Fogaça de azeitonas

domingo, 19 de outubro de 2008

Essa receita saiu de um livro lindo, português, chamado “Pães, pãezinhos e bolinhos”. Imagino que a fogaça seja uma parenta da focaccia italiana e da fougasse francesa. De qualquer forma, é um pão muito gostoso e que merece um repeteco aqui em casa. Ah, com uma ressalva: tem que ter mais azeitonas (reivindicação do hômi, que é louco por azeitonas).

Fogaça de azeitonas

Receita extraída de “Pães, pãezinhos e bolinhos”, da coleção Guias Verbo de Culinária.


Ingredientes:


450g de farinha de trigo (pode ser que você não use tudo isso – eu devo ter usado no máximo 400g)
5g de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite

Para cobrir:

10-12 azeitonas verdes descaroçadas (drene bem as azeitonas – depois de tirá-las do vidro, deixe que elas escorram uns 15 minutos dentro de uma peneira)
Sal grosso (se usar o de churrasco, quebreoe em pedaços menores)
Folhinhas de alecrim (opcional)

Modo de preparo:


Numa vasilha grande, deite a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e misture-os bem. Faça uma cova no meio deles e despeje ali 250ml de água morna e 1 colher (sopa) de azeite. Misture até que a massa comece a se formar. Transfira-a para a sua superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove até que ela fique lisa e elástica.

Forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela grande, coberta com filme plástico. Deixe assim até que a massa dobre de volume.

Feito isso, devolva a massa para a superfície de trabalho e sove novamente por 3 a 4 minutos.

Unte uma forma redonda (eu usei uma média retangular) com 1 colher (sopa) de azeite. Coloque a massa na forma e pressione-a com a ponta dos dedos, espalhando-a até deixá-la com uma espessura de uns 2cm. Para adiantar o processo, você pode abrir um pouco a massa com um rolo antes de colocá-la na assadeira. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos – aproveite e coloque o forno para aquecer a 200ºC.

Antes de levar a fogaça ao forno, faça pequenas covas com a ponta dos dedos em toda a superfície da massa. Pincele com o azeite restante. Distribua as azeitonas pela fogaça, calcando-as. Polvilhe com sal grosso. Se quiser, finque as folhinhas de alecrim pela superfície da fogaça (onde não houver buraco nem azeitona ;-)).

Asse por 30 minutos ou até que a fogaça fique dourada. Deixe esfriar um pouco sobre uma grade antes de comer.

Aqui em casa, nós cortamos a fogaça em quadradinhos e servimos ao lado de um prato fundo com uma mistura de azeite, vinagre balsâmico, pimenta rosa e alecrim. Assim, quem quisesse podia passar o pedaço de fogaça nesse ‘molho’ antes de comer.

Fogaça de azeitonas

17 comentários:

Mari Azevedo disse...

Lê, essa sua fogaça parece deliciosa demais da conta!! Sabe que eu tenho um pouco de receio de fazer pães em casa? Já fiz alguns (bem poucos), mas apenas um deu certo... fico com tanta aflição da massa grudando nas minhas mãos e na bancada, que acabo nao me controlando e pondo mais farinha do que o necessário... o pão fica duro, e nao dá pra comer.. =[
Mas tenho q perder esse medo, e tanta coisa linda q tenho visto aqui como essa sua fogaça, está me dando bastante coragem.
Beijos flor, otimo domingo!

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Adorei essa fogaça :)))Está demais.Beijinhos

Nana disse...

A sua receita lembra muito a Italiana.
Adoro Focaccia, comer quentinha e com um chá ai ai
Ficou linda sua Fogaça!
Bjs

ameixa seca disse...

Letrícia, "passar o pedaço de fogaça nesse ‘molho’ antes de comer"... uau!!! Eu quero um quadradinho desses com molho :) Ficou muito bonita essa fogaça!

dolores disse...

Ola, a fogaça eu conheço como Fugaza, e ela pode ser recheada com queijo mantecoso, cebola em rodelas e azeitonas verdes sem carozo, fazendo varias capas, intercalando com o recheio, termina ocm uma capa de cebola. fica uma delicia, receita que aprendi com a minha avo, que é de familia italiana. tambem fica bom com anchovas, tomate seco, alecrim, mmmmmmmmmm

Glau disse...

Menina, sou como seu homi, adoro e sou viciada em azeitonas... Se deixar como todas que vem na pizza!

Bjokas, Glau

Laurinha disse...

Adoro pães com azeitonas e flat bread assim como esse fica uma delícia!
Há tempos que não faço um... fiquei com vontade!
E ficou lindo, a última foto deninciou que ficou bem macio!
Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Lê, eu adoro fazer pães e já fiz focaccia uma vez. Só que a sua versão com azeitonas está me tentando a fazer de novo!

Eliana Scaramal disse...

Ficou linda, linda!! E com azeitonas vai ser sucesso aqui em casa!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Silvia Arruda disse...

Nossa, sua fogaça ficou linda!! Parecem fotos retiradas de livros de culinária!! Parabéns!

Letrícia disse...

Mari, fazer pão é questão de prática. No começo, eu vivia levando rasteira dos pães. De vez em quando, algum me tapeia, mas já é bem menos comum :-)

Isabel, obrigada! :-)

Nana, eu ainda quero ver se faço uma receita italiana para ver se há diferença da que eu fiz agora...

Ameixa, esse molho é bobinho, mas combina perfeitamente com a fogaça :-)

Dolores, fiquei com água na boca só de imaginar! Quero a receita!

Glau, eu já me acostumei a perder todas as minhas azeitonas para ele... ;-)

Laurinha, ficou macio, mesmo! Tão bom...

Pat, eu me lembro bem da sua focaccia! Foi por causa dela que eu resolvi testar essa receita :-)

Eliana, capriche nas azeitonas, se você tem fãs delas como aqui em casa :-)

Ô, Silvia, obrigada pelas palavras gentis... as fotos ficariam melhores se tivessem sido tiradas durante o dia, mas fiz a fogaça no fim da tarde...

Beijos, queridas!

Anny disse...

Letricia:
Que maravilha a sua fogaça. Bem que podia ser feita com a mistura especial, né?
Obrigada pela visita e pelo endereço.
Não é enxerimento, é um favor. Valeu!
Seja sempre bem vinda. Favoritei seu blog.

Téia disse...

Lê, vizinha, quu linda esta fogaça, aff, já estou imaginando ela com azeite temperado e um bom espumante. Amei. Ó, tô feliz de te ver por aqui sempre, mantenha a frenquência porque as fãs sofrem com sua ausência. Tipo, euzinha. Rsss. Bj querida.

lunalestrie disse...

Ideal pra mim, que adoro focaccias e adoro azeitonas! :D

Letrícia disse...

Anny, bem-vinda! Vale a pena visitar também o Delishville e pesquisar por gluten-free, há muitas receitas legais!

Téia, vizinha querida, obrigada pelos elogios. Também sou fã de carteirinha sua - o seu alto astral sai da tela do computador e atinge a gente em cheio! :-D

Luna, então vale a pena seguir a dica de reforçar a dose de azeitonas na sua fogaça ;-)

Beijos, meninas!

dolores disse...

Letricia, e é de dar agua na boca de pensar na
'Fugaza rellena de la abuela".
vc sabe que receita de avo nao se da completa ne, mas é assim, vc faz essa mesma massa de pizza, dividi ela em 3 ou 4 partes. a primeira tem que ser um pouco maior que as outras, porque vc vai ter q forrar uma forma de bordes altos, 4/5cm. estira a massa, ai vai colocando o recheio alternando com as capas de masa, e terminando com uma de masa, o recheio é queijo "mantecoso"(esse queijo tem na argentina, ela nao usaba muzzarela) ou muzzarella, 1 kg, cebola 1/5kg, cortada en rodelas bem finas, e tem que dar uma fritadinha mas sem dourar, oregano, pimenta, sal, azeitonas verdes a gosto sem carozo cortadas em tirinhas. vai alternando recheio com a massa ate terminar com uma capa de masa e cobrir com cebola em rodelas, estas ultmas podem ser cruas, e oregano.
deixar descanzar uns 30min. e depois cozinha no forno medio.
ela dizia que tambem pode colocar anchovas, tirando o sal, ou tomates secos, ou o que tiver na geladeira que vc goste!! ela fazia uma coisa na hora que tiraba do forno, molhaba a massa com as maos molhadas, para que nao ficase tao dura, e esperaba uns 30' para cortar. faz ai que quero ver as fotos! eu fiz o outro dia mas esqueci de tirar.

Letrícia disse...

Dolores, que delícia! Assim que tiver uma chance, vou fazer, mesmo! Muito obrigada pela receita!

Um beijão!

Printfriendly