Brownie da Rita Lobo

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Minha irmã me presenteou com um livro da Rita Lobo, “Cozinha de Estar”, e eu o levei para uma viagem curtinha que fiz com o hômi. Grande erro – fiquei na maior fissura de cozinhar e só reencontraria meu fogão em uma semana.

Mas assim que chegamos, resolvi: testaria uma receita do livro na primeira oportunidade que tivesse. A ocasião foi um almoço para a minha sogra, que estava na cidade passando uns dias. E a receita testada foi brownie.

Ficou delicioso. Daqueles que dá medo de ter em casa, porque só se pára de comer quando (todo) o fundo da assadeira aparece. Precisei fazer algumas adaptações: a receita original pedia nozes e passas, que o hômi detesta. Para não deixar o brownie tão simplesinho, resolvi enterrar quadradinhos de chocolate amargo na massa assim que ele saiu do forno. É de comer rezando.

Brownie com sorvete

Receita adaptada de Cozinha de Estar, da Rita Lobo.


Ingredientes:


200g de manteiga
200g de chocolate meio amargo picado (usei um com quase 70% de cacau)
3 ovos
1 ½ xícara de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó (cheia)
*50g de chocolate amargo ou meio amargo em pedacinhos para enterrar no brownie quente (opcional, mas altamente recomendado)

Modo de preparo:


Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe-a com farinha de trigo.

Derreta o chocolate meio amargo picado com a manteiga numa panela em fogo bem baixo, mexendo sem parar. Assim que derreter, transfira para uma tigela grande.

Bata os ovos com o açúcar na batedeira até que a mistura fique esbranquiçada. Com uma colher de pau, misture os ovos abatidos e o chocolate derretido.

Em uma outra tigela, peneire juntos a farinha e o fermento. Adicione-os aos poucos à mistura de ovos e chocolate, mexendo delicadamente para incorporar tudo.

Despeje a massa na assadeira (ela é densa, por isso, sinta-se à vontade para espalhá-la melhor usando uma colher). Leve ao forno e asse por 30 minutos.

Retire o brownie do forno (não se assuste com o aspecto úmido). Enterre nele ainda quente os pedacinhos de chocolate. Sirva morno, com sorvete de creme.

Considerações finais:

- Sempre li que brownie não leva fermento. Bom, essa receita leva um tiquinho. Como esse é meu primeiro brownie, não sei nem dizer se faz diferença ou não ter essa colherzinha de fermento. Vou testar outras receitas para descobrir.
- A Rita Lobo é um espetáculo. Linda, viajada, talentosa e amigona das panelas. Se eu fosse criança, ia querer ser que nem ela quando crescesse. Mas agora é tarde :-P

9 comentários:

Mari Azevedo disse...

Eu amo brownies!! São deliciosos morninhos, acompanhados com uma bela bolinha de sorvete de creme, como este que vc fez.. a foto tá linda, querida.
Super beijo!!

ameixa seca disse...

Eu quero um quadradinho de brownie para provar :) Tem um aspecto delicioso!!
Bom fim de semana ;)

Glau disse...

Eu amo brownies... eu tbém fico na fissura pra cozinhar... se eu for viajar, prefiro nem levar os livros pq ai eu não me aguento :)

bjos, glau

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Letrícia o que posso dizer simplesmente divino.Beijinhos

Ziza disse...

Acho (ainda não decidi) que gosto mais de brownie que de bolo.
Vou ter que experimentar um de cada (de novo) até ter certeza...

Vivian disse...

eu adoooooooro brunies. E vou ter que rezar e fazer esse seu !!!
rs
bom fds
bj

Alcina disse...

E eu que nunca comi browni!! :-(
Mas tenho visto tantas receitas por aqui que um dia destes tenho que experimentar, mas.... tanta manteiga!!!!
Este está lindo.
Bjs :-)

Laurinha disse...

Também já fiz (e publiquei) esta delícia deliciosa! :DDD
Bompurdimais!
A sua foto ficou apetitosíssima!!!!!!!!!!! Fiquei com vontade :(

Re fermento e brownies... há muitas receitas/texturas... os fudgies, os mais sequinhos, os mais crocantes, os com choco em pó, com nuts, com... até os sem farinha...

Só nos resta experimentar um por um, que tal? :DD

Beijinhos

Letrícia disse...

Mari, tenho que confessar que eu não tinha muita familiaridade com brownie, não. Mas, depois desse, já aderi ao fã-clube!

Ameixa, seu quadradinho já está guardado! ;-)

Glau, eu devia ter imaginado que isso ia acontecer... fiquei tão saudosa de uma panelinha que já estava pensando em invadir a cozinha do hotel.

Isabel, obrigada :-)

Ziza, é uma escolha difícil, mesmo! Eu vou ter que provar muitos brownies e bolos até decidir ;-)

Vivian, faça, sim, é tão fácil e gostoso!

Alcina, também me preocupa esse tantão de manteiga. O brownie é delicioso, mas me deixou com uma ponta de sentimento de culpa.

Laurinha, ótima idéia! Estou querendo, mesmo, testar outras receitas de brownie. Já sapeei no seu cantinho e vi que tem um monte delas lá. Me aguarde ;-)

Printfriendly