Muffins de morango com chocolate branco ou muffins da menina brava

segunda-feira, 22 de setembro de 2008


Lara é minha sobrinha do meio. Ela acaba de fazer quatro anos, é linda, faceira, inteligente até não poder mais... e brava, muito brava. Dá pitis terríveis, assustadores.

Por enquanto, minha florzinha não tem muita paciência de argumentar e de dizer como se sente. Ela só sabe que, se algo não vai bem, tem mais é que botar a boca no trombone. Mas, no futuro, vai ser uma moça muito sabida, pois desde cedo entende que merece respeito, atenção e carinho, e vai brigar por isso, sempre que precisar.

Muffin de morango

Esses muffins, eu fiz para ela. Escolhi os ingredientes a dedo: morangos frescos, pastilhas de chocolate branco com sabor de morango, um tiquinho de corante alimentício para a massa ficar cor-de-rosa. Legal, né? Só que quase deu errado.

As gotinhas de corante foram suficientes para alterar a cor dos muffins, mas não para deixá-los bonitos. As pastilhas de chocolate, que eram rosadas, desbotaram horrivelmente no forno. E os morangos, para não destoar dos outros ingredientes, ficaram com cara de podres, de tanto que murcharam.

Eu, que nunca fui mansinha, tive um chilique diante daquela fornada medonha (Lara deve ter herdado um pouco do mau gênio da tia). Mas, antes de jogar os muffins pela janela, resolvi respirar fundo e provar um. E não é que estava bom?

A massa estava fofa e úmida, graças aos morangos. A acidez das frutas contrabalanceou a doçura das gotas de chocolate branco. Mas a aparência ainda estava de doer. Resolvi então fazer coberturas para eles. Não ficou grandes coisas. Mas, Lara, tia Letícia promete que vai acertar isso até que você venha visitá-la.

Muffin de morango

Esta receita foi inspirada nos muffins de blueberry da fada Cinara.
Update: eita, errei de ídala! A fada que me inspirou aqui foi a Akemi!

Ingredientes:

200g de farinha de trigo (mais um punhado para os morangos)
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de fermento em pó
75g de açúcar
55g de manteiga derretida e morna (a receita original levava 75g de manteiga)
100g de iogurte + 100 ml de creme de leite light (a receita original usava 100 ml de leite desnatado)
1 ovo grande
200g de morangos lavados e picados
100g de chocolate branco picado (eu usei pastilhas de chocolate branco sabor morango, compradas de uma loja de chocolates perto de casa. Mas use chocolate branco normal, fica melhor)
Opcional – gotas de corante alimentício cor-de-rosa (eu não pretendo usar de novo)

Modo de preparo:


Preaqueça o forno a 200ºC e prepare as forminhas de muffin (para mim, o rendimento foi de 12 muffins).

Misture os ingredientes secos em uma tigela e reserve. Em outra, deite os morangos lavados, escorridos e picados e polvilhe-os com um pouco de farinha de trigo. Numa terceira tigela (é a última, prometo), misture os ingredientes líquidos.

Feito isso, forme uma cova no meio dos ingredientes secos, despeje lá os ingredientes líquidos, misture até incorporar (nada de exageros, a massa não deve ficar lisinha). Adicione então os morangos e o chocolate branco e misture mais um pouco. Despeje nas forminhas e leve para assar por uns 20 minutos ou até que eles passem no teste do palito.

As salvadoras coberturas:


Como eu nunca confeitei nada nessa minha vida, rebolei mais que pirulito em boca de banguela para fazer essas coberturas. Para uma, misturei cream cheese, açúcar de confeiteiro e umas gotinhas de corante. Como eu não tinha muita esperança de que desse certo, não anotei medidas. Mas adicione o açúcar aos pouquinhos, até ficar do seu gosto. Complete com confeitos de estrelinhas, que enchem os olhos de crianças e adultos.

Para a outra, derreti um pouco das pastilhas rosadas de chocolate branco em banho-maria e adicionei creme de leite (novamente, sem medidas, porque eu tinha certeza de que ia dar errado). Por cima, raspinhas de chocolate branco comum.

PS.: Com este quase desastre, faço minha primeira participação no Desafio do Chá da Tarde. Desculpem, Cris e Leila, prometo melhorar da próxima vez...

14 comentários:

laila disse...

endoidou é Letícia???

ficaram super bonitinhos, os de estrelinha estão um sonho, tenho certeza q não só a Lara, gostou, todos devem ter se derretido pelos muffins!bjs

Nana disse...

Ficaram lindos, se a Lara não amou, manda pra cá que eu vou adorar!!!
bjs

pipoka disse...

Neste caso, parece-me que o resultado dos percalços é claramente positivo: estão lindos, verdadeiros "fairy cakes".

bjs

BETO disse...

Esses muffins ficaram realmente muito bonitos e com certeza deram água na boca. Abraços.

Valeria disse...

Tá lindo e a sobrinha deve ter amado !!Adorei a idéia do choco. branco.
Boa semana!

Flavinha disse...

Menina, mas ficaram lindos! E certamente deliciosos também!
Você é que está muito exigente!
Beijos

ameixa seca disse...

Adorei a decoração do segundo! As meninas bravas têm personalidade ;)

Laurinha disse...

menina, ficaram lindos!!!!
como assim titia vai melhorar na próxima vez?

Adorei as estrelinhas!!!

Beijinhos

Akemi disse...

Também concordo com as meninas, seus muffins ficaram muito fofos e certamente sua sobrinha Lara iria amá-los! Adorei a combinação de chocolate branco e morangos, deve dar um contraste delicioso! Bela participação, Lê! Bjs

Téia disse...

Lê, aumento o coro, eles estão lindos e fôfos. Ótima participação.Bj.

Bia Belliard disse...

Ah, mas ficaram muito lindos, nao tem nada de medonho ! E deve ter ficado realmente gostoso !! beijinhos

Letrícia disse...

Oi, pessoal! Estive fora por uma semana e só agora pude ver os comentários que vocês fizeram. Queria que os muffins estivessem tão lindos quanto todas as palavras de incentivo que recebi ;-)

Obrigadão! Beijos a todos!

Magia na Cozinha disse...

Tive que rir do seu post, hehe. A história acabou sendo engraçada!
Já aconteceu comigo de colocar morangos frescos num bolo e depois de pronto, ficarem com uma aparência horrível. Nunca mais...
Os seus, apesar de tudo, ficaram, bonitinhos. Vc deu bem a volta por cima. A cor das coberturas fiucou bonita.
Boa sorte!
Bjs :)

Letrícia disse...

Cláudia, morangos frescos são traiçoeiros, fiquei impressionada. Eles morrem, mas levam a aparência do bolo junto ;-)

Beijos!

Printfriendly