Biscoitos de macadâmia

quinta-feira, 23 de outubro de 2008


Como eu já devo ter contado aqui antes (e vocês já devem ter comprovado pelos meus posts), biscoito não é exatamente o meu forte. Eu tenho as mãos muito quentes e deixo a massa mole enquanto a trabalho. Além disso, sou meio estabanada, e os biscoitos não costumam gostar disso. Mas eu continuo insistindo.

Ontem, tive a chance de teimar mais um pouco. Resolvi assar alguns biscoitos para uma colega de trabalho do hômi, que viajou ao Japão e trouxe para mim uma porção de papéis de origami, um mais fofo que o outro.

Para isso, tomei como referência essas lindas bolachas recheadas da Marizé. Adaptei a receita aos ingredientes que tinha em casa e às minhas parcas habilidades.

Biscoitos de macadâmia
Receita adaptada de Marizé, do Tachos de Ensaio, que por sua vez utilizou uma receita do Le Cordon Bleu.

Ingredientes:


90g de macadâmias torradas, sem sal
220g de farinha de trigo sem fermento
90g de manteiga gelada
1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei o que eu fiz, seguindo orientações da Ci!)
90g de açúcar de confeiteiro (caster sugar)
1 ovo batido

Modo de preparo:

Para preparar esta receita, usei o multiprocessador. Primeiro, moí as macadâmias nele até obter uma farinha grossa. Em seguida, troquei a lâmina pelo batedor de massa, acrescentei os ingredientes secos previamente peneirados e, por cima, a baunilha, o ovo batido e a manteiga cortada em pedaços. Pulsei até obter uma massa consistente, que pudesse ser moldada.

Tirei a massa do copo do multiprocessador, modelei em forma de bola, enrolei em filme plástico e levei à geladeira por 1h. Enquanto isso, forrei algumas assadeiras com papel manteiga.

Decorrido esse tempo, começou o trabalho de formiguinha. Para não deixar a massa esquentar, mantive-a na geladeira o tempo todo, tirando pequenas porções de cada vez. Cada porção foi colocada entre duas folhas de papel manteiga e aberta com rolo de massa até atingir a espessura de 5mm. Depois de cortados, os biscoitos iam para as assadeiras preparadas e as aparas de massa voltavam para a geladeira para resfriarem de novo. Segui esse processo até toda a massa acabar.

Levei ao forno preaquecido a 180ºC e assei até que as bordas dos biscoitos ficassem levemente douradas (de 15 a 20 minutos). Rendeu 21 corações grandes.

Impressões finais:

- Como a Marizé avisou, a massa fica meio mole. Assim, se a sua cidade está quente, é melhor seguir o procedimento de formiguinha que eu fiz.
- Os biscoitos ficaram incríveis. O sabor é suave, delicado, doce na medida certa. São crocantes, mas parecem derreter na boca. E o cheiro? Affff...

28 comentários:

Marizé disse...

Estão tão perfeitas!
A massa tem mesmo de ser mantida no frio mesmo para quem tem mãos geladas como eu.
Gostei da adaptação com as macadamias.

Parabéns
Bj

Mari Azevedo disse...

Lê, sabe que tenho o mesmo problema que você? Minhas mãos são super quentes, tudo fica mole... massa de biscoitos, de pães, chocolate, tudo mesmo, aff!
Biscoitos acabam tbm nao sendo meu forte por causa disso... fiz a massa dos meus (serão cookies) ontem a noite e estão na geladeira para serem assados hoje.. a passos de formiguinha tbm!!
Deixando o papo de lado - pq eu falo móóóito rs - vamos ao que interessa: teus biscoitos! Ficaram maravilhosos, e com macadâmia, devem ter ficado também deliciosos!! Que linda participação amiga, ameiii!!!
Bjo grande pra ti!!

Núbia Gomes disse...

Olá. Adorei seus biscoitinhos. Gostaria de me aventurar nesse caminho também. Você é daqui de Brasília, né? Por favor, onde encontrou os cortadores de biscoitos?

Abraços e parabéns!

Eliana Scaramal disse...

Ficaram tão lindas minha querida, eu fiquei morrendo de vontade de correr para a cozinha e fazer esses biscoitos!

www.saboresdalica.blgospot.com

ameixa seca disse...

Incríveis mesmo :)
Adorava provar macadâmia... ainda não consegui encontrar aqui.

Letrícia disse...

Marizé, obrigada! Um dia hei de fazer bolachinhas tão lindas quanto as suas :-)

Mari, quero ver os seus cookies! Eu não resisto a uma receita de biscoito, tenho um monte guardada :-D

Núbia, o cortador que usei, especificamente, ganhei de uma amiga que mora nos EUA. Mas o Rei das Embalagens (513 Sul) costuma ter muitos modelos de cortadores. Vale a pena passar lá!

Ô, Eliana, obrigada pelas palavras doces! :-)

Ameixa, aqui elas não são muito comuns, mas descobri que perto de onde a minha sogra mora, há uma fazenda que produz macadâmias. Agora ficou mais fácil conseguir!

Beijos, queridas!

Magia na Cozinha disse...

Letrícia ficaram super bonitinhos e parecem delicioso!
Se vc não tem jeito, imagina se tivesse!
Boa sorte!
Bjs :)

Erica Yamamoto Ferreira disse...

Adoro macadâmia... Me pareceu bem prática esta receita.

Beijos.

Glau disse...

Letricia...menina, que receita boa! adoro macadâmia!

Seus biscoitos ficaram lindos demais!

Bjos, Glau

Letrícia disse...

Obrigada, Cláudia! Mas jeito, eu não tenho, mesmo. Tenho persistência ;-)

Erica, o preparo da massa é muito tranqüilo se você tem um multiprocessador. Já a parte de abrir a massa e cortá-la é mais chatinha por causa da necessidade de resfriá-la o tempo todo, já que ela é meio mole.

Ô, Glau, obrigada! Eu também adoro macadâmias... na verdade, com exceção das nozes (desde pequena implico com elas), acho que eu gosto de todas as castanhas!

Beijos, meninas!

Laurinha disse...

Imagine se você 'tivesse habilidade'!!! Ficaram lindos!
Adoro macadâmias... tenhos umas no congelador há séculos, aguardando 'a' receita... acho que achei!

Beijinhos

Andrea Dohashi disse...

Letrícia que lindos ficaram seus biscoitos!
Dá vontade de comer um,um não vários! rs
beijos

Patricia Scarpin disse...

Lê, que lindinhos! Adorei o formato de coração, tão delicado.

Téia disse...

Vizinha Lê, lindos, lindos, manda uns aqui para mim? Ó, a receita está estupenda, a idéia de trocar as amêndoas por macadâmia fez a receita sair, ainda mais,do lugar comum. Ótima participação e boa sorte. Bj grande querida.

Letrícia disse...

Laurinha, você diz isso porque não me vê em ação ;-) Pense numa pessoa que briga com a massa de biscoito!

Andrea, eu inventei de comer 'só um para experimentar' e, quando dei por mim, já estava no terceiro!

Pat, esse coração é fofo, mesmo. Ainda do presente do amigo oculto do ano passado!

Téia, vizinha linda, obrigada pelos elogios! Bem que eu queria mandar, mas não sobrou nadinha. A moça que ganhou os biscoitos 'esganou' e comeu tudo sozinha, numa sentada :-P

Beijos, queridas!

Gina disse...

Letrícia,
Seus biscoitinhos ficaram lindos. E macadâmia é um ingrediente que preciso usar urgentemente em alguma receita. Quem sabe não sejam esses biscoitos um bom pretexto para usá-la?
Bjs.

Mundo de Alice disse...

Que corações lindos!!!
adorei esta receita
com macadâmia deve ter ficado maravilhoso!!
bjs

Nysa disse...

os coracoes ficaram lindos - adorei a receita. estás aprovada para fazer mais e mais biscoitos hehehehe

Flavinha disse...

Não conheço macadâmias... Mas os biscoitinhos estão lindos! Se eu não as descobrir vou fazer com as amendoas, assim como fez a Marizé!

Beijocas

Agdah disse...

Essas macadâmias estão muito populares por aqui. Dizem que estão cheias de omega 3.

Letrícia disse...

Gina, vale a pena tentar, os biscoitinhos ficam muito gostosos.

Alice, obrigada! Fica muito bom, mesmo!

Nysa, obrigada :-)

Flavinha, as macadâmias ainda não são muito comuns aqui no Brasil... eu fiquei encantada em saber que temos produção nacional delas. Quem sabe assim apareçam mais nas gôndolas dos supermercados?

Agdá, nem sabia dessa propriedade da macadâmia. Eu só a achava gostosa ;-)

Beijos, meninas!

Luciana Macêdo disse...

Amiga, cozinha vizinha é bom não só para trocar receitas mas também de endereços interessantes. Comprei macadâmia no Mercado Municipal, estavam ótimas, já achei também na Feira do Guará. Vou dar um pulinho lá, quem sabe não compro novamente para fazer esetes biscoitinhos.
Ah...outra coisa que encontrei no Mercado Municipal foi Água de Rosas e de Flor de Laranjeira.
Bjs!

Simone Izumi disse...

le, fala sério!!!está perfeito,meigo, perfumado e deliciosos!!! A minha mente insana é tão fértil que já sinto o gosto do biscoito em minha boca...adoro macadamias!!!!!!!
bjosss

Letrícia disse...

Oba, Lu, que dicas ótimas! Sempre morri de vontade de ter essas águas e nunca soube onde comprar! Obrigada!!!

Ô, Si, obrigada! Mente insana por mente insana, até agora estou pensando naqueles cookies com paçoca e dadinho que você fez. Idéia fixa...

Beijos, queridas!

pipoka disse...

Então são boas para fazer aqui deste lado do hemisfério, pois está fazendo friozinho!

bjs

Letrícia disse...

Pipoka, creio que sim! Aqui definitivamente não tem sido um bom lugar para fazer biscoitos, está quente demais!

Beijos!

Valentina disse...

Que lindos. amo este formato de coração.

Letrícia disse...

Valentina, esse formato é, mesmo, uma graça!
Beijos!

Printfriendly