar, mas o regulamento pedia uma só receita...

Beto, canela e banana são uma combinação imbatível, mesmo!

Risonha, eu faria pra você com todo prazer :-)

Luciana, tem como não gostar de banana com canela? É bom demais ;-)

Nana, é verdade, hehehe!

Octávio, obrigada pelo convite!

Mari, acabei de conhecer seu blog! E já aceitaria de bom grado uma fatia daquele bolinho de limão. Hummm...

Beijos, pessoal!

Eliana Scaramal disse...

Eu também estou na fila a espera de um!! hahahaha

Vivian disse...

que lindo. Estou com umas bananas na fruteira quase passadas. Vou copiar a sua receita
bj

Letrícia disse...

Eliana, seu lugar já está reservado :-)

Vivian, faça, sim, é mais uma boa opção para as bananas que insistem em amadurecer todas ao mesmo tempo ;-)

Beijos, queridas!

Glau disse...

Comprei este livro tbém... tudo de bom! As receitas são bem tranquilinhas de fazer e ficam ótimas!

Adorei seu muffins! Farei pq sou fãzona de tudo que leva banana!

Bjos, Glau

Letrícia disse...

Glau, eu adoro esse livrinho da Cordon Bleu! De vez em quando faço alguma coisa dele aqui em casa :-)

Beijos!

Ana Paula Andrade disse...

Fiz esses seus muffins dia desses, postei no meu blog, que delícia, sou até um pouco suspeita para falar porque adoro tudo que leva banana, mais é de uma delicadeza e sabor íncrivel, parabéns!!!!

Printfriendly